A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO FINDES 8 de Fevereiro de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO FINDES 8 de Fevereiro de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO FINDES 8 de Fevereiro de 2010

2 Parcerias SEAMA/IEMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SEGEP - Secretaria de Estado Extraordinário de Gerenciamento de Projetos SEDES/ADERES - Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo e Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo SEAG - Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca SECT - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia

3 CEPAL - Referencial Teórico, Oficinas – workshop – treinamento,Profissionais de referência; Governo Federal (MMA/MDIC) - Assessoria Técnica / Informações e Profissionais; Governo Estadual (SEDES, SEAMA, SEAG, SEGEP) - Assessoria Técnica / Informações e Profissionais; SECT - bolsas de pesquisa; ADERES - Coordenação Institucional e Apoio Financeiro; BANDES – Apoio Financeiro IDEIAS – Coordenação Geral e execução do Plano Estratégico; IJSN - Sistema Georeferenciado; Instituições de Pesquisa (UFES/IFES) - Fornecer expertise e P&D; Sociedade Civil Organizada (FAES etc) Apoio e Articulação do setor privado e da sociedade organizada; Empresas - Fornecimento de dados e Informações; Agências de Fomento – Disponibilidade de Recursos financeiros; SEBRAE – Aporte de Recursos e articulação com as empresas. Vínculo dos Parceiros com o PLANO

4 Grupo Gestor COORDENAÇÃO GERAL DO TRABALHO Tereza Cristina de M. Romero Teixeira Instituto IDEIAS Cecíla Häsner, Janaína e Luana Moulin Teixeira Instituto IDEIAS Célia Perin SEBRAE David Casarin e Flávia Lopes SEAMA/IEMA Falta designar SEGEP Rosemay Bebber Grigato SEDES/ADERES Paulo Foletto SECT Gutemberg Pinheiro SEAG / IDAF Rodrigo Lorena IJSN Gilson Domingues Cardoso e Edson Zambon BANDES Mirela Chiapani Souto e Alessandra Schirmer IMADESA EQUIPE TÉCNICA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL Cristina Vellozo Santos ADERES

5 Elaborar um Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima, com vistas à geração de novos postos de trabalho e novos negócios relacionados com o Mercado de Bens e Serviços Ambientais no estado. Objetivo Geral

6 Objetivos Específicos Enquadrar, desenvolver e qualificar as atividades existentes no ES; Identificar a DEMANDA e OFERTA por bens e serviços ambientais ; Identificar GARGALOS e OPORTUNIDADES de negócios ambientais amigáveis com o clima; Criar um mercado diferenciado, gerando vantagens competitivas;

7 Etapas do Plano Estratégico 1ª PARTE – CONCEITUAÇÃO INICIAL DE BENS E SERVIÇOS AMBIENTAIS 2ª PARTE – ESTUDO DO MERCADO AMBIENTAL NO ES (PANORAMA ATUAL E PROSPECÇÕES) 3ª PARTE – DEFINIR O PLANO ESTRATÉGICO Passos para a elaboração do Plano Já elaborada

8 3ª PARTE – DEFINIR O PLANO ESTRATÉGICO (Ações e Estratégias) Módulo 4 – Elaboração do Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima NOVOS NEGÓCIOS, MAIOR COMPETIVIDADE, POSTOS DE TRABALHO CIC-ECO Módulo 5 – Marco Reculatório sobre Bens e Serviços Ambientais POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCENTIVAR O MERCADO AMBIENTAL 2ª PARTE – ESTUDO DO MERCADO AMBIENTAL NO ES (Panorama Atual e Prospecções) Módulo 1 - Mobilização dos Atores e Captação de Recursos REDE DE ATORES Módulo 2 - Estruturação do Diagnóstico DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA E ORÇAMENTO Módulo 3 - Pesquisa de Mercado de Bens e Serviços Ambientais no ES DIAGNÓSTICO DO MERCADO AMBIENTAL 1ª PARTE – CONCEITUAÇÃO INICIAL DE BENS E SERVIÇOS AMBIENTAIS Etapa Realizada RELATÓRIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO MERCADO AMBIENTAL Etapa Realizada Tempo de Execução: 3 meses Estamos Aqui

9 Insumos do Diagnóstico Pesquisa Primária sobre a DEMANDA de Bens e Serviços Ambientais no ES Definição dos setores econômicos, tamanho da amostra e aplicação do Questionário; Pesquisa Primária sobre a OFERTA de Bens e Serviços Ambientais no ES Definição do tamanho da amostra (cadastro das empresas já realizado) e aplicação do Questionário; Pesquisa sobre o Marco Regulatório contratação de um especialista jurídico para analisar as legislações que afetam o mercado de bens e serviços ambientais;

10 Pesquisa de Oferta CADASTRO DAS EMPRESAS OFERTANTES – CRITÉRIOS DE BSA ADEQUAÇÃO DO QUESTIONÁRIO APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO TESTE WORKSHOP DE SENSIBILIZAÇÃO – 24 DE FEVEREIRO

11 A.Manejo da Poluição 1Controle da Poluição Atmosférica 2Gestão de Águas Residuais 3Gestão de Resíduos Sólidos 4Remediação e Limpeza 5Abatimento de Ruído e Vibração 6Monitoramento, Análise e Avaliação Ambiental B.Tecnologias e Produtos Limpos 1Processos e Tecnologias Eficientes 2Produtos mais Eficientes C.Grupo de Manejo dos Recursos 1Controle de Pol. atmosférica indoors 2Abastecimento de Água Potável 3Materiais Recicláveis 4Plantas de Energias Renováveis 5Gestão de Efic. Energética e Calor 6Agricultura e Pesca Sustentável 7Silvicultura Sustentável 8Manejo de Riscos Naturais 9Ecoturismo 10Outros CLASSIFICAÇÃO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS - OECD – BASE PARA O CADASTRO DAS EMPRESAS OFERTANTES Critérios para Cadastro

12 Questionário A.PERFIL DA INSTITUIÇÃO OFERTANTE B.INFORMAÇÕES REFERENTES AO TIPO DE BSA QUE A INSTITUIÇÃO OFERECE C.INFORMAÇÕES SOBRE PROGRAMAS AMBIENTAIS DA INSTITUIÇÃO OFERTANTE D.INFORMAÇÕES REFERENTE A GARGALOS IDENTIFICADOS E.CAPITAL EMPRESARIAL DADOS DA PRODUÇÃO E DESEMPENHO CAPITAL DO TRABALHO E CAPACITAÇÃO CAPITAL ORGANIZACIONAL E CULTURAL CAPITAL LOÍSTICO CAPITAL INTELECTUAL E INOVAÇÃO CAPITAL COMERCIAL NACIONAL/INTERNACIONAL F. INFORMAÇÕES SOBRE OS TIPOS DE IMACTOS AMBIENTAIS DA INSTITUIÇÃO OFERTANTE

13 Workshop de Sensibilização PROGRAMAÇÃO – DIA 24 DE FEVEREIRO :00 – Abertura – Representantes do Governo (ADERES), SEBRAE, IDEIAS e FINDES 14:30 – Palestra Ricardo Rose – Diretor de Meio Ambiente da Câmara de Comércio Brasil Alemanha 15:10 – Debate 15:45 – Explanação sobre o Plano Estratégico e a Pesquisa de Oferta 17:00 Encerramento

14 Resultados Esperados IDENTIFICAR OUTRAS EMPRESAS OFERTANTES IDENTIFICAR OPORTUNIDADES IDENTIFICAR GARGALOS

15 Site:

16 Site:

17 OBRIGADA! Tereza Cristina Romero Rosemay Bebber Grigato Cecilia Häsner


Carregar ppt "PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO FINDES 8 de Fevereiro de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google