A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870). Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870). Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina."— Transcrição da apresentação:

1 A GUERRA DO PARAGUAI ( )

2 Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e Prata, usados para escoar mercadorias para a Europa.

3 Antecedentes Uruguai, Paraguai, Argentina e Brasil disputavam também terras férteis na região platina. D. Pedro II já havia ajudado a derrubar presidentes na Argentina e no Uruguai. Enquanto isso, o Paraguai queria conquistar uma saída para o oceano a fim de fugir dos altos impostos cobrados por brasileiros e argentinos.

4 A guerra Em 1864, as tropas brasileiras marcharam para o Uruguai com a missão de derrubar o presidente local e instituir no cargo outro presidente que seria favorável ao Império do Brasil. Solano López, ditador paraguaio, reagiu imediatamente: declarou guerra ao Brasil, apreendeu o navio brasileiro Marquês de Olinda que navegava no rio Paraguai, invadiu a província do Mato Grosso, do Rio Grande do Sul e de Corrientes (Argentina).

5 p. 254

6 A reação Brasil, Argentina e Uruguai formaram a tríplice aliança em 1º de maio de 1865 e contra- atacaram. Foram cinco anos de intensas batalhas. Os paraguaios tiveram sucesso nos primeiros anos. O exército aliado não chegava a 1/3 do exército paraguaio. O exército brasileiro era formado, em sua maioria, por escravos alforriados, pelos Voluntários da Pátria e pela cavalaria da Guarda Nacional gaúcha. Ao todo cerca de 100 mil combatentes amadores.

7 Cabo do 1º Batalhão de Voluntários da Pátria formado em 1865 para compor a Infantaria Pesada do E.B. Seu nome é desconhecido.

8 Batalha do Avaí (1868): reação brasileira comandada por Duque de Caxias.

9 Oficial brasileiro e um soldado paraguaio (prisioneiro). Cerca de 1864.

10 Consequências da guerra A Guerra do Paraguai trouxe profundas mudanças de comportamento para a sociedade brasileira: Ideias simpáticas ao fim da escravidão; Ideias simpáticas à República; Pressão dos militares: reconhecimento pelo esforço na guerra, modernização das tropas e do gerenciamento do E.B., melhores salários e maior atuação dos praças.


Carregar ppt "A GUERRA DO PARAGUAI (1864-1870). Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google