A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Realizado por: - Carlos Bravo Nº4 - Filipe Gonçalves Nº7 - Rodrigo Duque Nº19 - Henrique Zatta Nº9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Realizado por: - Carlos Bravo Nº4 - Filipe Gonçalves Nº7 - Rodrigo Duque Nº19 - Henrique Zatta Nº9."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Realizado por: - Carlos Bravo Nº4 - Filipe Gonçalves Nº7 - Rodrigo Duque Nº19 - Henrique Zatta Nº9

2 Foi aceite de uma forma unânime; Dos três elementos inicias do grupo, dois tinham a disciplina de Física e, como tal, quisemos adoptar um tema relacionado com a disciplina; É um tema muito em voga nos tempos que correm; É um tema que se pode desenvolver e aprofundar muito.

3 Qual a importância das energias renováveis? São dos temas mais discutidos da actualidade; São energias limpas, isto pois: i. Não poluem, ao contrário das fontes de energia não renováveis; ii. São inesgotáveis, São a principal forma de evitar uma futura catástrofe ambiental

4 Que energias renováveis existem? Biocombustível; Biomassa; Energia azul; Energia geotérmica; Energia hídrica; Energia solar; Energia das ondas; Energia eólica; Energia do hidrogénio.

5 BIOMASSA Produção de energia Ecologia

6 Através da combustão de qualquer material de origem orgânica, produzindo assim material particulado.

7 Vantagens e desvantagens do uso da biomassa Vantagens: Vantagens: Baixo custo de aquisição; Não emite dióxido de enxofre; As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos); Menor risco ambiental; Recurso renovável; Emissões não contribuem para o efeito estufa.

8 Desvantagens: Desvantagens: Menor poder calorífico; Maior quantidade de material particulado lançado para a atmosfera.; Dificuldade de armazenamento. Possíveis medidas de controle da poluição no ar: Diluição através de uma chaminé alta; Adequada localização da fonte.

9

10 A energia azul é considerada uma das mais promissoras energias do futuro.energia azul

11 A produção de hidro-electricidade é principalmente efectuada através centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade; Estas centrais, usam a energia da diferença de nível entre a albufeira e o rio que fazem rodar as turbinas e os respectivos geradores, gerando electricidade.

12 Portugal é, assim, o país da União Europeia com maior percentagem de energia eléctrica produzida por via hídrica.

13 As ondas são formadas pelo sopro dos ventos sobre a água e ocorrem unicamente na água perto da superfície do mar. O movimento da água transporta energia cinética que pode ser aproveitada por dispositivos de energia das ondas.

14 Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Funciona graças à capacidade natural da Terra.

15 A energia eólica é a energia obtida pela acção do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas.

16 A energia solar é a energia produzida pelo Sol e é convertida em energia útil, quer para a produção de electricidade ou de calor; Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia eléctrica; Os painéis solares térmicos transformam a radiação solar directamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins.

17 A energia do hidrogénio resulta da combinação do hidrogénio com o oxigénio, produzindo vapor de água e libertando energia. Essa energia é depois aproveitada e transformada em electricidade. Este tipo de energia começa agora a ser usada em carros tornando-os mais amigos do ambiente A energia do hidrogénio resulta da combinação do hidrogénio com o oxigénio, produzindo vapor de água e libertando energia. Essa energia é depois aproveitada e transformada em electricidade. Este tipo de energia começa agora a ser usada em carros tornando-os mais amigos do ambiente

18

19 Os biocombustíveis dão-nos a oportunidade de obter energia através de matéria orgânica, pois toda essa matéria se transforma, eventualmente, em energia. Ex: cana-de-açúcar. Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!!

20 Visita à Câmara Municipal de Portimão A Câmara Municipal de Portimão tem vindo a desenvolver e a começar a aproveitar este tipo de energias de uma forma mais acentuada; Investir no aproveitamento da energia solar visto o Algarve ser uma zona muito boa para esse fim; As barragens são uma grande fonte de energia, mas também têm muitas desvantagens que não podemos menosprezar.

21 O projecto material Maquete Simbolizando principalmente a energia solar e a energia eólica; O Carro Solar e o Forno Solar são elementos adicionais à maquete.

22

23 As participações… Concurso Alterações climáticas e Energias Renováveis Concurso Esmiuçar Copenhaga Vídeo

24 Site e Blogs individuais

25 Agradecimentos Professora da disciplina, Elsa Dionísio Professor Aragão; Professor Vilela; Engenheiro Filipe Jorge; Professor Vítor Palminha; Professor Eugénio Tiago; Sr. José Gregório; A todos os colegas que nos ajudaram nos vídeos;

26 Bibliografia ambiente-fontes-alternativas-de-energia/fontes- alternativas-de-energia-3.php desvantagens-da-energia-geotermica/ ent&task=view&id=36&Itemid=21&Itemid=21

27 FIM…


Carregar ppt "Trabalho Realizado por: - Carlos Bravo Nº4 - Filipe Gonçalves Nº7 - Rodrigo Duque Nº19 - Henrique Zatta Nº9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google