A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL PROJETO DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CTA (CT-INFRA 1) Schwab, C. Migliano, A. C. C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL PROJETO DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CTA (CT-INFRA 1) Schwab, C. Migliano, A. C. C."— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL PROJETO DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CTA (CT-INFRA 1) Schwab, C. Migliano, A. C. C.

2 Ministrar a educação e o ensino necessários à formação de profissionais de nível superior nos setores de Ciência e Tecnologia, nas especialidades do interesse do Comando da Aeronáutica; manter cursos de graduação, de extensão universitária e de pós-graduação nos níveis de mestrado e doutorado; promover, através da educação, do ensino e da pesquisa, o progresso da Ciência e Tecnologia, relacionados com as atividades aeroespaciais. Realizar pesquisas e desenvolver atividades aeronáuticas e espaciais, decorrentes da política do Comando da Aeronáutica. Realizar pesquisas e desenvolver tecnologias e estudos avançados de interesse do Comando da Aeronáutica, tendo em vista: Atender programas de interesse nacional, em particular do Comando da Aeronáutica; Fornecer apoio técnico-científico aos demais órgãos do CTA; Promover a formação de um ambiente propício ao desenvolvimento de criatividade e de espírito de iniciativa em pesquisa, fundamentado na busca persistente da atualização técnico-científica e no aprofundamento dos conhecimentos da natureza. Fomentar, coordenar e apoiar as atividades e empreendimentos que visem ao desenvolvimento e à consolidação da indústria aeroespacial e de equipamentos aeroportuários do país

3 DIRETOR DIRETOR GAB VICE-DIR VICE-DIR ITAIAE IEAvIFIGIA ENSINO E ENSINO E PESQUISA PESQUISA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO INDÚSTRIA APOIOINFRA-ESTR. CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL

4 Informações Gerais Área: 13,8 km 2 Perímetro: 23 km Pessoal: Potência instalada: 20 MW Sub-estação: 15 MW 1080 residências moradores Circulação: pessoas/dia Infra-estrutura: Creche, 2 Escolas Públicas, Supermercado, Posto de Gasolina, 4 Agências bancárias, Parque Desportivo, 3 Clubes, Hospital, Divisão de Saúde, Odontoclínica, Correio, Farmácia, 3 Hotéis, Restaurante, Cantinas etc.

5 Energia Elétrica nos Institutos do CTA (1) Independentes da sub-estação Consumo mensal do CTA: kW.h

6 O principal problema atual do CTA, do ponto de vista de consumo de energia, é a impossibilidade de se definir de forma quantitativa o perfil de demanda. A gestão do consumo é dificultada principalmente pelo desconhecimento de parâmetros elétricos e falta de correção do fator de potência.

7 Título PROJETO DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CTA Convenente: FUNDAÇÃO CASIMIRO MONTENEGRO FILHO - FCMF Executor: CENTRO TECNICO AEROESPACIAL - CTA Valor do Projeto: Fase 1: R$ ,00 Fase 2: R$ ,00 Prazo de Execução: 24 MESES

8 Objetivo Geral Implementação de um sistema de gestão do uso de energia elétrica que promova a redução do consumo a partir da melhoria da eficiência do sistema de distribuição. Será efetuada também a substituição da energia elétrica por fontes alternativas de energia existentes no mercado.

9 Segunda Fase Implementação do Projeto Coordenador: Antonio Carlos da Cunha Migliano A proposta foi contratada e implementada pela empresa ELETROLEX, e todos os itens foram colocados sob a rubrica Obras e Instalações. Primeira Fase Definição e Detalhamento do Projeto Coordenador: Carlos Schwab A proposta foi elaborada com a colaboração das empresas PLAMAN ENGENHARIA e ELETROLEX, após um processo seletivo.

10 Resultados alcançados Implementado um sistema gerenciador de demanda e consumo de energia elétrica, que permite ações concretas de ajuste quanto à racionalização do uso e melhoria da qualidade de energia. Revisão geral das instalações elétricas dos alojamentos dos alunos do ITA, garantindo a segurança dos alunos e propiciando o futuro acréscimo de usuários - aumento de número de vagas de estudantes. Revitalização dos principais transformadores de alimentação dos Institutos de pesquisas do CTA, garantindo a segurança contra apagões e a viabilização das atividades ininterruptas do Centro.

11 Implementação de um sistema de monitoração à distância da demanda de energia nos Institutos de Pesquisas, garantindo o acesso ao histórico de eventos de demanda de energia dos Institutos. Início de programas de pós-graduação nas áreas de controle e automação da demanda de energia elétrica. Redução de energia reativa com a implantação do chaveamento do transformador de 1,5MVA, uma vez que o transformador é energizado somente quando necessário, o que significará melhoria do desempenho da instalação e, conseqüentemente redução de consumo. Resultados

12 CONCLUSÃO O PROJETO FOI EXECUTADO DE FORMA SATISFATÓRIA, POIS PERMITIU UMA ANÁLISE DOS NÍVEIS DE CONSUMO DE ENERGIA DO CTA, E DA QUALIDADE DE ENERGIA, PERMITINDO AÇÕES CONCRETAS DE AJUSTE QUANTO À RACIONALIZAÇÃO DO USO E MELHORIA DA QUALIDADE DE ENERGIA. FALTA: Sistema de controle on line; Bancos de capacitores na cabine principal e nas secundárias.

13


Carregar ppt "CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL PROJETO DE RACIONALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO CTA (CT-INFRA 1) Schwab, C. Migliano, A. C. C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google