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PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA PARA TRABALHADORES DE UM HOSPITAL PÚBLICO Nadjane Pereira da Silva Arlene Gidra Gomes 2008.

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1 PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA PARA TRABALHADORES DE UM HOSPITAL PÚBLICO Nadjane Pereira da Silva Arlene Gidra Gomes 2008

2 INTRODUÇÃO A sobrecarga física e emocional vivenciada pelo trabalhador hospitalar, pode levar ao desenvolvimento de várias patologias que têm como uma de suas conseqüências mais diretas o aumento do número de afastamentos por doença em vários setores e serviços. A sobrecarga física e emocional vivenciada pelo trabalhador hospitalar, pode levar ao desenvolvimento de várias patologias que têm como uma de suas conseqüências mais diretas o aumento do número de afastamentos por doença em vários setores e serviços.

3 Ambiente hospitalar Ambiente hospitalar O ambiente hospitalar apresenta uma série de riscos decorrentes de fatores físicos, químicos, biológicos, psicossociais e ergonômicos, os quais podem ser prejudiciais à saúde dos trabalhadores. MARZIALE, 1998 MARZIALE, 1998

4 O Profissional de Saúde Cuida do outro e descuida de si mesmo; Cuida do outro e descuida de si mesmo; Lida com sofrimento e morte, o que gera angustia, frustração e impotência; Lida com sofrimento e morte, o que gera angustia, frustração e impotência; Possui dupla ou tripla jornada de trabalho / falta de tempo dificultando o auto-cuidado; Possui dupla ou tripla jornada de trabalho / falta de tempo dificultando o auto-cuidado; Alta prevalência da Síndrome de Burnout. Alta prevalência da Síndrome de Burnout. DEJOURS, 1990; CAMPOS, 2005 DEJOURS, 1990; CAMPOS, 2005

5 Objetivos Identificar as principais causas de absenteísmo por doença. Identificar as principais causas de absenteísmo por doença. Propor mudanças através da implantação do Programa de Qualidade de Vida para os trabalhadores do Hospital Geral de Bonsucesso. Propor mudanças através da implantação do Programa de Qualidade de Vida para os trabalhadores do Hospital Geral de Bonsucesso.

6 Hospital Geral de Bonsucesso Hospital Geral de Bonsucesso O maior hospital da rede pública federal do Rio de Janeiro É um complexo hospitalar composto por seis prédios Possui em média: 4 mil funcionários; 4 mil funcionários; 490 leitos ativos; 490 leitos ativos; 14 mil consultas 14 mil consultas ambulatoriais/mês; ambulatoriais/mês; 9 mil atendimentos de 9 mil atendimentos de emergência/mês. emergência/mês. Fonte: Assessoria de Planejam. do HGB, 2008 Fonte: Assessoria de Planejam. do HGB, 2008

7 Em 2005, no universo de funcionários efetivos, encontrou- se 631 registros de afastamento nos seis meses pesquisados para 484 funcionários licenciados. Em 2005, no universo de funcionários efetivos, encontrou- se 631 registros de afastamento nos seis meses pesquisados para 484 funcionários licenciados. Os principais grupos de causas de afastamento foram: Os principais grupos de causas de afastamento foram: - Doenças do sistema osteomuscular, com destaque para os problemas da coluna vertebral - 24% para os problemas da coluna vertebral - 24% - Doenças do aparelho circulatório (HAS) - 12% - Doenças do aparelho circulatório (HAS) - 12% - Lesões traumáticas (ferimentos, fraturas, contusões, entorses e luxações) - 9% e luxações) - 9% - Transtornos mentais e comportamentais (depressão) - 8% Resultado da pesquisa

8 Faz-se necessário a implementação de medidas que visem diminuir a sobrecarga física e emocional comuns a este ambiente, com o objetivo de reduzir os acidentes e o absenteísmo por doença. Faz-se necessário a implementação de medidas que visem diminuir a sobrecarga física e emocional comuns a este ambiente, com o objetivo de reduzir os acidentes e o absenteísmo por doença.

9 Projeto encaminhado à Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (CODER), da Coordenação Geral de Recursos Humanos (CGRH) do Ministério da Saúde (MS). Projeto encaminhado à Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos (CODER), da Coordenação Geral de Recursos Humanos (CGRH) do Ministério da Saúde (MS). Incentivo de algumas empresas. Incentivo de algumas empresas. Programa de Qualidade de Vida para os Trabalhadores do HGB – Espaço HGB VIDA Implantação do Programa em setembro/2006 Implantação do Programa em setembro/2006

10 Espaço HGB Vida Oferece gratuitamente atividades físicas, terapêuticas, artísticas e educativas visando elevar o nível de energia e a auto-estima do trabalhador, reduzindo o estresse físico e mental. Oferece gratuitamente atividades físicas, terapêuticas, artísticas e educativas visando elevar o nível de energia e a auto-estima do trabalhador, reduzindo o estresse físico e mental. Foco social: Doação de um quilo de alimento por atividade / mês. Foco social: Doação de um quilo de alimento por atividade / mês.

11 Atividades Desenvolvidas no Programa

12 Análise das posturas de trabalho Fonte: HGB Vida, 2006.

13 Orientação Postural Postura forçadaPostura corrigida Fonte: HGB Vida, 2008

14 Ginástica Laboral Equipe de Manutenção Centro Cirúrgico Fonte: HGB Vida, 2007/ 2008

15 Dança de Salão Fonte: HGB Vida, 2007

16 Coral EventoEnfermaria Fonte: HGB Vida, 2008

17 Ginástica Localizada Alongamento, Jump, Step, Pilates na bola Fonte: HGB Vida, Fonte: HGB Vida, 2008

18 Yoga Fonte: HGB Vida, 2006.

19 Shiatsu e Massoterapia Fonte: HGB Vida, 2008

20 Shiatsu no setor de trabalho Fonte: HGB Vida, Central de Esterilização Centro de Tratamento Intensivo

21 Para o plantão noturno: Reflexologia Podal e Auriculoterapia Fonte: HGB Vida, Divisão de EmergênciaServiço do Coração

22 Realização das atividades em 2007 Total de profissionais envolvidos no Programa: 19; Total de profissionais envolvidos no Programa: 19; Total de visitas da ginástica Laboral: em 25 setores, totalizando atendimentos; Total de visitas da ginástica Laboral: em 25 setores, totalizando atendimentos; Total de atendimentos das outras atividades : 8.947; Total de atendimentos das outras atividades : 8.947; Trabalhadores beneficiados: uma média de 60 % Trabalhadores beneficiados: uma média de 60 %

23 Grau de satisfação das atividades do HGB Vida

24 Depoimento dos trabalhadores sobre o Programa HGB Vida Depoimento dos trabalhadores sobre o Programa HGB Vida A atividade física além de melhorar a auto estima, me deu ânimo para o trabalho (Enfermeira – Ginecologia) Diminui o estresse, aumenta a satisfação para vir ao hospital trabalhar Diminui o estresse, aumenta a satisfação para vir ao hospital trabalhar (Nutricionista – S.Nutrição) (Nutricionista – S.Nutrição)

25 Depoimento dos trabalhadores sobre o Programa HGB Vida Após as sessões, saio daqui renovada. Nem parece que trabalhei. Vou para a casa ou para a faculdade mais tranqüila. Após as sessões, saio daqui renovada. Nem parece que trabalhei. Vou para a casa ou para a faculdade mais tranqüila. (Aux. de Enferm. Cl. Cirúrgica B) (Aux. de Enferm. Cl. Cirúrgica B) Achei que me fez muito bem, relaxei e tenho certeza que vou trabalhar melhor hoje. (Operadora de ECG – Emergência) Achei que me fez muito bem, relaxei e tenho certeza que vou trabalhar melhor hoje. (Operadora de ECG – Emergência)

26 Se a gente não cuidar destas pessoas que estão assistindo estes pacientes tão graves, elas não terão condições de cuidar da melhor forma possível destes pacientes. Por isso, estes profissionais precisam ser muito bem cuidados.Se a gente não cuidar destas pessoas que estão assistindo estes pacientes tão graves, elas não terão condições de cuidar da melhor forma possível destes pacientes. Por isso, estes profissionais precisam ser muito bem cuidados. (Chefia médica da UTI Neo Natal) Depoimento dos trabalhadores sobre o Programa HGB Vida

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30 Conclusão A implantação de medidas práticas que visem a redução da sobrecarga física e emocional comuns aos ambientes hospitalares, contribui para a valorização, a motivação e envolvimento dos trabalhadores. A implantação de medidas práticas que visem a redução da sobrecarga física e emocional comuns aos ambientes hospitalares, contribui para a valorização, a motivação e envolvimento dos trabalhadores. Essas iniciativas promovem uma maior satisfação no trabalho resultando em um salto de qualidade na prática profissional junto ao cliente, agregando valores positivos à imagem do hospital. Essas iniciativas promovem uma maior satisfação no trabalho resultando em um salto de qualidade na prática profissional junto ao cliente, agregando valores positivos à imagem do hospital.

31 OBRIGADA Site:


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