A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS Apresentação feita a partir de apostila do Professor Francisco de Assis Moura Sobreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS Apresentação feita a partir de apostila do Professor Francisco de Assis Moura Sobreira."— Transcrição da apresentação:

1 EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS Apresentação feita a partir de apostila do Professor Francisco de Assis Moura Sobreira.

2 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 1.O tribunal inverteu o mando de campo. A ___ do mando de campo foi feita pelo tribunal.

3 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 1. O tribunal inverteu o mando de campo. A inversão do mando de campo foi feita pelo tribunal. 2. É necessário que alguém verta o texto para o francês. É necessário que alguém faça a ___ do texto para o francês.

4 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 1. O tribunal inverteu o mando de campo. A inversão do mando de campo foi feita pelo tribunal. 2. É necessário que alguém verta o texto para o francês. É necessário que alguém faça a versão do texto para o francês. 3. Ela foi compelida a tomar aquela decisão. Sua decisão foi ___.

5 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 1. O tribunal inverteu o mando de campo. A inversão do mando de campo foi feita pelo tribunal. 2. É necessário que alguém verta o texto para o francês. É necessário que alguém faça a versão do texto para o francês. 3. Ela foi compelida a tomar aquela decisão. Sua decisão foi compulsória.

6 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 4. As águas do rio corriam tranqüilamente até o ponto onde seu ___ era desviado.

7 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 4. As águas do rio corriam tranqüilamente até o ponto onde seu curso era desviado. 5. O motorista incorreu em quatro artigos do Código de Trânsito. O motorista estava ___ em quatro artigos do Código de Trânsito.

8 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 4. As águas do rio corriam tranqüilamente até o ponto onde seu curso era desviado. 5. O motorista incorreu em quatro artigos do Código de Trânsito. O motorista estava incurso em quatro artigos do Código de Trânsito. 6. O homem percorreu três quilômetros em meia hora. O homem fez o ___ de três quilômetros em meia hora.

9 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 4. As águas do rio corriam tranqüilamente até o ponto onde seu curso era desviado. 5. O motorista incorreu em quatro artigos do Código de Trânsito. O motorista estava incurso em quatro artigos do Código de Trânsito. 6. O homem percorreu três quilômetros em meia hora. O homem fez o percurso de três quilômetros em meia hora.

10 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 7. Foi solicitado que todos os funcionários concorressem. Foi solicitado o ___ de todos os funcionários.

11 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 7. Foi solicitado que todos os funcionários concorressem. Foi solicitado o concurso de todos os funcionários. 8. Para saldas as dívidas, o rapaz recorreu ao tio. Talvez fosse seu último ___.

12 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 7. Foi solicitado que todos os funcionários concorressem. Foi solicitado o concurso de todos os funcionários. 8. Para saldas as dívidas, o rapaz recorreu ao tio. Talvez fosse seu último recurso. 9. O músculo distendeu. A ___ do músculo.

13 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 7. Foi solicitado que todos os funcionários concorressem. Foi solicitado o concurso de todos os funcionários. 8. Para saldas as dívidas, o rapaz recorreu ao tio. Talvez fosse seu último recurso. 9. O músculo distendeu. A distensão do músculo.

14 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 10. A polícia apreendeu várias carteiras de habilitação. Foi feita a ___ de várias carteiras de habilitação pela polícia.

15 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 10. A polícia apreendeu várias carteiras de habilitação. Foi feita a apreensão de várias carteiras de habilitação pela polícia. 11. O advogado defenderá o réu. Será feita a ___ do réu pelo advogado.

16 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 10. A polícia apreendeu várias carteiras de habilitação. Foi feita a apreensão de várias carteiras de habilitação pela polícia. 11. O advogado defenderá o réu. Será feita a defesa do réu pelo advogado. 12. O diretor compreendeu os motivos de minha renúncia. Houve a ___ do réu pelo advogado.

17 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 10. A polícia apreendeu várias carteiras de habilitação. Foi feita a apreensão de várias carteiras de habilitação pela polícia. 11. O advogado defenderá o réu. Será feita a defesa do réu pelo advogado. 12. O diretor compreendeu os motivos de minha renúncia. Houve a compreensão do réu pelo advogado.

18 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 13. Os organizadores suspenderam a prova automobilística. A ___ da prova automobilística pelos organizadores.

19 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 13. Os organizadores suspenderam a prova automobilística. A suspensão da prova automobilística pelos organizadores. 14. O engenheiro ascendeu rapidamente na escala social. A ___ rápida do engenheiro na escala social.

20 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 13. Os organizadores suspenderam a prova automobilística. A suspensão da prova automobilística pelos organizadores. 14. O engenheiro ascendeu rapidamente na escala social. A ascensão rápida do engenheiro na escala social. 15. Depreendemos perfeitamente a idéia. A perfeita ___ da idéia por nós.

21 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 13. Os organizadores suspenderam a prova automobilística. A suspensão da prova automobilística pelos organizadores. 14. O engenheiro ascendeu rapidamente na escala social. A ascensão rápida do engenheiro na escala social. 15. Depreendemos perfeitamente a idéia. A perfeita depreensão da idéia por nós.

22 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 16. Ele pretendia fazer modificações radicais na firma, todavia a sua ___ não foi bem recebida pelos funcionários.

23 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 16. Ele pretendia fazer modificações radicais na firma, todavia a sua pretensão não foi bem recebida pelos funcionários. 17. O Ministro da Fazenda conterá a despesa. A ___ da despesa pelo Ministro da Fazenda.

24 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 16. Ele pretendia fazer modificações radicais na firma, todavia a sua pretensão não foi bem recebida pelos funcionários. 17. O Ministro da Fazenda conterá a despesa. A contenção da despesa pelo Ministro da Fazenda. con.ten.ção.1 s. f. Ato de contender; questão, litígio. con.ten.ção.2 s. f. 1. Ato de conter ou conter-se. 2. Cir. Ação de aparelhos cirúrgicos que imobilizam.

25 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 16. Ele pretendia fazer modificações radicais na firma, todavia a sua pretensão não foi bem recebida pelos funcionários. 17. O Ministro da Fazenda conterá a despesa. A contenção da despesa pelo Ministro da Fazenda. 18. Os criminosos foram detidos. A ___ dos criminosos.

26 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 16. Ele pretendia fazer modificações radicais na firma, todavia a sua pretensão não foi bem recebida pelos funcionários. 17. O Ministro da Fazenda conterá a despesa. A contenção da despesa pelo Ministro da Fazenda. 18. Os criminosos foram detidos. A detenção dos criminosos.

27 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 19. O dono da firma reteve o carro. A ___ do carro pelo dono da firma.

28 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 19. O dono da firma reteve o carro. A retenção do carro pelo dono da firma. 20. Ele costuma ater-se a ninharias. Ele costuma dar ___ a ninharias.

29 EXERCÍCIO 1 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada: 19. O dono da firma reteve o carro. A retenção do carro pelo dono da firma. 20. Ele costuma ater-se a ninharias. Ele costuma dar atenção a ninharias.

30 1.A madeira estava áspera. ___ EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça.

31 1.A madeira estava áspera. A aspereza da madeira. 2. O diretor do Franco foi franco. ___ EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça.

32 1.A madeira estava áspera. A aspereza da madeira. 2. O diretor do Franco foi franco. A franqueza do diretor do Franco. 3. Os contornos eram nítidos. ___ EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça.

33 EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça. 1.A madeira estava áspera. A aspereza da madeira. 2. O diretor do Franco foi franco. A franqueza do diretor do Franco. 3. Os contornos eram nítidos. A nitidez dos contornos.

34 EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça. 1.A madeira estava áspera. A aspereza da madeira. 2. O diretor do Franco foi franco. A franqueza do diretor do Franco. 3. Os contornos eram nítidos. A nitidez dos contornos. 4. O ancião era lúcido. ___

35 EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça. 1.A madeira estava áspera. A aspereza da madeira. 2. O diretor do Franco foi franco. A franqueza do diretor do Franco. 3. Os contornos eram nítidos. A nitidez dos contornos. 4. O ancião era lúcido. A lucidez do ancião.

36 EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça. 5. O terreno ficou limpo. ___

37 EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça. 5. O terreno ficou limpo. A limpeza do terreno. 6. O regulamento será rígido. ___

38 EXERCÍCIO 2 – Siga o modelo: A moça era bela. / A beleza da moça. 5. O terreno ficou limpo. A limpeza do terreno. 6. O regulamento será rígido. A rigidez do regulamento.

39 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 1.Ele foi readmitido após calorosa disussão. A ___ dele foi feita após calorosa discussão.

40 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 1.Ele foi readmitido após calorosa disussão. A readmissão dele foi feita após calorosa discussão. 2. Os cheques forma emitidos com erros. A ___ dos cheques foi feita com erros.

41 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 1.Ele foi readmitido após calorosa disussão. A readmissão dele foi feita após calorosa discussão. 2. Os cheques forma emitidos com erros. A emissão dos cheques foi feita com erros. 3. O funcionário foi demitido a bem do serviço. A ___ do funcionário a bem do serviço.

42 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 1.Ele foi readmitido após calorosa disussão. A readmissão dele foi feita após calorosa discussão. 2. Os cheques forma emitidos com erros. A emissão dos cheques foi feita com erros. 3. O funcionário foi demitido a bem do serviço. A demissão do funcionário a bem do serviço. 4. O nosso ingresso foi permitido pelos organizadores. A ___ do nosso ingresso foi dada pelos organizadores.

43 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 1.Ele foi readmitido após calorosa disussão. A readmissão dele foi feita após calorosa discussão. 2. Os cheques forma emitidos com erros. A emissão dos cheques foi feita com erros. 3. O funcionário foi demitido a bem do serviço. A demissão do funcionário a bem do serviço. 4. O nosso ingresso foi permitido pelos organizadores. A permissão do nosso ingresso foi dada pelos organizadores.

44 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 5. A notícia foi transmitida pelos canais competentes. A ___ da notícia pelos canais competentes.

45 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 5. A notícia foi transmitida pelos canais competentes. A transmissão da notícia pelos canais competentes. 6. A vitória tinha repercutido rapidamente. A ___ da vitória foi rápida.

46 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 5. A notícia foi transmitida pelos canais competentes. A transmissão da notícia pelos canais competentes. 6. A vitória tinha repercutido rapidamente. A repercussão da vitória foi rápida. 7. O assunto foi discutido por todos os membros da assembléia. A ___ do assunto foi feita por todos os membros da assembléia.

47 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 5. A notícia foi transmitida pelos canais competentes. A transmissão da notícia pelos canais competentes. 6. A vitória tinha repercutido rapidamente. A repercussão da vitória foi rápida. 7. O assunto foi discutido por todos os membros da assembléia. A discussão do assunto foi feita por todos os membros da assembléia.

48 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 8.O erro foi admitido por todos os assessores. A ___ do erro foi feita por todos os assessores.

49 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 8.O erro foi admitido por todos os assessores. A admissão do erro foi feita por todos os assessores. 9. Foi omitida a parte inicial do discurso. A ___ da parte inicial do discurso foi feita.

50 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 8.O erro foi admitido por todos os assessores. A admissão do erro foi feita por todos os assessores. 9. Foi omitida a parte inicial do discurso. A omissão da parte inicial do discurso foi feita. 10. As encomendas foram remetidas em tempo hábil. A ___ das encomendas foi feita em tempo hábil.

51 EXERCÍCIO 3 – Faça as modificações necessárias, tomando por base a palavra sublinhada. 8.O erro foi admitido por todos os assessores. A admissão do erro foi feita por todos os assessores. 9. Foi omitida a parte inicial do discurso. A omissão da parte inicial do discurso foi feita. 10. As encomendas foram remetidas em tempo hábil. A remessa das encomendas foi feita em tempo hábil.

52 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 1.Todos estavam estupefatos com a notícia. A ___ de todos com a notícia. ab.je.to adj. Indigno, desprezível; ignóbil, vil. ab.je.ção s. f. Aviltamento, labéu, opróbrio, torpeza, vileza. ob.je.tar v. 1. Tr. dir. e tr. ind. Fazer objeção; opor-se a. 2. Tr. ind. Apresentar como objeção. 3. Tr. dir. Exprobrar, lançar em rosto. ob.je.ção s. f. 1. Ato ou efeito de objetar. 2. Oposição.

53 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 1.Todos estavam estupefatos com a notícia. A estupefação de todos com a notícia. es.tu.pe.fa.to adj. 1. Med. Entorpecido. 2. Atônito, pasmado, assombrado. es.tu.pe.fa.ção s. f. 1. Med. Adormecimento de uma parte do corpo. 2. Pasmo, assombro, espanto.

54 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 1.Todos estavam estupefatos com a notícia. A estupefação de todos com a notícia. 2. A moça ficou aflita. A ___ da moça.

55 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 1.Todos estavam estupefatos com a notícia. A estupefação de todos com a notícia. 2. A moça ficou aflita. A aflição da moça. 3. O raciocínio era abstrato. A ___ do raciocínio.

56 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 1.Todos estavam estupefatos com a notícia. A estupefação de todos com a notícia. 2. A moça ficou aflita. A aflição da moça. 3. O raciocínio era abstrato. A abstração do raciocínio.

57 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 4. O resultado havia sido predito. A ___ do resultado.

58 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 4. O resultado havia sido predito. A predição do resultado. 5. Todos estavam sujeitos ao controle da administração. A ___ de todos ao controle da administração.

59 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 4. O resultado havia sido predito. A predição do resultado. 5. Todos estavam sujeitos ao controle da administração. A sujeição de todos ao controle da administração. 6. O advogado foi eleito. A ___ do advogado.

60 EXERCÍCIO 4 – Siga o modelo: A proposta era abjeta. A abjeção da proposta. 4. O resultado havia sido predito. A predição do resultado. 5. Todos estavam sujeitos ao controle da administração. A sujeição de todos ao controle da administração. 6. O advogado foi eleito. A eleição do advogado.

61 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demi__ão 2. inverter – inver__ão 3. carinho – carinho__o 4. liso – ali__ar 5. francês – afrance__ar 6. rico – rique__a 7. canto – can__ão 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

62 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inver__ão 3. carinho – carinho__o 4. liso – ali__ar 5. francês – afrance__ar 6. rico – rique__a 7. canto – can__ão 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

63 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinho__o 4. liso – ali__ar 5. francês – afrance__ar 6. rico – rique__a 7. canto – can__ão 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

64 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – ali__ar 5. francês – afrance__ar 6. rico – rique__a 7. canto – can__ão 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

65 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – alisar 5. francês – afrance__ar 6. rico – rique__a 7. canto – can__ão 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

66 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – alisar 5. francês – afrancesar 6. rico – rique__a 7. canto – can__ão 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

67 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – alisar 5. francês – afrancesar 6. rico – riqueza 7. canto – can__ão 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

68 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – alisar 5. francês – afrancesar 6. rico – riqueza 7. canto – canção 8. reprimir – repre__ão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

69 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – alisar 5. francês – afrancesar 6. rico – riqueza 7. canto – canção 8. reprimir – repressão 9. repercutir – repercu__ão 10. refeito – refei__ão

70 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – alisar 5. francês – afrancesar 6. rico – riqueza 7. canto – canção 8. reprimir – repressão 9. repercutir – repercussão 10. refeito – refei__ão

71 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 1.demitir – demissão 2. inverter – inversão 3. carinho – carinhoso 4. liso – alisar 5. francês – afrancesar 6. rico – riqueza 7. canto – canção 8. reprimir – repressão 9. repercutir – repercussão 10. refeito – refeição

72 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predile__ão 12. transcorrer – transcur__o 13. pesquisa – pesqui__ar 14. terror – aterrori__ar 15. contrito – contri__ão 16. imergir – imer__ão 17. converter – conver__ão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

73 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcur__o 13. pesquisa – pesqui__ar 14. terror – aterrori__ar 15. contrito – contri__ão 16. imergir – imer__ão 17. converter – conver__ão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

74 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesqui__ar 14. terror – aterrori__ar 15. contrito – contri__ão 16. imergir – imer__ão 17. converter – conver__ão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

75 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrori__ar 15. contrito – contri__ão 16. imergir – imer__ão 17. converter – conver__ão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

76 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrorisar 15. contrito – contri__ão 16. imergir – imer__ão 17. converter – conver__ão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

77 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrorizar 15. contrito – contrição 16. imergir – imer__ão 17. converter – conver__ão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

78 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrorizar 15. contrito – contrição 16. imergir – imersão 17. converter – conver__ão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

79 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrorizar 15. contrito – contrição 16. imergir – imersão 17. converter – conversão 18. interdito – interdi__ão 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

80 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrorizar 15. contrito – contrição 16. imergir – imersão 17. converter – conversão 18. interdito – interdição 19. aviso – avi__ar 20. final – finali__ar

81 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrorizar 15. contrito – contrição 16. imergir – imersão 17. converter – conversão 18. interdito – interdição 19. aviso – avisar 20. final – finali__ar

82 EXERCÍCIO 5 – Preencha as lacunas: 11. predileto – predileção 12. transcorrer – transcurso 13. pesquisa – pesquisar 14. terror – aterrorizar 15. contrito – contrição 16. imergir – imersão 17. converter – conversão 18. interdito – interdição 19. aviso – avisar 20. final – finalizar E parafinalizar este módulo...

83 EXERCÍCIO 6 – Observe, nos vocábulos que se seguem, que o mesmo sufixo pode ser escrito de formas diferentes: com Ç (aplicação), S (expansão) e SS (intromissão). Assinale a série em que um dos substantivos apresenta o sufixo gravado de modo incorreto: ( ) A – rendição – presunção – fixação; ( ) B – discussão – excessão – admissão; ( ) C – diversão – compreensão – distensão; ( ) D – paralisação – pulsação – cassação; ( ) E – submissão – sucessão – concessão.

84 EXERCÍCIO 6 – Observe, nos vocábulos que se seguem, que o mesmo sufixo pode ser escrito de formas diferentes: com Ç (aplicação), S (expansão) e SS (intromissão). Assinale a série em que um dos substantivos apresenta o sufixo gravado de modo incorreto: ( ) A – rendição – presunção – fixação; ( ) B – discussão – excessão – admissão; ( ) C – diversão – compreensão – distensão; ( ) D – paralisação – pulsação – cassação; ( ) E – submissão – sucessão – concessão. X (exceção)

85 FIM. fim s. m. 1. Termo, conclusão, remate. 2. Extremidade, limite de espaço, extensão ou tempo. 3. Intenção, propósito. 4. Escopo, alvo, objeto, fito, mira. 5. Morte. Produzido por claudio.azevedo.com em novembro de 2007.


Carregar ppt "EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS Apresentação feita a partir de apostila do Professor Francisco de Assis Moura Sobreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google