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Japão: tradição e mudança na família japonesa 7/5/2014 1www.nilson.pro.br.

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1 Japão: tradição e mudança na família japonesa 7/5/2014 1www.nilson.pro.br

2 Referência: Families across cultures. A 30-nation phychological study James Georges, John W. Berry, Fons J. R. van de Vijner, Çigdem Kagiçibasi e Yper H. Poortinga (Editors) Cambridge: Cambridge University Press, /5/2014 2www.nilson.pro.br

3 Localizando o Japão... 7/5/2014 3www.nilson.pro.br

4 Características ecológicas: Arquipélago constituído por cerca de ilhas, localizado ao largo da costa nordeste da Ásia, entre o Mar do Japão e o Oceano Pacífico Norte. Fica acerca de km de comprimento, de nordeste a sudoeste, com uma área de cerca de km2. Hokkaido, ilha mais ao norte, é fria como no Canadá, enquanto cadeias de ilhas mais ao sul têm clima semelhante ao das ilhas do Caribe. Três quartos do seu solo é formado por cadeias montanhosas. A população atual do país é de aproximadamente 127 milhões de habitantes. Tóquio é a capital, com 12 milhões de habitantes. As áreas urbanas são densamente povoadas e mais de 40 por cento da população vivem em torno das três maiores áreas metropolitanas de Tóquio, Osaka e Nagoya. 7/5/2014 4www.nilson.pro.br

5 ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE A organização econômica O Japão pós-guerra é um país altamente industrializado. Setor primário 5,3 %, em 1998; Setor secundário 31,5%; Setor Terciário 63,2%; Dois elementos básicos: tempo de trabalho, tempo na função; Salário e promoção/número de anos trabalhados. A economia japonesa não é a maior em expansão, como o foi durante os anos 1970 e 80. As empresas já não podem dar-se ao luxo de promover um sistema em que a antiguidade é mais importante do que o desempenho no trabalho. Mudanças na forma de recrutamento: contratos de acordo com a necessidade, e as pessoas mudam de emprego com mais frequência. 7/5/2014 5www.nilson.pro.br

6 Sistema de governo é semelhante ao sistema parlamentar britânico. A Diet (legislatura nacional japonesa) é composta por duas Casas (câmaras dos Deputados e dos Conselheiros). O poder executivo é exercido pelo Gabinete, que consiste do primeiro-ministro e cerca de 20 ministros de estado e é coletivamente responsável perante a Diet. O poder judicial é exercido pelo Supremo Tribunal e oTribunal inferior. Em nível local, existem 47 prefeituras e mais de municípios subordinados, sendo cada um deles governado por seus próprios governadores e assembléias. Os governadores locais são eleitos diretamente pelos moradores. ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE As instituições políticas e do sistema jurídico 7/5/2014 6www.nilson.pro.br

7 Composição: seis anos de escola primária, três anos de júnior e três de sénior High School e quatro anos de universidade ou dois anos de faculdade júnior. Escolaridade obrigatória: ensino fundamental e ensino médio. 97,0% dos estudantes que se formaram na escola secundária também foram para a escola de ensino média e 45,1% daqueles que se formaram no colegial foram para a universidade ou faculdade júnior. A maioria dos estudantes continuam seus estudos após a escola regular, a fim de introduzir-se nas melhores instituições. ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE Sistema educacional 7/5/2014 7www.nilson.pro.br

8 Religiões mais importantes: o xintoísmo e o budismo. Xintoísmo é a fé indígena cultuada desde os tempos antigos. O Budismo foi introduzido no Japão no século VI. As duas religiões têm co-existido por um longo tempo e ainda complementam-se até certo ponto. Hoje, muitos japoneses tendem a alegar que não acreditam em qualquer religião. No entanto, eles seguem alguns costumes religiosos em ocasiões cerimoniais, como casamentos e funerais. ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE Religião 7/5/2014 8www.nilson.pro.br

9 RELAÇÕES SOCIAIS E OBRIGAÇÕES DE GRUPO Orientação de grupo social Costuma-se argumentar que a unidade social fundamental no Japão não é o indivíduo no sentido ocidental, mas o grupo. O grupo no Japão não é percebido como uma organização em que os indivíduos com atributos comuns estão vinculados por contrato, no grupo japonês "meu" ou "nosso grupo", é percebido como um agente integrado em si mesmo. A ênfase da consciência de grupo japonês leva a diferenciar o seu comportamento, se a situação é uchi (dentro) e soto (fora). Usar-se o termo japonês uchi coloquialmente para se referir a sua casa, a família, a empresa onde trabalham e outros. 7/5/2014 9www.nilson.pro.br

10 A dicotomia uchi-soto é um critério importante para definir as relações sociais no Japão, mas não suficiente. Três domínios de situações interpessoais entre os japoneses: A "relação íntima; O "ritual" de relacionamento; O anomic. RELAÇÕES SOCIAIS E OBRIGAÇÕES DE GRUPO Três domínios de relações 7/5/ www.nilson.pro.br

11 A FAMÍLIA Casamento O casamento tem sido tradicionalmente considerado arranjo entre duas famílias e não uma união de dois indivíduos. O conceito ocidental de casamento, está sendo gradualmente adotado. no Japão. Casamento arranjado está diminuindo ano a ano, embora ainda seja uma forma de seleção do cônjuge. Estima-se que 10% de todos os casamentos eram arranjados em Casamento com base no amor, prevalece: - nas áreas urbanas; - entre os casais mais jovens. Divórcio: 2,0% (1.000), em Embora a taxa esteja aumentando gradualmente nos dias atuais, o divórcio é ainda menos frequente, em comparação com países ocidentais. Famílias chefiadas por mães solteiras é de apenas 1% de todos os lares japoneses. 7/5/ www.nilson.pro.br

12 Antes da Segunda Guerra Mundial: Três ou quatro gerações viviam juntas em lares japoneses; Nas famílias tradicionais, o pai exerceu o papel do patriarca com autoridade absoluta sobre os outros; Primeiro filho, um futuro chefe de família; O bem-estar da família (ie) tomou precedência sobre qualquer membro. Nas famílias contemporâneas: - Diminuição do número de filhos (4,1 membros/1960 e 2,7/2000); - O percentual de famílias nucleares foi de 58,4% em 2000; - Após o casamento, os filhos não residem necessariamente com ou próximo a residência do pai. As filhas casadas ficam por vezes mais ligadas a seus pais do que os filhos casados. - A ausência dos avós na família é considerada como um fator que cria uma descontinuidade entre as gerações e a diminuição do sentido tradicional do Japão. A FAMÍLIA A estrutura familiar 7/5/ www.nilson.pro.br

13 Enfraquecimento do papel tradicional de gênero; Contudo, - Mais de 80% do serviço doméstico é feito por mulher; - Avós e filhas tendem a ajudar as mães a fazer o trabalho doméstico, mais que avôs e filhos. Sendo isso, indicador de que o papel do gênero na família é passado através das gerações. A FAMÍLIA Os papéis de gênero na família 7/5/ www.nilson.pro.br

14 Cuidados maternos e aproximação valorizados. As necessidades de uma criança, sua forte dependência, tanto emocional quanto existencial, são satisfeitas pela devoção complacente da mãe para com a criança. Cuidados maternos e aproximação valorizados. As necessidades de uma criança, sua forte dependência, tanto emocional quanto existencial, são satisfeitas pela devoção complacente da mãe para com a criança. O trabalho da mãe é preparar a criança para a vida adulta e tornar-se mediadora entre o ambiente familiar e o ambiente externo (Kim, 1994). Nesse sentido, uma mãe japonesa psicologicamente representa a família, embora o chefe formal da família seja o pai. O trabalho da mãe é preparar a criança para a vida adulta e tornar-se mediadora entre o ambiente familiar e o ambiente externo (Kim, 1994). Nesse sentido, uma mãe japonesa psicologicamente representa a família, embora o chefe formal da família seja o pai. Ela detém uma posição estável e poderosa dentro de casa, e desempenha um papel importante ao manter o ambiente familiar agradável para todos os outros membros da família. Ela detém uma posição estável e poderosa dentro de casa, e desempenha um papel importante ao manter o ambiente familiar agradável para todos os outros membros da família. A FAMÍLIA Vínculos mãe-criança 7/5/ www.nilson.pro.br

15 MUDANÇAS NA FAMÍLIA Enfrentar o envelhecimento da sociedade País envelhecendo rapidamente: - Baixa taxa de natalidade; - Maior expectativa de vida; - Aumento na idade em que homens e mulheres se casam. De uma população atual de 126,9 milhões, 17,3% têm mais de seus 65 anos de idade, e o número pode chegar a 28% em 2025, de acordo com as estatísticas do governo japonês. A percentagem de famílias com pessoas acima de 65 anos foi de 32,2% em A tendência para uma família nuclear faz com que um novo problema apareça: o de idosos vivendo sozinhos. A percentagem de idosos vivendo sozinhos é 20,2% e continua a aumentar. 7/5/ www.nilson.pro.br

16 Queda na taxa de natalidade, depois do boom na década de O número de nascimentos em 2001 foi de 1,175 milhões, recorde de baixa se comparado aos 1,177 milhões em ,3% Os mais jovens preferindo permanecer mais tempo solteiros, o que também contribui para o envelhecimento da população e para a queda da taxa de nascimento. Em 2000, 69,3% de homens japoneses entre 19 e 25 anos eram solteiros, em comparação com 54,0% das mulheres na mesma faixa etária. A taxa de fertilidade do Japão, que era de 1,36 em 2000, está muito abaixo dos 2,1 necessários para manter a população estável sem imigração. MUDANÇAS NA FAMÍLIA Casamento mais tarde e menor número de filhos 7/5/ www.nilson.pro.br

17 As mulheres japonesas têm feito alguns ganhos desde a implementação da Lei de Igualdade de Oportunidades de Emprego em No entanto, as esposas e mães trabalhadoras ainda estão muito aquém dos homens em termos de ambiente em que vivem. A média de tempo diário gasto para fazer trabalho doméstico: - Esposas: 4 h 56 min (donas de casa em tempo integral), e 3h18 min para as esposas inseridas no mercado de trabalho. - Maridos: inferior a 10 minutos, independentemente de suas atividades e as da esposa. Licença para cuidados dos filhos (trabalhadores em tempo integral): - 56,4% das mulheres que deram à luz em 1998 tiraram licença, enquanto que apenas 0,42% de seus maridos tomaram. Em suma, o ambiente de trabalho para esposas e mães japonesas tem melhorado, embora apenas ligeiramente. Esta lentidão pode ser a causa do casamento mais tarde e de menos crianças, como foi mencionado acima. MUDANÇAS NA FAMÍLIA Esposas e mães trabalhadoras 7/5/ www.nilson.pro.br

18 SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DE FAMÍLIA Expectativa de ser entendido Relação ideal da família no Japão é caracterizada por "um sentimento de unidade" entre os membros. Pesquisa de Muramoto (2003) com estudantes universitários japoneses para indicarem em que medida o pensamento de cada membro da família era entendido: - Quase todos disseram esperar ser compreendidos; - 72%, entendem que são compreendidos pela mãe; - 65% pelo pai; - 63% pelos irmãos; - 77% a si próprios; - 50% pelos avós; - 38% por tio ou tia. 7/5/ www.nilson.pro.br

19 O japonês gosta de manter e melhorar sua auto-estima indiretamente, obtendo apoio dos seus familiares, em vez de uma autovalorização direta (por exemplo, Muramoto, 2003). Em outra pesquisa, Muramoto verificou que, ao atribuir um sucesso ou um fracasso, os inquiridos tendem a enfatizar fatores externos (por exemplo, sorte, acaso) para o sucesso mais do que para o fracasso, com indicação "modesta". Em relação às atribuições feitas por outros os inquiridos tendem a esperar que os seus pais e irmãos enfatizem os fatores internos (por exemplo, a competência, esforço) para o sucesso mais do que para o fracasso. Estes resultados sugerem que o japonês não tenta melhorar ou proteger a sua autoestima de forma explícita, mas deseja que o façam usando implicitamente uma forma indireta. Eles podem manter a sua própria autoestima positiva de apoio mútuo e de reciprocidade com seus familiares. SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DE FAMÍLIA Um auto-valorização indireta que os olhos da família 7/5/ www.nilson.pro.br

20 CONCLUSÕES Pesquisa de opinião nacional (2000): "Qual é a sua casa para você?" - O lugar para ter um momento feliz com a família" (62,5%); - O lugar para fortalecer o vínculo familiar" (43,6%). Pesquisa social, 1995, em Tóquio: A família japonesa era claramente distinguida de outros grupos sociais em termos dos seguintes aspectos: (a) o apoio financeiro; (b) apoio psicológico (emoções); (c) partilha; (d) amae (dependência); (e) obrigações firmes; e (f) permanência da relação (Muramoto e Yamaguchi, 2003). Constatou-se também que os japoneses tendem a manter e melhorar sua autoestima indiretamente, em vez de autovalorização direta (Muramoto, 2003). Os resultados indicam que a importância absoluta da família ainda permanece entre os japoneses, embora a família japonesa seja fortemente influenciada pela contínua transformação do contexto socioeconômico. As diversas mudanças sociais no Japão traçaram novos papéis e funções para a família contemporânea, e vai continuar promovendo outras modificações para a futura família. 7/5/ www.nilson.pro.br


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