A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Experiências de um projeto chamado PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Experiências de um projeto chamado PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin,"— Transcrição da apresentação:

1 Experiências de um projeto chamado PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin, Instituto de Biblioteconomia e Ciências da Informação

2 Competência informacional - UFRGS2 O conteúdo da palestra Uma introdução do projeto: As cooperações Cronograma Técnica básica: O sistema Moodle O conceito de Competência Informacional Conteúdos do curso Experiências Resultados O futuro

3 Competência informacional - UFRGS3 Aspectos gerais Instituto de Biblioteconomia e Ciências da Informação, Universidade Humboldt em Berlin- Cooperações com: –Berliner Arbeitskreis Information –Universitätsbibliothek der TU Berlin –(FIZ Chemie) –(IHK zu Berlin) –Staatsbibliothek zu Berlin –Universitätsbibliothek der HU Berlin –Wissenschaftszentrum Berlin

4 Competência informacional - UFRGS4 Cronograma 12 Assuntos diferenciados 12 Aulas (nas sextas à tarde durante 6 horas em três lugares differentes) Possibilidade da aprendizado autodidata 100 dias depois a fase das aulas o accesso online ainda é possível 9-10 docentes, da área empresarial, 5 da área de Biblioteconomia e Informação

5 Competência informacional - UFRGS5 Técnica básica do projeto: Moodle Moodle (acrônimo de "Modular Object- Oriented Dynamic Learning ) é um Software livre um Sistema de Gestão de Aprendizagem em trabalho colaborativo integrar-se estudando ou ensinando num curso online

6 Competência informacional - UFRGS6 Moodle oferece as seguintes atividades:

7 Competência informacional - UFRGS7

8 8 Conceito Competência informacional

9 Competência informacional - UFRGS9 Disposição do bloco temático Introdução do assunto (grafico e verbal) Questões típicas e estratégias de busca Fontes dos dados (Na internet ou nas bases de dados) Materiais complementares (Artigos, seleção de links, manuais na internet)

10 Competência informacional - UFRGS10 Contéudos do curso Conteúdos básicos: –Aspectos relevantes para a busca –Estratégias de busca –Ferramentas de auxilio para busca –Tipologia dos bancos do dados –Tipologia dos serviços de Internet Exemplos: –Pesquisa informação econômica –Pesquisa de mercado –Pesquisa de dados estatísticos e informação financeira –Pesquisa em tecnologia e normas técnicas –Pesquisa em direito/direito comercial –Ferramentas para preparo da informação Estudos de caso: –Estudo de caso: Elaboração de uma palestra e de uma publicação –Estudo de caso: Processos inovadores em empresas –Estudo de caso: Análise da concorrência

11 Competência informacional - UFRGS11 Informação do mercado Questões típicas Mercados de venda Mercados de compra Dados de contexto regional/nacional Dados de contexto europaeia/internacional Visão geral Mindmap (Gráfico Questões tipicas sobre Mindmap (Gráfico Fontes e métodos do busca para pesquisa de mercado FUNDAMENTOS Marketing – pesquisa do mercado Exemplo da disposição do bloco temático informação do mercado Estratégia de busca Mindmap (Gráfico Questões exemplares sobre o uso de informações de mercado) Manuais/Tutoriais da bases do dados LexisNexis Questionário Informação de mercado Estratégia de busca Materiais para a atividade presencial Materiais sobre o assunto LINKS COMPLEMENTARES MANUAIS Informação financeira em marketing e fontes de informação de mercado Pesquisas em mercados externos

12 Objetivos do projeto A mediação da competência informacional na área de informação financeira Os conhecimentos adquiridos são aplicáveis também a outras áreas Combinação de mateirais para aprendizado à distância e atividades presenciais Elaboração de material de uso sustentável

13 Competência informacional - UFRGS13 Questões da pesquisa -Relação com o mercado do trabalho: Quais são as exigências práticas atuais de pequenas e médias empresas no que se refere à competência informacional de graduados? O que é necessário no aperfeiçoamento para satisfazer as novas exigências da praxis -Metódos didáticos: E-Learning, Manuais... Através de que instrumentos didáticos e ferramentas multimídia isto pode ser alcançado?

14 Competência informacional - UFRGS14 Participantes feminino 37 masculino 28 empregados 27 autonômicos 38 41% com formação em áreas técnicas 23% da área ecônomica 17% com formação em humanidades Alguns das áreas de direito, ciências naturais e ciências socais

15 Competência informacional - UFRGS15 Participantes por faixa etária

16 Competência informacional - UFRGS16 Resultados A maior parte das espectativas dos participantes foram satisfeitas As espectativas eram: Aprender estratégias e métodos de busca eficientes Confiabilidade de fontes de informação Pontos positivos e negativos dos diferentes motores de busca Atlernativas para Google Visão geral de todas as bases de dados oferecidas

17 Competência informacional - UFRGS17 Resultados (supresas) Os participantes tiveram opiniões divergentes sobre a importância dos diferentes blocos temáticos Reação dos participantes em relação aos altos preços da informaçao Muitos participantes de idade avançada O aprendizado ao longo da vida já é uma realidade Deficiências em experiência com uso de computadores podem ser superadas Faixas etárias heterogêneas podem ser vantajosas O glossário é a foram de e-learning mais utilizada Softwares sociais para comunicação ou elabboração são pouco utilizados

18 Competência informacional - UFRGS18 Conclusão: Aspectos inovadores do projeto O único projeto desse tipo na Alemanha –Projetos parecidos nos países anglo-americanos –Um projeto-modelo com Graduados Especificidades –Uso equivalente da Internet e das bases de dados –O grupo-alvo de empregados em pequenas e médias empresas e autônomos

19 Competência informacional - UFRGS19 O futuro O projeto vai terminar no final do ano Uma prorrogação até abril de 2008 é possível Talvez novos cursos com assuntos parecidos? Cursos com um novo grupo-alvo?

20 Competência informacional - UFRGS20 Mais informações Obrigada pela sua atenção! Contato: ou Website: Acesso ao curso através do link (com senha): https://lms.hu-berlin.de/moodle/course/view.php?id=4546


Carregar ppt "Experiências de um projeto chamado PME (Pequenas e Médias Empresas) - Competência informacional Linda Treude, Estudante da Universidade Humboldt em Berlin,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google