A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Equação Básica do Mercado A Teoria dos Preços. Que Faz o Mercado? Os mercados revelam o valor das coisas? O que e valor? Porque os diamantes valem mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Equação Básica do Mercado A Teoria dos Preços. Que Faz o Mercado? Os mercados revelam o valor das coisas? O que e valor? Porque os diamantes valem mais."— Transcrição da apresentação:

1 A Equação Básica do Mercado A Teoria dos Preços

2 Que Faz o Mercado? Os mercados revelam o valor das coisas? O que e valor? Porque os diamantes valem mais que agua? Valor em uso Valor em cambio Os mercados revelam a escassez? Porque o preço do petróleo fico quase constante por cem anos? Porque pescamos o bacalhau do Atlântico do Norte quase à extinção sem muito mudança de preço?

3 Que Faz o Mercado? Os mercados equilibram oferta e demanda Isto significa que todo mundo pode satisfazer a sua demanda por qualquer coisa? Função de racionamento dos preços Função de alocação dos preços

4 Componentes da Equação Utilidade marginal MU xm, Mu ym, MU xn, MU yn x = um produto (ex. um remédio que salva vida), y = outro produto (ex. um cosmético) n = uma pessoa (ex. um Americano rico), m = outra pessoa (ex. um Africano pobre) O que é a utilidade marginal de uma cura para a doença do sono para alguém morrendo da doença? O que é a utilidade marginal de Vaniqa para alguém com pelo facial demais?

5 Componentes da Equação Fatores são os insumos da produção. Preços dos fatores = P a, P b, P c P a o salário de um cientista necessário para produzir a comodidade P b o custo do equipamento de laboratório necessário para produzir a comodidade P c o o custo da matéria prima (ex. eflornitina) Produto Físico Marginal (PFM ax, PFM ay, PFM bx, PFM by, PFM cx, PFM cy ) Assuma que os outros fatores de produção são constantes As leis da física: pode produzir mais pizza simplesmente utilizando mais cozinheiros?

6 O Mercado Perfeito Todos as firmas e consumidores aceitam os preços atuais; não podem influenciar os preços Todos as firmas e consumidores aceitam os preços atuais; não podem influenciar os preços Como se mudam os preços? Como se mudam os preços? Os planos são ajustados aos preços Os planos são ajustados aos preços

7 Conceitos Básicos A lei da utilidade marginal diminuindo A lei da utilidade marginal diminuindo Asuma o oposto, utilidade marginal aumentando Asuma o oposto, utilidade marginal aumentando A lei do produto físico marginal diminuindo A lei do produto físico marginal diminuindo Assuma o oposto, produto físico marginal aumentando Assuma o oposto, produto físico marginal aumentando E as economias de escala? E as economias de escala?

8 Conceitos Básicos Principio equimarginal da maximização Principio equimarginal da maximização Para o consumidor maximizar utilidade Para o consumidor maximizar utilidade MU/P = MU/P MU xn /P x = MU yn /P y Rearranja para conseguir MU /MU = P /P Rearranja para conseguir MU xn /MU yn = P x /P y Para o produtor maximizar lucro Para o produtor maximizar lucro MPP/P=MPP/P MPP ax /P a =MPP bx /P b Como esta relacionado aos preços de x e y? Como esta relacionado aos preços de x e y? P=P(MPP) = P(MPP) ou P=P/MPP= P=P/MPP P a =P x (MPP ax ) = P y (MPP ay ) ou P x =P a /MPP ax = P y =P a /MPP ay Rearranja para conseguir MPP/MPP=P/P Rearranja para conseguir MPP ay /MPP ax =P x /P y

9 Conceitos Básicos Quais industrias ficam com os recursos? Quais industrias ficam com os recursos? Qual industria pode pagar mais por cientistas, laboratórios e matérias primas, ela que produz remédios essenciais para os pobres, ou cosméticos para os ricos? Qual industria pode pagar mais por cientistas, laboratórios e matérias primas, ela que produz remédios essenciais para os pobres, ou cosméticos para os ricos? Função de alocação dos preços Função de alocação dos preços Quais consumidores ficam com os produtos? Quais consumidores ficam com os produtos? Quem pode pagar mais para eflornitina, o Africano pobre morrendo da doença do sono, ou a mulher rica e peluda? Quem pode pagar mais para eflornitina, o Africano pobre morrendo da doença do sono, ou a mulher rica e peluda? Função de alocação dos preços Função de alocação dos preços

10 A Equação Básica do Mercado MUxn/MUyn = Px/Py = PFMay/PFMax

11 Que tem de Especial a Equação Básica do Mercado? MUxn/MUyn = taxa que os consumidores estão dispostos de substituir x por y (taxa de substituição psicológica) Px/PY = taxa que os consumidores são capazes de substituir x por y (taxa de substituição do mercado) PFMay/PFMax = taxa ao que os produtores são capazes de transformar x em y (taxa técnica de transformação) por realocar os fatores de produção

12 Que tem de Especial a Equação Básica do Mercado? A equação pertence a todos os consumidores m, n, o A equação pertence a todos os consumidores m, n, o A todos os produtos x, y, z A todos os produtos x, y, z A todos os fatores de produção a, b, c A todos os fatores de produção a, b, c Utiliza informação descentralizada e transações voluntarias Utiliza informação descentralizada e transações voluntarias

13 Que tem de Especial a Equação Básica do Mercado? O mercado balança o que é possível com o que e desejável O mercado balança o que é possível com o que e desejável Os recursos fluam a quem os vale mais Os recursos fluam a quem os vale mais Gera uma alocação ótima de recursos Gera uma alocação ótima de recursos Os consumidores maximizam a utilidade Os consumidores maximizam a utilidade Os produtores maximizam o lucro Os produtores maximizam o lucro

14 Impactos na Realidade O mercado produz a balança apropriada de remédios que salvam a vida dos pobres e cosméticos para os ricos? O mercado produz a balança apropriada de remédios que salvam a vida dos pobres e cosméticos para os ricos? Otimização Pareto: Não pode melhorar a situação de ninguém sem piorar a situação de outro. Otimização Pareto: Não pode melhorar a situação de ninguém sem piorar a situação de outro. Como podemos escolher entre as alocações Pareto ótimas? Como podemos escolher entre as alocações Pareto ótimas? Muito mais impactos para discutir mais tarde! Muito mais impactos para discutir mais tarde!

15 Outras assunções não mencionadas? Como alocar recursos que não tem preço de mercado? Como alocar recursos que não tem preço de mercado? Ex. Como alocar a estrutura ecossistêmica entre produção de serviços ecossistêmicos e conversão em produtos econômicos? Ex. Como alocar a estrutura ecossistêmica entre produção de serviços ecossistêmicos e conversão em produtos econômicos? Todo mundo pode participar nos mercados? Todo mundo pode participar nos mercados?

16 Monopólio Monopolistas determina os preços dos produtos Monopolistas determina os preços dos produtos A renda marginal (beneficio marginal) do monopolista é menos que o preço A renda marginal (beneficio marginal) do monopolista é menos que o preço Monopolistas maximizam lucro produzindo menos que é socialmente ótimo Monopolistas maximizam lucro produzindo menos que é socialmente ótimo Monopólios são relevantes ao exemplo de eflornitina? Monopólios são relevantes ao exemplo de eflornitina?

17 Ajustes que não sejam preços Como podemos alterar as condições de o que e desejável (rações de MU?) Como podemos alterar as condições de o que e desejável (rações de MU?) Como podemos alterar as condições de possibilidade? (rações de PFM?) Como podemos alterar as condições de possibilidade? (rações de PFM?) Que aconteceria se re-distribuíssemos a riqueza? Que aconteceria se re-distribuíssemos a riqueza?

18 Curva de Demanda MUxn/Px=MUyn/Py MUxn/Px=MUyn/Py Deixa y = dinheiro, e deixa Py = 1. Deixa y = dinheiro, e deixa Py = 1. Entao MUxn/Px=MUmn, e Entao MUxn/Px=MUmn, e Px = MUxn/MUmn. Px = MUxn/MUmn. Continuamos trocando dinheiro para dinheiro até maximizar utilidade. Continuamos trocando dinheiro para dinheiro até maximizar utilidade.

19 Curva de Demanda Px = MUxn/MUmn Px = MUxn/MUmn Como ajustamos se Px cair? Como ajustamos se Px cair? What part of this demand curve corresponds to Africans demand for eflornithine?

20 Curva de Oferta Px=MCx Px=MCx Isto e a condição para ficar na curva de oferta Isto e a condição para ficar na curva de oferta Lembra que estamos assumindo custos marginais aumentando. Lembra que estamos assumindo custos marginais aumentando. Px=MCx=Pa/PFMax=Pb/PFMbx=... Px=MCx=Pa/PFMax=Pb/PFMbx=... Lembra das unidades. Px=$R/X, Pa/MPPax=$R/X Lembra das unidades. Px=$R/X, Pa/MPPax=$R/X Considera Px=Pa/MPPax. Px aumenta, enquanto Pa continua igual, então MPPax tem que diminuir. Isto acontece quando se sua mais a, então produção aumenta. Considera Px=Pa/MPPax. Px aumenta, enquanto Pa continua igual, então MPPax tem que diminuir. Isto acontece quando se sua mais a, então produção aumenta.

21 Curva de oferta

22 Demanda e Oferta Juntos MUxn/MUmn=Px=Pa/PFMax MUyn/MUmn=Py=Pa/PFMyx

23 Pensa nessa... Podemos fazer mais pizza simplesmente usando mais cozinheiros e mais fogões? Podemos fazer mais pizza simplesmente usando mais cozinheiros e mais fogões? O mercado faz decisões baseados no princípio de um dólar, um voto. Acha apropriado por todos os recursos? O mercado faz decisões baseados no princípio de um dólar, um voto. Acha apropriado por todos os recursos? Acha que os mercados alocam os cientista as melhores usos possíveis? Acha que os mercados alocam os cientista as melhores usos possíveis? Que tal informação? Que tal informação? Muitos economistas estão tentando colocar preços nos bens e serviços que não tem preço de mercado, (ex. Serviços ecossistêmicos). Se for possível, os mercado os alocaria do menor maneira possível? Muitos economistas estão tentando colocar preços nos bens e serviços que não tem preço de mercado, (ex. Serviços ecossistêmicos). Se for possível, os mercado os alocaria do menor maneira possível?


Carregar ppt "A Equação Básica do Mercado A Teoria dos Preços. Que Faz o Mercado? Os mercados revelam o valor das coisas? O que e valor? Porque os diamantes valem mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google