A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR"— Transcrição da apresentação:

1 Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
TEMA (fato ou fenômeno) Deve atender a alguns aspectos levando-se em consideração sua formação e experiência profissional, suas tendências e inclinações pessoais, a disponibilidade de tempo e os recursos financeiros são outros fatores que devem ser lembrados. Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR

2 Exemplo: O ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO E OS DESAFIOS DE SUA FORMAÇÃO
DELIMITAÇÃO (objeto da pesquisa) Torna o tema viável para a pesquisa, restringindo o tema não só no conteúdo a ser investigado como também em relação ao tempo e ao espaço. Exemplo: O ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO E OS DESAFIOS DE SUA FORMAÇÃO

3 PROBLEMA (o quê?) É uma questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. É importante verificar se o problema que pretende investigar se enquadra na categoria de científico

4 O Brasil apresenta um grande complexo de instituições de ensino superior, e com elas, a super oferta do curso de Administração. Contudo, é importante considerar a qualidade dos mesmos. Neste sentido cabe a seguinte reflexão: será que estas instituições sabem o perfil de administrador que o mercado precisa? Qual o perfil de administrador que estão disponibilizando para o mercado de trabalho?

5 JUSTIFICATIVA (por quê. ) Apontar as razões de sua escolha
JUSTIFICATIVA (por quê?) Apontar as razões de sua escolha. Por que fazer tal pesquisa? É importante? Trará contribuição para solucionar os problemas levantados? É relevante do ponto de vista social e científico?

6 O curso de Administração é um dos que mais captam estudantes ingressantes no ensino superior e um dos que mais colocam profissionais no mercado, a reflexão deste projeto de pesquisa tratará do tema “O Administrador e os desafios de sua formação, estudo realizado na Faculdade Internacional Signorelli”.

7 Pelo fato do Administrador ser “o elemento dinâmico e vital de qualquer empresa (...). E, em uma economia competitiva, são sobretudo a qualidade e o desempenho dos administradores que determinam o sucesso de uma empresa” (DRUCKER 2002, p. 19). Logo, devido às mudanças e às instabilidades da atual conjuntura econômica e social, as empresas exigem que o profissional tenha uma boa preparação, capacitação e formação, o que torna capital o papel da instituição de ensino que se propõe a formá-lo.

8 HIPÓTESE (solução desejada) Uma tese ou ponto de vista a ser demonstrado, defendido ou explicitado. Qual a resposta provisória ao problema? A resposta provisória é uma afirmativa (hipótese) que se faz e que, após investigada, terá sua veracidade ou falsidade comprovada.

9 Como houve o aumento das instituições de ensino, há também mais exigências das organizações na qualificação dos profissionais na hora das contratações. Para atender os requisitos exigidos, é preciso que o administrador passe por um processo de aprendizagem com uma grade curricular que estimule habilidades como: criatividade, vontade de aprender, desenvolver raciocínio lógico, analítico e crítico.

10 Algumas dessas habilidades são natas, outras serão adquiridas durante a formação, por isso é importante o aluno ingresso verificar se elas possuem um programa pedagógico e uma grade curricular que atenda aos anseios do mercado. 

11 OBJETIVOS (para quê?) Você deverá explicitar aonde quer chegar; para quê fazer a pesquisa.  Os objetivos gerais que pretende atingir, e os objetivos específicos relativos aos resultados de sua pesquisa.

12 OBJETIVO GERAL Identificar as expectativas de formação dos ingressos e formandos do curso de Administração da Faculdade Internacional Signorelli.

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estabelecer o perfil dos acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Internacional Signorelli; • Levantar as razões da escolha pelos quais os acadêmicos escolheram o curso de Administração;

14 • Mensurar o grau de satisfação dos discentes em relação à formação que obtiveram durante a sua formação; • Delinear as dificuldades encontradas durante o curso e sua influência na carreira profissional; • Verificar se os formando desejam ter uma educação continuada nas especializações que a Faculdade Internacional Signorelli, oferece, e mensurar quais gostariam de cursar.

15 REFERÊNCIAS: CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2006. DRUCKER, Peter Ferdinand. O Melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, LAKATOS Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, Ministério da Educação, disponível em:  acessado em: 23 de novembro de 2009.

16 PEREIRA, Luiz Carlos Bresser, Formação de Professores de Administração de Empresas, disponível em ttp:// acessado em: 02 de novembro de TACHIZAWA, Takeshi. Criação de novos negócios: gestão de micro e pequenas empresas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.


Carregar ppt "Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google