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INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN DISCIPLINA: GESTÃO ORGANIZACIONAL PROFESSOR: RAFAELLI FREIRE GESTÃO ORGANIZACIONAL.

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1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN DISCIPLINA: GESTÃO ORGANIZACIONAL PROFESSOR: RAFAELLI FREIRE GESTÃO ORGANIZACIONAL 00:55

2 O QUE É GESTÃO ORGANIZACIONAL? É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos materiais, financeiros e humanos das organizações. Objetiva manter a organização competitiva a curto, médio e longo prazo. 00:55

3 O surgimento da Administração 00:55 Produção artesanal Produção manual e com pouca organização Revolução Industrial Crescimento da produção e do mercado consumidor Introdução dos princípios administrativos Para aumentar a produtividade, reduzir custos

4 Consequências da Revolução Industrial Mecanização/ Automação Velocidade/ Qualidade/ Competitividade Avanço dos transporte e comunicações Redução de Custos Obra de FAYOL Obra de TAYLOR 00:55 História da Administração

5 A OBRA DE TAYLOR Administração científica 00:55

6 Obra de TAYLOR (períodos) 1º período (1903): estudo de Tempos e Movimentos 2º período (1911): a empresa possuía 3 males: Vadiagem dos operários Despadronização das tarefas e técnicas Falta de conhecimento dos supervisores 00:55

7 Taylor defendeu que a administração deveria ser tratada de forma científica e não empírica (Organização Racional do Trabalho) Criou o princípio da exceção para controlar as operações Buscava excessivamente especializar as tarefas 00:55 Obra de TAYLOR

8 A ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO (ORT) 00:55

9 Obra de TAYLOR Aspectos abordados na Organização Racional do Trabalho 1. 1.Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos 2. 2.Estudo da fadiga humana 3. 3.Divisão do trabalho e especialização do operário 4. 4.Desenho de cargos e tarefas 5. 5.Incentivos salariais e prêmios de produção 6. 6.Homo economicus 7. 7.Condições ambientais de trabalho 8. 8.Padronização de métodos e máquinas 9. 9.Supervisão funcional 00:55

10 Obra de TAYLOR 1. Análise do trabalho e estudo dos Tempos e Movimentos Eliminação do desperdício do esforço humano Eliminação do desperdício do esforço humano Estabelecimento de normas para execução do trabalho Estabelecimento de normas para execução do trabalho Adaptação dos operários às tarefas Adaptação dos operários às tarefas Especialização do operário Especialização do operário 04 principais objetivos 00:55

11 Obra de TAYLOR 1. Análise do trabalho e estudo dos Tempos e Movimentos Observação metódica de cada movimento do operário enquanto realizava a tarefa Observação metódica de cada movimento do operário enquanto realizava a tarefa Divisão e subdivisão dos movimentos de cada tarefa e operário Divisão e subdivisão dos movimentos de cada tarefa e operário Ordenação dos movimentos de cada tarefa Ordenação dos movimentos de cada tarefa Eliminação dos movimentos desnecessários Eliminação dos movimentos desnecessários Racionalização ou junção dos movimentos necessários Racionalização ou junção dos movimentos necessários Tempo médio de cada tarefa + tempo de espera resultou no conceito de Tempo Padrão Tempo médio de cada tarefa + tempo de espera resultou no conceito de Tempo Padrão 00:55

12 Fordismo 00:55

13 FORDISMO Fundação da FORD Motor Co Fundação da FORD Motor Co Produção de carros populares Produção de carros populares Assistência técnica e sistema de concessionárias Assistência técnica e sistema de concessionárias Um dos primeiros a utilizar incentivos não salariais para os empregados Um dos primeiros a utilizar incentivos não salariais para os empregados Estabeleceu pagamento de salário mínimo e jornada de trabalho de 08 horas diárias (na época a média era entre 10 e 12 horas) Estabeleceu pagamento de salário mínimo e jornada de trabalho de 08 horas diárias (na época a média era entre 10 e 12 horas) Através da racionalização do trabalho, criou a linha de montagem em série/ massa Através da racionalização do trabalho, criou a linha de montagem em série/ massa 00:55

14 Princípios de HENRY FORD Intensificação: diminuir o tempo de execução das tarefas Economicidade: diminuição dos níveis de estoque Produtividade: especialização do empregado e linha de montagem. 00:55

15 TOYOTISMO 00:55

16 TOYOTISMO Idealizado, nos anos 50, por Eiji Toyoda e Taichi Hono, após observação do modelo Fordista de produção Nasceu no Japão, na Toyota, da necessidade de enxugar a produção A lógica principal era produzir de acordo com a demanda, é o que hoje chamamos de produção Just in Time O Fordismo produzia para vender, o Toyotismo vendia para produzir 00:55

17 Flexibilização: produzir de acordo com as necessidades e desejos da demanda, evitando assim os desperdícios Controle de qualidade total: os funcionários eram responsáveis pela qualidade do produto e por isso deveriam qualificar-se cada vez mais. Trabalho em equipe: o trabalho passou a ser feito em equipe com a presença de um líder Obs.: peças encontradas com defeito eram faladas em voz alta o nome do responsável pela produção 00:55 TOYOTISMO Características

18 Utilização do método Kanban para controle da produção Automatização: utilização de máquinas que desligavam quando ocorriam problemas. Dessa forma um único funcionário controlava várias máquinas A lógica da relação trabalhador – patrão é muito parecida com o modelo Fordista, porém mais flexível A lógica era produzir o máximo possível para acumular capital. 00:55 TOYOTISMO Características

19 A OBRA DE FAYOL Teoria Clássica 00:55

20 Teoria Clássica da Administração Idealizada/ fundada por Henry FAYOL Ênfase na estrutura da empresa Parte do todo para o individual A empresa possui 06 funções básicas: Técnicas: hoje é Produção Comerciais: hoje é Marketing Financeiras Segurança: hoje é o RH Contábeis Administrativas: integra as 05 anteriores 00:55

21 Para FAYOL o processo de Administrar é composto de 05 funções: Prever: hoje é o planejamento Organizar Comandar: hoje é a direção Coordenar Controlar: hoje é controle A função administrativa está presente em todos os níveis 00:55 Teoria Clássica da Administração

22 Os autores defendiam que deveria ser criada a Ciência da Administração A administração deveria ser estudada em escolas e universidades, de forma organizada e metódica, para formar Administradores Existem órgãos de linha (execução) e Staff (apoio) 00:55 Teoria Clássica da Administração

23 Críticas à Teoria da Administração Científica Preocupação restrita às tarefas, cargos e funções Acreditar que o empregado era motivado apenas por bens materiais ou salários Inibição da criatividade do funcionário/ engessamento do processo produtivo Desumanização do trabalho Excessiva especialização do trabalho Conclusões tomadas com base em observações 00:55

24 ABORDAGEM CLÁSICA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA TAYLOR TEORIA CLÁSSICA FAYOL 00:55

25 Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Deixa o hospital para começar sua nova vida, mas é equivocadamente preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Filme TEMPOS MODERNOS CHALES CHAPLIN 00:55


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