A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. Missão, Valores e Critérios de Análise Notação Financeira Transparência e Credibilidade nos Mercados Lisboa 8 de Novembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. Missão, Valores e Critérios de Análise Notação Financeira Transparência e Credibilidade nos Mercados Lisboa 8 de Novembro."— Transcrição da apresentação:

1 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. Missão, Valores e Critérios de Análise Notação Financeira Transparência e Credibilidade nos Mercados Lisboa 8 de Novembro de 2011 José Poças Esteves Debates Conferências

2 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. Agenda I.O ponto de partida II.O que é o Rating III.O que não é Rating IV.A segmentação e as tipologias de Rating V.A Concorrência e a Regulação VI.A conclusão Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados.2

3 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. O ponto de partida O actual Sistema Internacional de Notação de Risco de Crédito é desadequado A necessidade de reconfiguração Um Sistema de Crédito global exige um Sistema de Notação de Risco global, levando em consideração as especificidades locais. 3Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados.

4 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. O que é o Rating: definição O Rating é uma opinião fundamentada sobre a capacidade e vontade de uma entidade vir a cumprir de forma atempada e na íntegra as suas responsabilidades de crédito. 4Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados.

5 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. O que é o Rating: características 5Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados. EMITENTEEMITENTEINVESTIDORINVESTIDOR RatingRating Prospectiva Independente, neutral Fundamentada, acesso a informação confidencial Rigorosa, sistemática, contínua Atempada Transparente, reduz assimetrias Opinião

6 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. O que não é Rating: uma clarificação 6 Ratings vs Scorings Solicitados vs não Solicitados Conceitos diferentes Níveis de fundamentação diferentes Níveis de reconhecimento diferentes Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados.

7 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. A Segmentação e as Tipologias de Rating Empresariais Soberanos Produtos Estruturados Serviços e abordagens diferentes Níveis de experiência diferentes Resultados diferentes 7Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados.

8 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. A Concorrência e a Regulação EUA: - A formação do Oligopólio Europa: - As insuficiências na Regulação - A atitude dos Protagonistas Institucionais - A nova Autoridade e o novo Sistema de Regulação Registo e Supervisão Equivalência, Certificação e Endosso Metodologias, Conflitos de Interesse e Concorrência 8Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados.

9 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. A Concorrência e a Regulação: uma comparação EUA-Europa 9 Taxas de Incumprimento Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados. EUAEuropa

10 COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. A conclusão Uma economia global, com um Sistema de Crédito global, exige um Sistema de Rating global com a consideração das especificidades locais A reconfiguração exige: –Uma maior e melhor Concorrência –Uma perspectiva verdadeiramente supra-nacional –Uma perspectiva simultaneamente global e local –Metodologias mais qualitativas e fundamentadas. Clarificação de conceitos –Um Sistema de Regulação (Equivalências) verdadeiramente global 10Notação Financeira. Transparência e Credibilidade nos Mercados.


Carregar ppt "COMPANHIA PORTUGUESA DE RATING, S.A. Missão, Valores e Critérios de Análise Notação Financeira Transparência e Credibilidade nos Mercados Lisboa 8 de Novembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google