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Empreendedorismo – Unidade 2. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Empreendedorismo.

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo – Unidade 2. Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Empreendedorismo."— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo – Unidade 2

2 Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Empreendedorismo

3 Cronograma: Turma ADG 0096 Empreendedorismo DataAtividade 15/09 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 01/09 1º Encontro 22/09 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 29/09 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL) 08/09 Atividades Pedagógicas 01/09 1º Encontro 08/09 Atividades Pedagógicas

4 Unidade 2 PLANEJANDO SEU NEGÓCIO 1/39

5 Objetivos da Unidade: Compreender o que é um Plano de Negócios e qual a sua aplicação; 2/39 Entender a estruturação do Plano de Negócios e seus tópicos; Compreender a validação de uma idéia, conhecimento e ferramentas para a construção de um Plano de Negócios; Entender e identificar a base fundamental do processo de desenvolvimento de um Plano de Negócios; Capacitar-se para elaborar o estudo de análise de mercado; Desenvolver um plano de marketing associado à definição de equipe, produtos e objetivos estratégicos;

6 TÓPICO 1 Histórico e Conceito de Empreendedorismo no Brasil 3/39

7 2 O que é um Plano de Negócios O plano de negócios é um documento usado para descrever seu negócio. As seções que compõem um Plano de Negócios geralmente são padronizadas, para facilitar o entendimento. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico. (Estamos na página 51 da apostila) 4/39 Tópico 1

8 2 O que é um Plano de Negócios 2.1 Estrutura de Um Plano de Negócios O plano de negócios é composto por várias seções que se relacionam e permitem um entendimento global do negócio, de forma escrita e em poucas páginas. (Estamos na página 53 da apostila) 5/39 Tópico 1 Capa Negócio - Definição do Negócio - Equipe - Oportunidade Produto / Serviço Mercado -Clientes - Fornecedores - Concorrentes Plano de Marketing - Propaganda - Ponto (Canal de Distribuição) Plano Financeiro - Investimentos - Mão de Obra - Despesas Administrativas - Projeção de Resultados - Projeção de Fluxo de Caixa Capa Negócio - Definição do Negócio - Equipe - Oportunidade Produto / Serviço Mercado -Clientes - Fornecedores - Concorrentes Plano de Marketing - Propaganda - Ponto (Canal de Distribuição) Plano Financeiro - Investimentos - Mão de Obra - Despesas Administrativas - Projeção de Resultados - Projeção de Fluxo de Caixa

9 3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.1 Como o Plano de Negócios é Possível * Identificar os riscos e propor planos para minimizá-los e até mesmo evitá-los; * Identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e o ambiente de negócio em que você atua; * Conhecer seu mercado e definir estratégias de marketing para seus produtos e serviços; * Analisar e desempenho financeiro de seu negócio, avaliar investimentos, retorno sobre o capital investido. (Estamos na página 54 da apostila) 6/39 Tópico 1

10 3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.2 Motivos Especiais * É um instrumento de diminuição de riscos; * É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo; * Vale a pena? * É o negócio que sonhei? (Estamos na página 56 da apostila) 7/39 Tópico 1

11 3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.3 Definição das Características básicas de um projeto Qual é meu ramo? * Indústria * Comércio * Serviços (Estamos na página 58 da apostila) 8/39 Tópico 1

12 3 Por que fazer um Plano de Negócios 3.4 O que pesa na escolha * Experiência * Mercado Fornecedor * Mercado Consumidor * Recursos financeiros e humanos * Localização * Ponto de Venda (Estamos na página 58 da apostila) 9/39 Tópico 1

13 TÓPICO 2 O Negócio 10/39

14 1 Introdução Na elaboração de um Plano de Negócios, você deve iniciar pela definição do negócio da empresa. (Estamos na página 75 da apostila) 11/39 Tópico 2

15 2 Identificação do Negócio Neste momento, o empreendedor precisará escolher a identidade do seu negócio, quem o formará, como ele será. (Estamos na página 75 da apostila) 12/39 Tópico 2

16 3 Definição do Negócio Nesta parte você deverá descrever o negócio, deixando claro para que ele está sendo criado; como será montado; sua história, grau de risco, etc. (Estamos na página 76 da apostila) 13/39 Tópico 2

17 4 Estruturação da Equipe Apresente rapidamente um parecer sobre os sócios e sobre os principais funcionários. Qual é a formação, quais são os conhecimentos e as experiências de cada um? Quais serão suas tarefas quando o negócio começar a funcionar? (Estamos na página 77 da apostila) 14/39 Tópico 2

18 5 Motivação e Oportunidades De onde vem sua motivação? Por que você escolheu ser dono do próprio negócio: veio de um sonho ou desejo pessoal? Você e sua equipe estão motivados para enfrentar os desafios e dificuldades que virão? Seja realista. (Estamos na página 79 da apostila) 15/39 Tópico 2

19 TÓPICO 3 Produto / Serviço 16/39

20 2 Descrição dos Produtos / Serviços Descrever nesta etapa os produtos e serviços e suas principais características, tais como dados, dimensões, embalagem, métodos de atendimento, etc. (Estamos na página 83 da apostila) 17/39 Tópico 3

21 3 Tecnologia e Processos Nesta etapa apresenta-se o processo de fabricação ou elaboração do produto ou serviço e a tecnologia que será utilizada. Antes de tudo, é necessário informar como se dará a fabricação do produto, desde a matéria prima até o produto final. (Estamos na página 84 da apostila) 18/39 Tópico 3

22 4 Benefícios e Vantagem Competitiva Vantagem competitiva é aquilo que o seu produto/serviço tem que os produtos dos concorrentes não têm. É o que faz ele ser único no mercado. Por que o cliente escolherá o seu produto, e não o do concorrente? (Estamos na página 86 da apostila) 19/39 Tópico 3

23 5 Definição de Preços Nesta etapa apresentam-se as vantagens sobre os preços da concorrência. Alguma promoção? No futuro mudará o preço? (Estamos na página 87 da apostila) 20/39 Tópico 3

24 TÓPICO 4 Definição de Mercado 21/39

25 1 Introdução Para conhecer melhor o mercado é necessário conseguir informações sobre: * Setor (ramo); * Clientela; * Fornecedores; * Concorrência. (Estamos na página 91 da apostila) 22/39 Tópico 4

26 2 O Setor Por que é vantagem abrir um negócio no setor que você está escolhendo para seu empreendimento? Defina bem o seu setor (comércio, indústria ou serviços). (Estamos na página 91 da apostila) 23/39 Tópico 4

27 2 O Setor 2.1 Clientela Qual será o consumidor do seu produto/serviço? Diga onde ele está, qual o seu perfil (idade/sexo, condição financeira e social, estilo de vida), quais são suas necessidades, seu comportamento, etc. Calcule também a quantidade de possíveis consumidores a seu alcance (regional, nacional...). (Estamos na página 92 da apostila) 24/39 Tópico 4

28 2 O Setor 2.2 Fornecedores Apresentam-se as empresas escolhidas para fornecer a matéria-prima para a fabricação do seu produto ou para o desenvolvimento do seu serviço. Citam- se também os fornecedores de máquinas, equipamentos e outros materiais. (Estamos na página 93 da apostila) 25/39 Tópico 4

29 2 O Setor 2.3 Concorrentes É importante identificar quem são seus principais concorrentes, onde estão localizados, quais são os pontos fortes e fracos de cada um e qual é o espaço que seus produtos/serviços ocupam no mercado. (Estamos na página 94 da apostila) 26/39 Tópico 4

30 TÓPICO 5 Plano de Marketing 27/39

31 1 Introdução O Plano de Marketing tem por finalidade ajudar as empresas a atingir seus objetivos. A empresa deve conhecer como conquistará o consumidor, como conseguirá ser melhor que o concorrente e como seu produto entrará no mercado. (Estamos na página 99 da apostila) 28/39 Tópico 5

32 2 Propaganda Como o público tomará conhecimento da existência de seus produtos? O consumidor precisa saber que o seu produto existe e que lhe trará benefícios. Só assim ele poderá comprar o seu produto. (Estamos na página 99 da apostila) 29/39 Tópico 5

33 3 Ponto (Canais de Distribuição) O produto só será vendido se seus consumidores tiverem facilidade de conhecê-lo e de chegar até ele. Para encontrar o melhor ponto, pense: quais são os hábitos dos clientes? Onde estão? Etc. (Estamos na página 100 da apostila) 30/39 Tópico 5

34 TÓPICO 6 Plano Financeiro 31/39

35 2 Investimentos Chamamos de investimentos os gastos de capital que o empreendedor precisará fazer para viabilizar materialmente o seu negócio ou projeto. É preciso criar uma infraestrutura composta de bens e materiais, que possibilite a arrancada e o início das operações. (Estamos na página 107 da apostila) 32/39 Tópico 6

36 2 Investimentos 2.1 Créditos sobre Investimentos Em alguns casos, o valor dos impostos que incidem sobre os bens adquiridos pode (e deve) ser recuperado. É quase indispensável uma consulta à assessoria contábil para identificar quais investimentos caem nesses casos, qual o valor do crédito e como ele será feito. (Estamos na página 107 da apostila) 33/39 Tópico 6

37 3 Mão de Obra 3.1 Pessoal de Produção Pessoal da produção são aqueles funcionários que trabalham no desenvolvimento de um serviço ou na fabricação de um produto da empresa. (Estamos na página 110 da apostila) 34/39 Tópico 6

38 3 Mão de Obra 3.2 Pessoal da Administração Pessoal da administração são aqueles funcionários que não estão diretamente ligados à produção ou à prestação dos serviços. (Estamos na página 111 da apostila) 35/39 Tópico 6

39 4 Despesas Administrativas 4.1 Informações sobre despesas Nesta seção serão vistas as despesas que não estão ligadas à fabricação do produto ou à prestação do serviço. Estas não variam de acordo com a produção. (Estamos na página 112 da apostila) 36/39 Tópico 6

40 5 Projeção de Resultado e Fluxo de Caixa A Projeção de Resultados é o documento financeiro utilizado para planejar e acompanhar o resultado da empresa. (Estamos na página 114 da apostila) 37/39 Tópico 6

41 5 Projeção de Resultados e Fluxo de Caixa 5.1 Projeção de Resultados Econômicos O empreendedor deve conhecer os custos orçados e os resultados planejados para gerir adequadamente os recursos da sua área, visando alcançar ou até mesmo superar as metas. (Estamos na página 115 da apostila) 38/39 Tópico 6

42 5 Projeção de Resultados e Fluxo de Caixa 5.2 Projeção de Fluxo de Caixa O Fluxo de Caixa é uma ferramenta administrativa essencial, que faz a previsão da situação financeira do negócio no decorrer do tempo. (Estamos na página 115 da apostila) 39/39 Tópico 6

43 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

44 PRÓXIMA AULA: Empreendedorismo 3º Encontro da Disciplina 2ª Avaliação da Disciplina (10 Questões Objetivas)


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