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TURISMO RURAL BAHIA
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MISSÃO: “Estímular e apoiar o Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Estado da Bahia, por meio da mobilização e articulação dos atores sociais e da análise e proposição de políticas, planos e projetos”.
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PROJETO PILOTO Público alvo:
Proprietários rurais de empreendimentos com potencial para o turismo rural no estado da Bahia. Objetivo geral: Contribuir para o desenvolvimento do turismo rural, por meio do aumento da taxa de ocupação e da formalização das empresas atendidas pelo projeto. Foco Estratégico: Fortalecimento da governança para gestão do turismo rural. Profissionalização empresarial dos negócios Formatação e comercialização dos produtos.
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Forma de atuação Premissas: Resultados Finalísticos: Indicador
Método de Cálculo 1)Aumentar a taxa de ocupação nas propriedades atendidas pelo projeto em 10% até dezembro de 2010, comparado a dezembro de 2009. 2)Aumentar em 50% a formalização das empresas atendidas pelo projeto até dezembro de 2010, comparado a dezembro de 2009. Tx de ocupação = diárias vendidas / quantidade de unidades e hospedagem disponíveis. Somatório das empresas formalizadas, atendidas pelo projeto, ao final de cada exercício. Pesquisa propriedades Premissas: Manutenção dos meios acesso em boas condições; Política tributária adequada para a atividade; Ampliação e efetividade das políticas públicas que afetam a atividade (ambiental, infra-estrutura, segurança, regularização fundiária). Melhoria das condições de acesso a crédito.
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AÇÕES REALIZADAS Fortalecimento da Governança do Turismo Rural
Instituição formal da Câmara e Comitê Gestor do Turismo Rural Definição de um calendário com reuniões mensais da Câmara - Elaboração do Planejamento em Oficinas com empresários do setor Diagnóstico das Propriedades Rurais (Recôncavo) Seminário de Turismo Rural em Cruz das Almas (2007) 1º Seminário de Turismo Rural do Estado da Bahia Seminário de Turismo Rural da Costa do Cacau – Itacaré Seminário da Região de Camacâ (Observação de pássaros e TR) Participação organizada na FEIRATUR em Mato Grosso do Sul (2008) e São Paulo (2009). Ação de benchmarking nacional em Bonito – MS (2008) Visitas técnicas as propriedades rurais: Recôncavo e Jiquiriçá - Formatação de dois roteiros de TR: Saberes e sabores do Recôncavo e Recôncavo Rural (Jiquiriçá).
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AÇÕES PREVISTAS PARA 2010-2011 Ação: Período: 2010 2010-2011
Fortalecimento da Governança do Turismo Rural Profissionalização da Câmara 2010 Acesso a Mercados: 1) Participação em feiras e eventos Salão de Turismo – SP (26 a 30/maio) Feiratur-SP (20 a 22/agosto) Festival de Gramado (18 a 21/nov.) Show Room - Mostra de Turismo Rural em shopping (13 a 16/maio) Mostra Turismo Rural para Imprensa Especializada Edição do catálogo de empreendimentos de turismo rural Captação do Congresso Internacional de Turismo Rural para a Bahia. Rodada de negócios Famtour (março) Presstrip Criação Marca Estudo de mercado (Acesso a mercado Elaboração de (folheteria promocional)
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AÇÕES Ação: Período: 2010/ 2011 2010 2011 Acesso a Mercados:
Formatação/Validação dos Roteiros de Turismo Rural Criação de portal na internet Comércio Brasil (prospecção mercado) 2010/ 2011 Políticas Públicas (Lei Estadual do Turismo Rural e Programas Estruturantes) 2010 Criação do Selo de Qualidade – TURISMO RURAL 2011
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AÇÕES Ação: Período: Missão de Benchmarking Nacional - Planejamento – Realização – Missão de Benchmarking Internacional – - Planejamento – Realização - 2010 – 2011 Monitoramento e Avaliação 2010
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AÇÕES Ação: Período: 2010 Capacitação Empresarial: Empretec
Capacitação Gerencial para os Proprietários Rurais Curso Custos Formação de Preço de Vendas (precificação) Consultoria de Gestão para ABATURR 2010 Diagnóstico das Propriedades Rurais (Costa do Cacau) Aplicação do questionário Realização do inventário Divulgação dos resultados Capacitação Profissional: Condutores de Turismo; idiomas; receptivo; Atendimento; Camareira;garçon; guias.
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Valor total de investimento previsto para 2010-2011
AÇÕES Ação: Período: Consultoria de Gestão para Propriedades Validação da metodologia Aplicação nas propriedades 2010/ 2011 Oficinas de Sensibilização da Comunidade Diagnóstico ( Produção Associada) Rodada de Negócios (Produção Associada) Valor total de investimento previsto para R$ ,00
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Câmara COMPOSIÇÃO Secretaria de Turismo do Estado da Bahia- SETUR
Associação Baiana de Turismo Rural – ABATURR SEBRAE Banco do Nordeste EBDA Bahiatursa Ministério do Turismo SENAR SEAGRI INCRA SENAC
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HOTEL FAZENDA MIRAGE
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TRARIPE - Espaço Cultural Ecológico
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SOLAR DA PEDRA
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HOTEL FAZENDA VILLA RIAL
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SÃO GERALDO HOTEL FAZENDA
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FAZENDA SANTA FÉ
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GRANJA SÃO LUIZ
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FAZENDA HOTEL CANDEAL
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FAZENDA ENGENHO D’ÁGUA
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FAZENDA BOA ESPERANÇA
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HOTEL FAZENDA VARGEM GRANDE
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FAZENDA MOENDAS
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FAZENDA FORTALEZA
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FAZENDA SANTA ANA
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FAZENDA HOTEL BALNEÁRIO E PARQUE FLORESTA
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HOTEL FAZENDA AMORAS
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POUSADA ECOLÓGICA PROJETO SEMENTE
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POUSADA FAZENDA RAINHA DO SUL
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FAZENDA HOTEL PRINCESA ESTER
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OBRIGADO
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