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Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas um estudo da situação portuguesa - comparação com Espanha Helena Gonçalves

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Apresentação em tema: "Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas um estudo da situação portuguesa - comparação com Espanha Helena Gonçalves"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas um estudo da situação portuguesa - comparação com Espanha Helena Gonçalves Lisboa, 24 e 25 de Novembro de 2003 Responsabilidade Social e Globalização Empresas, ONG e Estado na era da Globalização

2 Agenda Introdução Introdução Objectivo do Estudo Objectivo do Estudo Amostra e procedimentos Amostra e procedimentos Áreas envolvidas Áreas envolvidas Resultados mais significativos Resultados mais significativos Algumas reflexões Algumas reflexões Limitações do Estudo Limitações do Estudo Olhares Finais Olhares Finais

3 Introdução Gestão Ética e Responsabilidade Social das Empresas um estudo da situação portuguesa – comparação com Espanha Autores: Arménio Rego José Manuel Moreira Claúdia Sarrico

4 Objectivo do estudo Expôr o estudo português Expôr o estudo português Réplica da situação espanhola Réplica da situação espanhola FORÉTICA FORÉTICA Informe Forética 2002, Situação em España Informe Forética 2002, Situação em España Desafio do Livro Verde Desafio do Livro Verde IBERÉTICA IBERÉTICA

5 Amostra e procedimentos tradução do questionário tradução do questionário Envio a dirigente máximo Envio a dirigente máximo 123 empresas (1500 empresas) 123 empresas (1500 empresas) 54% com <100 trabalhadores 54% com <100 trabalhadores 18.3% sexo feminino (33%) 18.3% sexo feminino (33%) 36.8% idade entre 36 a 45 anos 36.8% idade entre 36 a 45 anos sectores e áreas diversos sectores e áreas diversos

6 Presença e importância concedida aos Códigos de Conduta Presença e importância concedida aos Códigos de Conduta Relação da empresa com os stakeholders – partes interessadas Relação da empresa com os stakeholders – partes interessadas O Papel da União Europeia O Papel da União Europeia Razões para as empresas assumirem RSE Razões para as empresas assumirem RSE Métodos de avaliação da eficácia da RSE Métodos de avaliação da eficácia da RSE Áreas envolvidas

7 Códigos de Conduta

8 41.6% código de conduta (40.6%) 41.6% código de conduta (40.6%) 71.6% importante vir a tê-lo 71.6% importante vir a tê-lo 90.9% divulgar no interior 90.9% divulgar no interior 53.8% divulgar no exterior 53.8% divulgar no exterior 10% possui comité ética (14.2%) 10% possui comité ética (14.2%) 38.6% não consideram importante vir a ter comité ética 38.6% não consideram importante vir a ter comité ética

9 Stakeholders Clientes Clientes Fornecedores Fornecedores Colaboradores Colaboradores Envolvente social e ambiental Envolvente social e ambiental Investidores/accionistas Investidores/accionistas Concorrência Concorrência Entidades públicas Entidades públicas

10 Clientes 1 – Nada; 2 – Pouco; 3 – Muito; 4 - Completamente

11 Clientes Globalmente identificam necessidades do cliente, oferecem produtos e serviços que satisfazem essas necessidades Globalmente identificam necessidades do cliente, oferecem produtos e serviços que satisfazem essas necessidades 89.6% expandem compromissos com clientes (89%) 89.6% expandem compromissos com clientes (89%) Menos positiva política transparente de presentes / prendas Menos positiva política transparente de presentes / prendas

12 Fornecedores 1 – Nada; 2 – Pouco; 3 – Muito; 4 - Completamente

13 Fornecedores 3.4 Pagar em devido tempo, Confidencialidade da informação e evitam litígios. 3.4 Pagar em devido tempo, Confidencialidade da informação e evitam litígios. 2.9 Práticas comerciais e relativas ao Meio Ambiente 2.9 Práticas comerciais e relativas ao Meio Ambiente 2.5 Assegurar inexistência MO Infantil 2.5 Assegurar inexistência MO Infantil 2.9 c/ CC vs 2.2 s/ CC 2.9 c/ CC vs 2.2 s/ CC

14 Colaboradores (público em geral) 1 – Nada; 2 – Pouco; 3 – Muito; 4 - Completamente

15 Colaboradores (público em geral) 99% Seg. & Higiene (87.8%) 99% Seg. & Higiene (87.8%) 94.8%Contratação imparcial (80%) 94.8%Contratação imparcial (80%) 37.8% Assédio/discrim. (56.6%) 37.8% Assédio/discrim. (56.6%) Organizações com CC vs sem CC Organizações com CC vs sem CC H&S (3.6vs3.3) H&S (3.6vs3.3) Vias de diálogo (3.2vs2.8) Vias de diálogo (3.2vs2.8) Assédio/discriminação (2.6vs2.1) Assédio/discriminação (2.6vs2.1)

16 Envolvente social e ambiental

17 14% CC Publicidade (31.8%) 14% CC Publicidade (31.8%) 77.9% Empresa Ética, mesmo sem CC Publicitário (63.4%) 77.9% Empresa Ética, mesmo sem CC Publicitário (63.4%) 82.5% Meio ambiente integrado na tomada decisões (57.8%) 82.5% Meio ambiente integrado na tomada decisões (57.8%) 77.2% Planos Prevenção Meio Ambiente – projecto ou utilização (57.8%) 77.2% Planos Prevenção Meio Ambiente – projecto ou utilização (57.8%) 51% Apoio Org. Beneficiência (42.2%) 51% Apoio Org. Beneficiência (42.2%)

18 Investidores / accionistas 1 – Nada; 2 – Pouco; 3 – Muito; 4 – Completamente Entre parêntesis: desvios-padrão

19 Investidores / accionistas Globalmente desconhecimento de situações de conflito de interesses e mecanismo para evitar (1.4 e 2.3) Globalmente desconhecimento de situações de conflito de interesses e mecanismo para evitar (1.4 e 2.3) Moderada Informação quanto a auditorias / proc. judiciais bem como sistema de comunicação transparente (2.9 e 3.1) Moderada Informação quanto a auditorias / proc. judiciais bem como sistema de comunicação transparente (2.9 e 3.1) Empresas com >100 empregados Empresas com >100 empregados Mecanismos p/ evitar conflitos (2.7vs2.1) Mecanismos p/ evitar conflitos (2.7vs2.1) Informam qt a auditorias / proc.jud. (3.3vs2.5) Informam qt a auditorias / proc.jud. (3.3vs2.5) Sistema comunic. transparente (3.6vs2.7) Sistema comunic. transparente (3.6vs2.7)

20 Concorrência 1 – Nada; 2 – Pouco; 3 – Muito; 4 - Completamente

21 Concorrência 3.3 Globalmente as empresas são leais com a concorrência (3.4) 3.3 Globalmente as empresas são leais com a concorrência (3.4) 2.4 Não recebem tratamento recíproco (1.6) 2.4 Não recebem tratamento recíproco (1.6) 3.6 Genericamente evitam divulgar informação falsa 3.6 Genericamente evitam divulgar informação falsa 1 – Nada; 2 – Pouco; 3 – Muito; 4 - Completamente

22 Entidades públicas 1 – Nada; 2 – Pouco; 3 – Muito; 4 - Completamente

23 Entidades públicas 92.2% Cumprem obrigações que as EP exigem (88.7%) 92.2% Cumprem obrigações que as EP exigem (88.7%) 67% política transparente relativa a convites dirigidas a EP (56.8%) 67% política transparente relativa a convites dirigidas a EP (56.8%) 67.5% não utilização adequada dos recursos públicos para que se destinam (44%) 67.5% não utilização adequada dos recursos públicos para que se destinam (44%) 4.8 (média) Actuação ética EP (4.9) 4.8 (média) Actuação ética EP (4.9) 70% inquiridos nota <5 (escala 1-10) 70% inquiridos nota <5 (escala 1-10)

24 Papel da União Europeia

25 Acções mais urgentes Acções mais urgentes 35% fomento formação (31.3%) 35% fomento formação (31.3%) 25% Transparência e BP (20.5%) 25% Transparência e BP (20.5%) Maior Impacte Maior Impacte Campanhas de sensibilização e foruns Campanhas de sensibilização e foruns Globalmente mais enfatizadas Globalmente mais enfatizadas 71% Fomento de programas formação 71% Fomento de programas formação 65% Elaboração quadro europeu para promover Transparência e BP 65% Elaboração quadro europeu para promover Transparência e BP Atribuição de subsídios nem urgente nem importante a MP (7% e 8%) Atribuição de subsídios nem urgente nem importante a MP (7% e 8%)

26 Razões para assumirem RSE

27 56% É isso que se deve fazer (58%) 56% É isso que se deve fazer (58%) 65% mulheres vs 55% homens 65% mulheres vs 55% homens 35% É uma boa estratégia (15%) 35% É uma boa estratégia (15%) 1ª razão vs 2ª razão 1ª razão vs 2ª razão Valoram a atitude ética (65% / 25%) Valoram a atitude ética (65% / 25%) Idade superior 40 anos (65% / 49%) Idade superior 40 anos (65% / 49%)

28 Relatórios ambientais e sociais

29 Muito e muitíssimo importante Muito e muitíssimo importante 65% vs 14% 65% vs 14% Muitíssimo importante Muitíssimo importante 5% sem Código Conduta 5% sem Código Conduta 28% com Código Conduta 28% com Código Conduta 9% <100 trabalhadores 9% <100 trabalhadores 22% >100 trabalhadores 22% >100 trabalhadores Equivalente em Espanha Equivalente em Espanha

30 Valorização dividendos/lucros 34.2% accionistas valorizam excessivamente (19%) 34.2% accionistas valorizam excessivamente (19%) 47.4% accionistas não valorizam excessivamente 47.4% accionistas não valorizam excessivamente 18.4% não sabe ou não responde 18.4% não sabe ou não responde não há diferenças significativas não há diferenças significativas Diferentes sexos Diferentes sexos Diferentes dimensões Diferentes dimensões Com vs sem códigos conduta Com vs sem códigos conduta

31 Agentes e interlocutores principais - nível e planos

32 Agentes e interlocutores principais - Nível Nível se devem realizar Nível se devem realizar 39% nacional e 31.5% internacional 39% nacional e 31.5% internacional Mulheres vs Homens Mulheres vs Homens 19% encontros locais 2% 19% encontros locais 2% 29% encontros nacionais 42% 29% encontros nacionais 42% 19% encontros regionais 27% 19% encontros regionais 27% Idade <40 – Internacional 42% Idade <40 – Internacional 42% Idade > 40 – Nacional 46% Idade > 40 – Nacional 46%

33 Agentes e interlocutores principais - Planos Grande equilíbrio entre sectorial e multisectorial (52% vs 48%) Grande equilíbrio entre sectorial e multisectorial (52% vs 48%) Mulheres vs Homens Mulheres vs Homens 62% sectorial 46% 62% sectorial 46% Valoram a actuação ética EP Valoram a actuação ética EP 67% multisectorial 44% 67% multisectorial 44% Mais de 250 trabalhadores Mais de 250 trabalhadores 65% multisectorial 47% 65% multisectorial 47%

34 Avaliação da RSE - método

35 Norma mais flexível vs tipo ISO 57% vs 43% - Global 57% vs 43% - Global 49% vs 51% - c/ Código Conduta 49% vs 51% - c/ Código Conduta 61% vs 39% - s/ Código Conduta 61% vs 39% - s/ Código Conduta 52% vs 48% - mais 100 Trab. 52% vs 48% - mais 100 Trab. 62% vs 38% - menos 100 Trab. 62% vs 38% - menos 100 Trab.

36 Avaliação da RSE – práticas

37 32% Sistemas de Gestão (43.4%) 32% Sistemas de Gestão (43.4%) 50% empresas com >250 trabal. 50% empresas com >250 trabal. 28% empresas com <250 trabal. 28% empresas com <250 trabal. 22% Códigos de Conduta (29.3%) 22% Códigos de Conduta (29.3%) 20% ISR (29.3%) 20% ISR (29.3%) 4% Relatórios Sustentabilidade 4% Relatórios Sustentabilidade 4% Comités de Ética 4% Comités de Ética 8% Acções de solidariedade/ONG 8% Acções de solidariedade/ONG

38 Algumas reflexões A RSE tem vindo a adquirir > estatuto: Empresas Empresas Códigos de Conduta, certificações ambientais, objectivos sociais Códigos de Conduta, certificações ambientais, objectivos sociais Iniciativas de Voluntariado Empresarial Iniciativas de Voluntariado Empresarial Media e Opinião Pública Media e Opinião Pública Livros e actas de congressos Livros e actas de congressos Universidades Universidades Escolas Escolas

39 Dirigentes estão sensibilizados Dirigentes estão sensibilizados Estratégias, decisões e acções Estratégias, decisões e acções Assunção de responsabilidades Assunção de responsabilidades Actuação Entidades Públicas Actuação Entidades Públicas Vaidade ética Vaidade ética Fomento de RSE pela CE Fomento de RSE pela CE Perdas de competitividade Perdas de competitividade Algumas reflexões

40 Dimensão da amostra Dimensão da amostra Método da recolha de dados Método da recolha de dados Dirigentes Dirigentes Colaboradores Colaboradores Clientes e Fornecedores Clientes e Fornecedores Limitações do Estudo

41 Olhares Finais Pistas Pistas Fomenta reflexão Fomenta reflexão Comparação com Espanha Comparação com Espanha Comparação com outros estudos Comparação com outros estudos Ponto de partida para novas investigações Ponto de partida para novas investigações


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