A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da palavra CORRUPÇÃO COR.RUP.ÇÃO – s.f.(Substantivo Feminino) Proveniente do Latim corruptione 1. Ação ou efeito de corromper (-se) 2. Depravação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da palavra CORRUPÇÃO COR.RUP.ÇÃO – s.f.(Substantivo Feminino) Proveniente do Latim corruptione 1. Ação ou efeito de corromper (-se) 2. Depravação."— Transcrição da apresentação:

1 Origem da palavra CORRUPÇÃO COR.RUP.ÇÃO – s.f.(Substantivo Feminino) Proveniente do Latim corruptione 1. Ação ou efeito de corromper (-se) 2. Depravação 3. Suborno Var.(Variante): Corrução Fonte: Dicionário Celso Pedro Luft, São Paulo, editora Ática, 2001.

2 CAUSAS DA CORRUPÇÃO 1 - A certeza da impunidade é fator altamente determinante para o crescente aumento e generalização da corrupção. Nicolau Maquiavel disse uma coisa interessante:.... onde muitos erram a nenhum se castiga e quando as faltas pequenas são punidas, as grandes e graves são premiadas. 2 - As disparidades salariais do serviço público. Servidores com altos salários, quase sempre desproporcionais aos cargos que ocupam. 3 - A burocracia complexa e enervante, que não focaliza o resultado dos processos.

3 4 - Os tributos escorchantes, que fazem com que empresas os soneguem para sobreviverem. 5 - A grande quantidade de leis confusas, levando a uma série de interpretações por parte do administrador, que podem propiciar a corrupção. (brechas na lei) 6 - A figura do intermediário, do despachante, a exigir propinas em troca de facilidades. (lobistas) Estas são apenas algumas causas que levam as pessoas a praticar atos de corrupção.

4 CONSEQÜÊNCIAS DA CORRUPÇÃO Verbas não chegam ao seu destino; Saúde em condições precárias; Falta de dinheiro para as universidades públicas; Ensino Público de má qualidade; Custo das obras duplicados ou triplicados; Falta de recursos para investimentos na infra-estrutura do país

5 Corrupção é Crime Estabelece o art. 317 do Código Penal que constitui crime: Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem. A pena: reclusão de um a oito anos e multa.

6 Combate à Corrupção Transparência dos atos administrativos (internet); Maior fiscalização por parte dos tribunais de contas; Burocracia mais objetiva, com maior controle aos atos do Governo; Maior educação a população (formação e informação); Eficiência e celeridade da Justiça; Fim da impunidade Participação do cidadão (denúncias) Imprensa Livre

7 Reforma Política Cláusula de Barreira Financiamento Público de Campanha; Fidelidade Partidária; Tempo de Filiação; Proibição de Coligações; Voto em Lista Federação dos Partidos.

8 Indíce de Percepções da Corrupção 2003

9 Barômetro Global da Corrupção

10 Corrupção no Mundo Caso Watergate – Ano EUA Operação Mãos Limpas – Ano Itália Fujimori – Ano de Peru

11 Casos de Corrupção no Brasil Encol – Construtora que deu calote em famílias Escândalo envolvendo diversos bancos na maior fraude bancária do Brasil, entre eles Banco Nacional, Bamerindus, MARKA, Banespa, Banorte Corrupção no futebol, caso ISL – Grêmio

12 João Alves Máfia do orçamento, também chamada de anões, responsável por desvios milionários de verbas do Orçamento- Geral da União.

13 Jorgina de Freitas X INSS

14 Fernando Collor de Mello

15 Fernando Henrique Cardoso Compra de votos para a reeleição; Sivam – Sistema de Vigilância da Amazônia – supercontrato de US$ 1,5 bilhões

16 Governo Lula Corrupção nos Correios Financiamento de campanhas políticas com dinheiro desviado de empresas públicas

17 PC Farias X Marcos Valério

18 MENSALÃO

19 Corrupção é problema de todo o mundo e combatê-la é fundamental se quisermos consolidar os avanços democráticos e socioeconômicos BILL CLINTON Não há lei nem Constituição que possa pôr fim à corrupção universal NICOLAU MAQUIÁVEL


Carregar ppt "Origem da palavra CORRUPÇÃO COR.RUP.ÇÃO – s.f.(Substantivo Feminino) Proveniente do Latim corruptione 1. Ação ou efeito de corromper (-se) 2. Depravação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google