A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Dizem violentas águas dos rios que tudo arrastam mas não dizem violentas as margens que as oprimem". (Bertold Brecht) Colégio Estadual Nilo Peçanha IntroduçãoProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditoTarefa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Dizem violentas águas dos rios que tudo arrastam mas não dizem violentas as margens que as oprimem". (Bertold Brecht) Colégio Estadual Nilo Peçanha IntroduçãoProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditoTarefa."— Transcrição da apresentação:

1 "Dizem violentas águas dos rios que tudo arrastam mas não dizem violentas as margens que as oprimem". (Bertold Brecht) Colégio Estadual Nilo Peçanha IntroduçãoProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditoTarefa

2 Introdução Um dos maiores problemas do Brasil na atualidade é a intensa presença do latifúndio. A população expulsa do campo está cada vez mais se amontoando nas periferias das grandes cidades e vivendo em condições de grande miséria. Por que isso acontece? Qual a origem desse problema? Por que nada é feito para resolvê-lo? InícioTarefaProcesso RecursoAvaliaçãoConclusãoCrédito

3 Para compreender como essa realidade foi construída através da história, iremos realizar duas tarefas: 1ª Tarefa: elaborar uma linha do tempo mostrando a evolução do processo de concentração fundiária no Brasil. 2ª Tarefa: realizar um júri simulado sobre o latifúndio que terá seu resultado publicado na internet. Tarefa Início ProcessoIntroduçãoRecurso AvaliaçãoConclusãoCrédito

4 Processo 1ª Tarefa 1º passo – a turma será dividida em 6 grupos. 2º passo - cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos períodos históricos abaixo: a) período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil (antes de 1500); b) período colonial (1500 – 1822); c) período imperial (1822 – 1889); d) período de 1889 a 1964; e) período da ditadura militar (1964 – 1985); f) a partir de 1986; 3º passo - cada grupo selecionará os fatos mais relevantes do período pesquisado. 4º passo – em sala de aula, os grupos reunirão todos os dados levantados e, coletivamente, elaborarão uma linha do tempo.

5 2ª Tarefa 1º passo – um aluno será escolhido para ser o juiz, sua função será coordenar o processo de julgamento. 2º passo – cinco alunos serão escolhidos para formar o grupo de defesa; sua função será apresentar argumentos que comprovem o valor do latifúndio para a economia e a sociedade brasileira; um integrante do grupo será o porta-voz do grupo no debate com o grupo de acusação e outro será o relator. 3º passo - cinco alunos serão escolhidos para formar o grupo de acusação; sua função será apresentar argumentos que comprovem a ação nociva do latifúndio para a economia e a sociedade brasileira; um integrante do grupo será o porta-voz do grupo no debate com o grupo de defesa e outro será o relator. 4º passo - cinco alunos serão escolhidos para serem os relatores; sua função será elaborar um relatório de todo o processo até o resultado final. 5º passo – os outros alunos da turma serão os jurados; sua função será absolver ou condenar o réu com base nos argumentos e provas apresentados. 6º passo – será realizado o julgamento propriamente dito. 7º passo – depois de apresentados os argumentos da defesa e da acusação, os jurados se reunirão em grupos e terão de cinco a dez minutos para chegar a uma decisão. 8º passo – o resultado do julgamento e o relatório final serão publicados na internet. InícioIntroduçãoTarefaRecursoAvaliaçãoConclusãoCrédito

6 Para coletar dados para a elaboração da linha do tempo, consulte também os sites abaixo: a_no_governo_Jango.asp https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L4504.htm https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm Recursos

7 TarefaProcessoAvaliaçãoConclusãoCréditoInícioIntrodução Para conseguir informações sobre latifúndios, reforma agrária no Brasil e conflitos pela terra, pesquise nos sites abaixo: https://www.planalto.gov.br/publi_04/COLECAO/REFAGR3.HTM

8 Linha do Tempo Ruim 1 Regular 2 Bom 3 Excelente 4 Visual da Linha do Tempo Nenhuma figura. Pouca descrição. Poucas figuras. Descrições muito concisas. Algumas figuras. Descrições adequadas e texto bem distribuído. Várias figuras. Textos bem explicativos e manchetes adequadas. Organização e desempenho do grupo Problemas de relacionamento e distribuição de tarefas. Alguns problemas de relacionamento e na distribuição de tarefas. Bom relacionamento e distribuição de tarefas. Excelente relacionamento e tarefas bem distribuídas. Produção do texto Muitos erros ortográficos e gramaticais. Idéias sem seqüência lógica. Alguns erros e idéias com pouca seqüência. Poucos erros. Idéias com boa seqüência. Sem erros. Idéias com seqüência lógica. ElaboraçãoSem detalhes. Pouco cuidado na construção. Poucos detalhes. Algum cuidado na construção. Muitos detalhes. Bem construído. Riqueza de detalhes.Muito cuidado na construção. Avaliação

9 Julgamento Ruim 1 Regular 2 Bom 3 Excelente 4 Expressão oral e vocabulário específico Tom de voz baixo. Dificuldade em se expressar. Tom de voz regular. Alguma dificuldade em se expressar. Tom de voz adequado. Os argumentos não foram bem colocados. Tom de voz adequado. Argumentos claros e convincentes. Abordagem do tema Pouco conhecimento do assunto. Boa colocação. Conhecimento razoável do assunto. Bem colocado. Apenas relatou os fatos, sem apelo emocional. Bem colocado. Excelente apelo emocional e criatividade. ArgumentaçãoArgumentação insuficiente. Insegurança nos argumentos Argumentação razoável. Poucos argumentos Argumentação boa. Argumentos suficientes Argumentação excelente. Argumentos variados, convincentes Organização e desempenho do grupo Problemas de relacionamento e distribuição de tarefas. Alguns problemas de relacionamento e na distribuição de tarefas. Bom relacionamento e distribuição de tarefas. Excelente relacionamento e tarefas bem distribuídas. InícioIntroduçãoTarefaProcessoRecursoConclusãoCrédito

10 Depois de concluída a pesquisa e realizado o debate em sala, você terá argumentos para se posicionar de forma consciente e segura em relação à questão da terra no Brasil e suas ramificações sociais. Conclusão InícioIntroduçãoTarefaProcessoRecursoAvaliaçãoCrédito

11 Webquest elaborada por: Eusébio Abreu Nunes: Início IntroduçãoTarefa Processo RecursoAvaliaçãoConclusão


Carregar ppt ""Dizem violentas águas dos rios que tudo arrastam mas não dizem violentas as margens que as oprimem". (Bertold Brecht) Colégio Estadual Nilo Peçanha IntroduçãoProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditoTarefa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google