A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Monize Diniz Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Monize Diniz Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Monize Diniz Silva
Sujeito e Predicado Profª Monize Diniz Silva

2 Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita através do predicado.

3 Predicado: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

4 me contou a novidade com alegria no olhar.
Exemplo A pequena criança me contou a novidade com alegria no olhar. Sujeito Predicado

5 Como localizar o sujeito?
 Concordância: o verbo está sempre na mesma pessoa e número que o seu sujeito;  Posição: normalmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser transposto naturalmente para antes;  Permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.

6 Tipos de sujeito Determinado Indeterminado Inexistente

7 Sujeito determinado Ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo: A carrocinha levou meu cachorro.

8 Sujeito determinado O sujeito determinado pode ainda ser subclassificado como: Sujeito determinado simples: aquele que tem apenas um núcleo. Exemplo: A mãe levantou-se aborrecida. Sujeito determinado composto: aquele que tem mais de um núcleo. Exemplo: Arroz e feijão não saíam de nossos pratos.

9 Sujeito determinado O sujeito determinado pode não ocorrer explícito na oração. Há quem costume classificá-lo como: - sujeito determinado implícito na desinência verbal; - sujeito elíptico; - sujeito oculto; Exemplo: Vou ao cinema na sessão das dez. (sujeito = eu – implícito na desinência verbal)

10 Sujeito indeterminado
Ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem reconhecer que: - existe um elemento ao qual o predicado se refere, mas - não é possível identificar quem é, nem quantos são esses elementos. Exemplo: Chegaram da festa tarde demais.

11 Sujeito indeterminado
Há duas maneiras de se indeterminar o sujeito: - pode-se colocar o verbo na terceira pessoa do plural, sem referência a nenhum antecedente; Exemplo: Dizem péssimas coisas sobre você. - justapondo-se o pronome se – índice de indeterminação do sujeito – ao verbo na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de balconista.

12 Sujeito indeterminado
* Quando o verbo está na terceira pessoa do plural, fazendo referência a elementos antecedentes, o sujeito classifica-se como determinado. Exemplo: A sua família não te respeita. Dizem péssimas coisas sobre você.

13 Sujeito inexistente Ocorre quando simplesmente não existe elemento ao qual o predicado se refere. Exemplo: Choveu durante o dia.

14 Sujeito inexistente O verbo que não tem sujeito chama-se impessoal e os verbos impessoais mais comuns são os seguintes: - haver: no sentido de existir, acontecer e na indicação de tempo passado. Exemplo: Houve poucas reclamações. - fazer: na indicação de tempo passado e de fenômenos da natureza. Exemplo: Faz dois anos que te perdi.

15 Sujeito inexistente O verbo que não tem sujeito chama-se impessoal e os verbos impessoais mais comuns são os seguintes: - ser: na indicação de tempo e distância. Exemplo: É dia. - todos os verbos que indicam fenômenos da natureza; Exemplo: Nevou durante a madrugada. Choveu muito durante o dia.

16 Tipos de predicado Verbal Nominal Verbo-nominal

17 Predicado verbal O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação. Os alunos estudam todos os dias para o concurso.

18 Predicado verbal Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

19 Predicado nominal No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação. 1ª. Ela está cansada. 2ª. As taxas de juros continuam elevadas.

20 Predicado nominal Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”. Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de análise: perguntamos quem continua? e continua o quê? E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicativo nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicado) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

21 Predicado verbo-nominal
O predicado verbo-nominal possui dois núcleos: um verbo nocional, como vimos no predicado verbal, e um predicativo, que pode referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo. Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.

22 Predicado verbo-nominal
Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo nocional (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito. Poderíamos desdobrar a última oração em duas: Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos.

23 Predicado verbo nominal
Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.


Carregar ppt "Profª Monize Diniz Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google