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Lucratividade das Lojas Sustentáveis

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Apresentação em tema: "Lucratividade das Lojas Sustentáveis"— Transcrição da apresentação:

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2 Lucratividade das Lojas Sustentáveis
Newton Figueiredo Grupo SustentaX

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4 Desempenho Energético de Edificações
Comissionamento dos Sistemas Gestão Energética Integrada Simulação Computacional Gestão Sustentável de Ativos

5

6

7 www.Selo SustentaX.com.br

8 Planos Estratégicos de Sustentabilidade Empresarial
Comunicação Responsável como Diferencial Competitivo

9 As Várias Faces da Sustentabilidade
Sustentabilidade Individual Sustentabilidade da Família Sustentabilidade da Comunidade Sustentabilidade Pública Sustentabilidade da Humanidade Sustentabilidade Empresarial

10 Sustentabilidade Empresarial
Objetivo Garantir Rentabilidade e Perenidade (curto, médio e longo prazos)  Governança Ética  Responsabilidade Socioambiental Como ? Garantir demanda permanente e, se possível, crescente Como ? Produtos e Serviços Desejados, Competitivos e Sustentáveis Como ? Inovação e Reinvenção de processos Como ? Gerando Valor e Mitigando Riscos na visão dos públicos de interesse

11 Evolução das Lojas Lojas Sustentáveis Lojas Verdes Certificadas
Eco-eficientes “não certificadas” Reciclagem

12 Atividades Básicas das Lojas Sustentáveis
Atrair o consumidor para a loja Ajudá-lo a tomar a melhor decisão Gerar lucro responsável no caixa Ser marca admirada por todos os públicos de interesse

13 Taxa de confiança para informações sobre marcas
92% > recomendações de amigos e familiares crescimento de 18% desde 2007. 70% > opiniões de consumidores online crescimento de 15% desde 2008 47% > anúncios de televisão decréscimo de 24% desde 2009. Fonte: Banco de dados da SustentaX / Nielsen, abril de 2012

14 Ajuda para melhor tomada de decisão
As marcas que simplificam a tomada de decisão dos consumidores têm 115% mais probabilidade de serem recomendadas. Fonte: Banco de dados da SustentaX / Corporate Executive Board, maio de 2012)

15 Consumidor e a Loja Qualidade Atendimento Preço
Produtos? Atendimento Pessoas.... Preço “Traga a propaganda da concorrência que cobrimos a diferença na boca do caixa”  Responsabilidade Socioambiental Percepção de atitude responsável no oferecimento de produtos  Ética Percepção de consistência no que se faz e o que se propaga PDV >>>> PDC Mobilidade (proximidade, trânsito, estacionamento...) Atratividade (serviços, marketing sensorial, neuromarketing, APRAZIBILIDADE...)

16 Aprazibilidade no PDV Fonte: Banco de Dados SustentaX – Supermercado Pão de Açúcar Indaiatuba

17 Fonte: Banco de Dados SustentaX – Supermercado Pão de Açúcar Indaiatuba

18 Sustentabilidade e PDV´s Maiores Vendas / Menor Custo Operacional
Vendas podem aumenta em até 40% em lojas com iluminação natural adequada Fonte: California Board for Energy Efficiency Third Party Program; Heschong Mahone Maiores Vendas / Menor Custo Operacional = MAIOR RENTABILIDADE

19 Iluminação Inadequada =
Menor TIR e lojistas descontentes

20 85% dos consumidores brasileiros disseram que estão dispostos a dar preferência para produtos cujos rótulos indiquem fabricação ambientalmente correta. Fonte: Banco de dados SustentaX; Pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável“, PNUMA, MMA abril 2012

21 78% dos consumidores brasileiros já levam a etiqueta de economia de energia em conta na tomada de decisão de compra. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Inmetro e Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa Foram ouvidos consumidores, em dez Estados brasileiros

22 Consumidores Brasileiros
e Produtos Verdes Média Brasil

23 Convencional x Certificado
Home Center Convencional x Certificado Convencional Certificação Custo Certificado ~+ 4% ~ -20% ~0% + 2% 10% 0% - 8%

24 Fonte: TishmanSpeyer

25 CONSUMIDOR BRASILEIRO E O VAREJO SUSTENTÁVEL
O consumidor brasileiro dará preferência ao varejista que ele perceber que: Tem uma comunicação responsável, direta e que agrega valor; Demonstra que, antes de colocar na gôndola, faz a seleção prévia de fornecedores e fabricantes responsáveis; Mostra consistência em suas próprias ações de responsabilidade socioambiental em suas instalações na contribuição para sua comunidade de influência.

26 Nossa Contribuição Criar um novo conceito em supermercados que:
Atraia os potenciais consumidores pela aprazibilidade do ambiente e os faça querer voltar pela sensação acolhimento e de bem-estar sentidos. Seja eficiente em sua operação, conservação e manutenção Tenha uma comunicação eficaz de agregação de valor para o consumidor Gere a rentabilidade esperada pelos seus proprietários

27 Porque Supermercados Sustentáveis podem ser mais Lucrativos
Fonte: Banco de Dados SustentaX – Pequisa Sustentabilidade na Visão do Consumidor GS&MD 2010

28 GrupoSustentaX.com.br Newton.Figueiredo@SustentaX.com.br
(11) GrupoSustentaX.com.br

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