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Comunicação & organizações
Breve abordagem
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Tipos de comunicação Diferentes tipos de comunicação
Comunicação interna Comunicação externa Subdividem-se ambas em: Comunicação oral Comunicação escrita
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Organizações Exemplos de organizações Empresas Escolas
Clubes de futebol (…)
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Tipos de comunicação Comunicação oral – comunicação telefónica e presencial ex: Comunicação escrita – (necessidade de ter) registos documentais – ex: contratos de compra e venda – influência nos resultados da empresa
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Tipos de comunicação Comunicação informal Comunicação formal
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Tipos de comunicação Comunicação interna – são usados memorandos, circulares etc..*ver adiante Comunicação externa – são usadas: Cartas, fax, s …*ver adiante
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Tipos de comunicação Recorre-se à comunicação escrita porquê?
Serve sempre de prova numa situação de possível de conflito
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Tipos de comunicação Comunicação telefónica
É a mais usada nas relações internas e externas – ex: PBX; Permite solucionar pequenas questões; Deve-se sempre tomar notas – tópicos da conversa; Identificar-se sempre; Ser breve; Ter algum cuidado com o que se diz; Ex: “TOP Vendas, Lda., boa tarde. Fala José Silva. Em que posso ser útil?”
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Tipos de comunicação O que é uma circular?
As Circulares Normativas são documentos que contêm um conjunto de informação relativa a normas e procedimentos de actuação em determinada área – são ordens de serviço (internas) Ex: Circular Normativa nº1 de 2008 (23/Jan/2008) Assim, a sua função é uniformizadora, destinando-se aos funcionários de certo sector, que devem conhecê-la amplamente. Daí o nome “circular”, que indica a necessidade de uma correcta divulgação entre seus destinatários, devendo “transitar” entre eles.
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Tipos de comunicação O que é um fax?
Fax é um aparelho “q” transmite dados impressos a longa distâncias.... Ex - Quando se digita o número do outro fax e “passa” um trabalho teu para um amigo que mora em outra cidade …e ele vai sair como se fosse uma cópia..”
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Tipos de comunicação O que é um memorando?
Memorando é uma comunicação escrita de consumo interno, somente para funcionários e operários. Não é tão formal quanto a carta comercial ou ofício, por isso dispensa tratamentos de "prezado senhor" e fechos como "atenciosamente", mas também não pode ser tão informal a ponto de ser mandados por eles abraços e beijos. É um modo de comunicar políticas, decisões e instruções.
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