Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim Doutor em Engenharia Elétrica e Computação SEDIS – Secretaria de Educação a Distância / UFRN
2
Agenda Introdução; Correio Eletrônico; Blog;
; Grupo; Blog; Reflexão sobre o Uso do e do Blog como Instrumento Pedagógico: Os Desafios e as Soluções.
3
Introdução […] o computador é bastante atraente pelo fato de ser dinâmico, interativo e programável (Greeenfields,1988). […] a digitalização permite associar na mesma mídia e mixar finamente os sons, as imagens animadas e os textos. […] o hipertexto digital seria, portanto, definido como uma coleção de informações multimodais dispostas em rede para a navegação rápida e intuitiva” (Levy, 2008).
4
Introdução Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente da convencional. O professor não é o “informador”, o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, em revistas, livros, textos, endereços de todo o mundo. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece.
5
Vamos Fazer Download do Mundo
6
E-Mail: Correio Eletrônico
É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação, da Internet.
7
E-Mail: Uso Pedagógico
Participar destes processos de comunicação é fundamental ter um endereço de . Muito de vocês já têm e usam este recurso com assiduidade. No entanto, o uso pedagógico deste recurso não é tão freqüente. Assim, a proposta é conhecer ou aprofundar o conhecimentos sobre correio eletrônico, vivenciando o que ele oferece e como é possível usá-lo em práticas pedagógicas interessantes.
8
Atualmente, existem vários serviços gratuitos, sendo os mais conhecidos o: Gmail, serviço de mail do Google com 7GB de espaço; Yahoo, com espaço supostamente ilimitado; Hotmail, serviço da Microsoft com 5GB de espaço e IG, com 2 GB de espaço.
9
Criar uma Conta no GMAIL
10
Vamos Fazer uma Prática no GMAIL
11
Lista de Discussão E uma ferramenta que permite a um grupo de pessoas trocar mensagens via , simultaneamente, entre todos os membros de um grupo. Quando um é enviado para o endereço da lista de discussão, todos os endereços de mail inscritos nesta lista o recebem. Cadastrar de todos no Grupo: UCA-SEDIS-UFRN
12
Lista de Discussão O objetivo da lista de discussão é debater um assunto, via (correio eletrônico), com os participantes cadastrados nesta lista, configurando-se numa comunidade colaborativa virtual que se reúnem “em torno de interesses bem determinados e operam via s como forma de contato” (MARCUSHI, 2001). Outra definição de lista de discussão é feita por Levy (1990): “O correio eletrônico permite enviar, de uma só vez, uma mesma mensagem a uma lista (que pode ser longa) de correspondentes, bastando indicar essa lista. Assim, não é necessário fazer fotocópias do documento, nem digitar diversos números telefônicos, um após o outro”.
13
Lista de Discussão A lista de discussão é um endereço de para o qual um usuário envia uma mensagem. Esta mensagem é automaticamente enviada para todos os membros cadastrados nesta lista. Estas mensagens são recebidas através do e- mail de cada participante.
14
Lista de Discussão Examine a caixa de entrada de seu gmail e verifique as mensagens recebidas. Você verá uma mensagem/convite para participar da lista de discussão, criada para tua turma. Aceite o convite para participar da lista de discussão clicando no link, que aparece na mensagem, e que inicia com e depois siga adiante.
15
Como utilizar o E-Mail como Ferramenta Pedagógica ?
16
Blog Antes de criar um Blog vamos Navegar na Blogosfera;
Antes de criar um Blog vamos Navegar na Blogosfera; Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os blogs como uma comunidade ou rede social. O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs são, essencialmente, apenas os textos publicados por um autor ou blogueiro, enquanto que a blogosfera é um fenômeno social.
17
Vamos Criar um Blog
18
Blog: Praticando Faça uma postagem, contando um pouco da experiência que você já tem com tecnologia na sua vida pessoal ou na escola com seus alunos ou colegas; Quais as expectativas com o Projeto UCA na sua escola ou o que você imagina que vai mudar na sua escola e nas salas de aula com a entrada do laptop.
19
Atividade Enviar para a lista o endereço do seu Blog;
Vá no Blog de um colega e post um comentário;
20
Como utilizar Blogs em Sala de Aula ?
21
Formar Grupos: Debate Propor uma metodologia para o uso dessas tecnologias nas escolas de Você. Devem apresentar problemas e soluções.
22
Referencias GREENFIELDS, Patrícia Marks. O desenvolvimento do raciocínio na era da eletrônica: os efeitos da tv, computadores e videogames. São Paulo: Summus, 1988. LÉVY, Pierre. A Nova Mídia, Disponível em: nova-midia/.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.