A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiências de um projeto chamado “PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional“ Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiências de um projeto chamado “PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional“ Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin,"— Transcrição da apresentação:

1 Experiências de um projeto chamado “PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional“ Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin, Instituto de Biblioteconomia e Ciências da Informação

2 Competência informacional - UFRGS
O conteúdo da palestra Uma introdução do projeto: As cooperações Cronograma Técnica básica: O sistema Moodle O conceito de Competência Informacional Conteúdos do curso Experiências Resultados O futuro Competência informacional - UFRGS

3 Competência informacional - UFRGS
Aspectos gerais “Instituto de Biblioteconomia e Ciências da Informação “, Universidade Humboldt em Berlin- Cooperações com: Berliner Arbeitskreis Information Universitätsbibliothek der TU Berlin (FIZ Chemie) (IHK zu Berlin) Staatsbibliothek zu Berlin Universitätsbibliothek der HU Berlin Wissenschaftszentrum Berlin Competência informacional - UFRGS

4 Competência informacional - UFRGS
Cronograma 12 Assuntos diferenciados 12 Aulas (nas sextas à tarde durante 6 horas em três lugares differentes) Possibilidade da aprendizado autodidata 100 dias depois a fase das aulas o accesso online ainda é possível 9-10 docentes, da área empresarial, 5 da área de Biblioteconomia e Informação Competência informacional - UFRGS

5 Técnica básica do projeto: Moodle
Moodle (acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning ) é um Software livre um Sistema de Gestão de Aprendizagem em trabalho colaborativo integrar-se estudando ou ensinando num curso online Competência informacional - UFRGS

6 Moodle oferece as seguintes atividades:
Competência informacional - UFRGS

7 Competência informacional - UFRGS

8 Conceito „Competência informacional “
Competência informacional - UFRGS

9 Disposição do bloco temático
Introdução do assunto (grafico e verbal) Questões típicas e estratégias de busca Fontes dos dados (Na internet ou nas bases de dados) Materiais complementares (Artigos, seleção de links, manuais na internet) Competência informacional - UFRGS

10 Competência informacional - UFRGS
Contéudos do curso Conteúdos básicos: Aspectos relevantes para a busca Estratégias de busca Ferramentas de auxilio para busca Tipologia dos bancos do dados Tipologia dos serviços de Internet Exemplos: Pesquisa informação econômica Pesquisa de mercado Pesquisa de dados estatísticos e informação financeira Pesquisa em tecnologia e normas técnicas Pesquisa em direito/direito comercial Ferramentas para preparo da informação Estudos de caso: Estudo de caso: Elaboração de uma palestra e de uma publicação Estudo de caso: Processos inovadores em empresas Estudo de caso: Análise da concorrência Competência informacional - UFRGS

11 Competência informacional - UFRGS
Exemplo da disposição do bloco temático informação do mercado   Estratégia de busca Mindmap (Gráfico „Questões exemplares sobre o uso de informações de mercado“) Manuais/Tutoriais da bases do dados „LexisNexis“ Questionário „Informação de mercado“ Estratégia de busca Materiais para a atividade presencial ·         Materiais sobre o assunto LINKS COMPLEMENTARES MANUAIS Informação financeira em marketing e fontes de informação de mercado Pesquisas em mercados externos Informação do mercado Questões típicas Mercados de venda Mercados de compra Dados de contexto regional/nacional Dados de contexto europaeia/internacional ·         Visão geral Mindmap (Gráfico „Questões tipicas sobre Mindmap (Gráfico „Fontes e métodos do busca para pesquisa de mercado FUNDAMENTOS Marketing – pesquisa do mercado     Competência informacional - UFRGS

12 Objetivos do projeto A mediação da competência informacional na área de informação financeira Os conhecimentos adquiridos são aplicáveis também a outras áreas Combinação de mateirais para aprendizado à distância e atividades presenciais Elaboração de material de uso sustentável

13 Competência informacional - UFRGS
Questões da pesquisa Relação com o mercado do trabalho: Quais são as exigências práticas atuais de pequenas e médias empresas no que se refere à competência informacional de graduados? O que é necessário no aperfeiçoamento para satisfazer as novas exigências da praxis Metódos didáticos: E-Learning, Manuais... Através de que instrumentos didáticos e ferramentas multimídia isto pode ser alcançado? Competência informacional - UFRGS

14 Competência informacional - UFRGS
Participantes feminino 37 masculino 28 empregados 27 autonômicos 38 41% com formação em áreas técnicas 23% da área ecônomica 17% com formação em humanidades Alguns das áreas de direito, ciências naturais e ciências socais Competência informacional - UFRGS

15 Participantes por faixa etária
Competência informacional - UFRGS

16 Competência informacional - UFRGS
Resultados A maior parte das espectativas dos participantes foram satisfeitas As espectativas eram: Aprender estratégias e métodos de busca eficientes Confiabilidade de fontes de informação Pontos positivos e negativos dos diferentes motores de busca Atlernativas para Google Visão geral de todas as bases de dados oferecidas Competência informacional - UFRGS

17 Resultados (supresas)
Os participantes tiveram opiniões divergentes sobre a importância dos diferentes blocos temáticos Reação dos participantes em relação aos altos preços da informaçao Muitos participantes de idade avançada O aprendizado ao longo da vida já é uma realidade Deficiências em experiência com uso de computadores podem ser superadas Faixas etárias heterogêneas podem ser vantajosas O glossário é a foram de e-learning mais utilizada Softwares sociais para comunicação ou elabboração são pouco utilizados Competência informacional - UFRGS

18 Conclusão: Aspectos inovadores do projeto
O único projeto desse tipo na Alemanha Projetos parecidos nos países anglo-americanos Um projeto-modelo com Graduados Especificidades Uso equivalente da Internet e das bases de dados O grupo-alvo de empregados em pequenas e médias empresas e autônomos Competência informacional - UFRGS

19 Competência informacional - UFRGS
O futuro O projeto vai terminar no final do ano Uma prorrogação até abril de 2008 é possível Talvez novos cursos com assuntos parecidos? Cursos com um novo grupo-alvo? Competência informacional - UFRGS

20 Mais informações Obrigada pela sua atenção!
Contato: ou Website: Acesso ao curso através do link (com senha): Competência informacional - UFRGS


Carregar ppt "Experiências de um projeto chamado “PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional“ Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google