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O Nordeste do Brasil Fonte: 1-IBGE(Censoo 2010 e PNAD 2009)

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2 O Nordeste do Brasil Fonte: 1-IBGE(Censoo 2010 e PNAD 2009)

3 Números Globais Posição: julho/ Disponibilidades do FNE, Títulos do Proagro e Provisões para Passivos Contingentes 2 Saldo contábil publicado, líquido de provisões e de rendas a apropriar Valores em R$ milhões Patrimônio Líquido do BNB:2.306 Operações de Crédito 2 : Banco: FNE: Ativos Administrados: Banco: FNE: Ajustes de Consolidação 1 : (5.566)

4 BNB - Segmentação de Clientes Grande Médio Pequeno MICROEMPRESA EMPREENDEDOR URBANO EMPREENDEDOR RURAL FORMAL SERVIÇO INDÚSTRIA COMÉRCIO ATIVIDADES LEGALIZADAS INFORMAL AGROPECUÁRIA E AGROINDÚSTRIA CREDIAMIGO AGROAMIGO Pirâmide dos Empreendedores (Formais ou Informais)

5 Qual o tamanho e como se comporta o Mercado Informal?

6 Visitas: 1997 Bolívia: Banco Sol Brasil: Porto Sol Chile: Banco do Estado do Chile Peru: Mibanco Indonésia: Banco Rakyat Indonesia Pesquisa de Mercado: 1997 Piloto: 1997 (Fortaleza, Itabuna, Recife, São Luís, Aracaju) Lançamento oficial do Programa: Abril/1998 Breve Histórico Programa Crediamigo

7 Histórico do Crediamigo Visitas - Projeto Piloto cinco unidades Acordo Empréstimo Banco Mundial e abertura de 35 unidades Redução taxa de juros Parceira com INEC Criação do Ambiente de Microfinanças Redução taxa de juros Parceira com INEC Criação do Ambiente de Microfinanças Lançamento Crediamigo Comunidade Redução das Taxas de Juros e Orientação Empresarial Prêmio de Excelência em Microfinanças (BID) Redução Taxa de Juros Expansão para o Rio de Janeiro Redução Taxa de Juros Expansão para o Rio de Janeiro Primeiro lugar no ranking da revista Microfinanzas Américas:Las 100 mejores e lançamento da nova marca do Crediamigo Plano Brasil sem Miséria Crediamigo – Referência para o CRESCER Plano Brasil sem Miséria Crediamigo – Referência para o CRESCER

8 ELEVAÇÃO DA RENDA PER CAPITA AUMENTO DAS CONDIÇÕES DE BEM-ESTAR ELEVAÇÃO DA RENDA PER CAPITA AUMENTO DAS CONDIÇÕES DE BEM-ESTAR Eixo Garantia de Renda Aumento das capacidades e oportunidades MAPA DA POBREZA: 16,2 MILHÕES MAPA DA POBREZA: 16,2 MILHÕES Eixos de Atuação Plano Brasil Sem Miséria Eixo Acesso a Serviços Públicos Eixo Inclusão Produtiva

9 Sinergia com os Programas do Governo Federal Crediamigo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado(PNMPO) Crescer-Programa Nacional de Microcrédito Bolsa Família

10 Municípios: Agências: 173 Postos: 183 Municípios: Agências: 173 Postos: 183 Ambiente: 42 Gerências: 16 Agências: Administrativos:980 Coordenadores:438 Créditos: Ass.Gerências: 51 Ass. RH: 13 Ass. Aux. RH: 13 INEC(Sede): 73 VivaCred(Sede): 08 Ambiente: 42 Gerências: 16 Agências: Administrativos:980 Coordenadores:438 Créditos: Ass.Gerências: 51 Ass. RH: 13 Ass. Aux. RH: 13 INEC(Sede): 73 VivaCred(Sede): 08 Pontos de Atendimento Equipes: Estrutura do Crediamigo

11 Parceiros Operacionais

12 Assessor de Microcrédito Perfil Papel Valorizar o Esforço Humano Ter Credibilidade e Idoneidade Moral Comportamento Empreendedor Excelente Relação Interpessoal Facilidade de Comunicação Dinamismo Postura Ética Divulgar o Programa/Instituição Realizar reuniões de informações ao público-alvo Mobilizar os clientes e a comunidade com vistas a obter apoio nas atividades Realizar visitas de levantamento sócio-econômico Realizar análise de crédito Acompanhamento permanente de sua carteira de crédito Manter sua carteira com taxas de atraso e inadimplência baixas

13 Acompanhamentos programados e sistemáticos Prazos curtos e sem carência Pequenos Empréstimos Seqüenciais e Graduais (aumento de valor de acordo com o desenvolvimento do negócio) Sanções sociais Disponibilização de controles administrativos (caderneta do negócio) Cobrança preventiva Educação Financeira

14 Comprovamos empiricamente que o nível educacional é fator decisivo para o crescimento da renda familiar e sustentação dos negócios Orientação Empresarial e Ambiental Está integrada as atividades do Assessor de Crédito, com planejamento mensal (Agenda); É iniciada com os clientes desde o primeiro ciclo; É realizada nas visitas programadas e sistemáticas; Acompanhamento Mensal pelo Coordenador da Unidade; Contribui para o retorno do crédito e retenção; Favorece a expansão saudável do microempreendimento; O aprendizado resulta em melhor gestão dos recursos da família.

15 Processo de Crédito Acompanhamento do Crédito Orientação Empresarial / Educação Financeira Renovação do Crédito Gestão Operacional Abertura dos Trabalhos Captação de Clientes (Promoção e Informação) Análise e Concessão de Crédito Acompanhamento do Crédito Orientação Empresarial / Educação Financeira Renovação do Crédito Gestão Operacional

16 Capital de Giro Investimento Fixo Crediamigo Comunidade (Village Bank) Conta Corrente (Normal e Simplificada) Seguro Vida Seguro Prestamista Orientação Empresarial e Ambiental Produtos / Serviços ofertados pelo Programa Crediamigo

17 Crediamigo Comunidade Produto Microfinanceiro do Crediamigo - BNB que atua na formação de bancos comunitários, com a participação de 15 a 30 pessoas, que tenham ou queiram iniciar uma atividade produtiva e morem na mesma comunidade.

18 Crediamigo Comunidade Características Empoderamento da comunidade Transferência de poderes para o Grupo na concessão e acompanhamento do cr é dito Forma ç ão da Poupan ç a Capacita ç ão sistem á tica do grupo (reuniões de consolida ç ão) Forte Simbolismo e Formalidade Bancos de 15 a 30 pessoas

19 Condições do Crédito Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes Capital de Giro e Investimento Grupos de 15 a 30 integrantes Capital de Giro e Investimento Grupos de 15 a 30 integrantes R$ 100,00 a R$ 2.000,00 R$ 100,00 a R$ 2.000,00 Entre 4 e 12 meses Entre 4 e 12 meses Entre 4 e 12 meses Entre 4 e 12 meses Finalidade/Garantia Valores Encargos Prazo Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes Capital de Giro Individual / Coobrigado Capital de Giro Individual / Coobrigado Taxa de juros de 1,20% ao mês + TAC de 3% Taxa de juros de 1,20% ao mês + TAC de 3% Entre 1 e 12 meses Entre 1 e 12 meses R$ 2.100,00 a R$ ,00 R$ 2.100,00 a R$ ,00 Investimento Fixo Individual / Coobrigado Investimento Fixo Individual / Coobrigado Até 36 meses R$ 300,00 a R$ 8.000,00 R$ 300,00 a R$ 8.000,00 Taxa de juros de 0,64% ao mês + TAC de 1% Taxa de juros de 0,64% ao mês + TAC de 1% CREDIAMIGO CRESCER R$ 100,00 a R$ 1.100,00 R$ 100,00 a R$ 1.100,00 PRODUTOS COMPLEMENTARES

20 Perfil de Clientes – 31/12/2010 Setor de Atividade Renda Familiar Idade Escolaridade

21 Resultados – 30/09/2011 *Valores mensais atualizados pelo IGP-DI (1998-Set2011) Empréstimos no Ano – Set/2011 Empréstimos Acumulados – Set/2011 Carteira – Set/2011 % Inadimplência Programa A partir de um dia (*) * 1 a 90 dias de atraso sobre a carteira ativa até 90 dias Gênero Nº Clientes: Valor: R$ 892 milhões Valor médio:R$ 920,92 Nº Empréstimos: Valor Aplicado: R$ 2 Bilhões Valor médio: R$ 1.269,08 Nº Empréstimos: Valores Desembolsados: R$ 12,8 bilhões* Qtde. Clientes Atendidos:

22 Quantidade acumulada de operações Valores desembolsados acumulados (R$ milhões) Quantidade de operações no ano Valores desembolsados no ano (R$ milhões) Contratações – 30/09/2011

23 Contratações Comunidade – 30/09/2011 Quantidade acumulada de operações Valores desembolsados acumulados (R$ mil) Quantidade de operações no ano Valores desembolsados no ano (R$ mil)

24 Resultados Qualitativos – Conclusões da Pesquisa da FGV em 2008 Saíram da linha de Pobreza dos Rendimentos do Consumo - O acesso ao crédito na região Nordeste foi bem superior a do restante do país Nota: dados de 1998 a 2008

25 Missão Contribuir para o desenvolvimento do setor microempresarial mediante a oferta de serviços financeiros e de orientação empresarial, de forma sustentável, oportuna e de fácil acesso, assegurando novas oportunidades de ocupação e renda no Brasil. Visão Ser referência local e global no mercado de Microfinanças, pela dimensão, impacto social e qualidade no atendimento das necessidades dos empreendedores brasileiros Valores ConfiançaÉticaInovaçãoResponsabilidade SocialSuperaçãoTransparênciaUnião Plano Estratégico - Crediamigo

26 Revista Microfinanzas – Américas As 20 Maiores (Carteira)

27 Reconhecimento Internacional : Revista Microfinanzas – Américas

28 Prêmio BID Excelência em Microfinanças América Latina 2008 Reconhecimento Internacional Entre as 05 Finalistas em 2009 e 2010

29 Crediamigo Crescer 2011 (Out – Dez) Metas Globais Clientes Ativos Quantidade de Operações Valores Desembolsados (R$ Mil) Metas de Atendimento a Beneficiários do Programa Bolsa Família Clientes Ativos Quantidade de Operações Valores Desembolsados (R$ Mil) Participação no Plano Brasil Sem Miséria Metas do Crediamigo Crescer

30 Parcerias Estratégicas Prefeituras Municipais

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32 MARCELO Azevedo Teixeira Nossos Agradecimentos! Nossos Agradecimentos! Banco do Nordeste do Brasil S/A Ambiente de Microfinança Urbana Av. Pedro Ramalho, 5700 – Bl. A-2 Superior Fortaleza-CE - Fone: (55 085) Cliente Consulta | Ouvidoria Banco do Nordeste do Brasil S/A Ambiente de Microfinança Urbana Av. Pedro Ramalho, 5700 – Bl. A-2 Superior Fortaleza-CE - Fone: (55 085) Cliente Consulta | Ouvidoria


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