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Lucratividade das Lojas Sustentáveis Newton Figueiredo Grupo SustentaX.

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2 Lucratividade das Lojas Sustentáveis Newton Figueiredo Grupo SustentaX

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4 Desempenho Energético de Edificações Comissionamento dos Sistemas Gestão Energética Integrada Simulação Computacional Gestão Sustentável de Ativos

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7 SustentaX.com.br

8 Planos Estratégicos de Sustentabilidade Empresarial Comunicação Responsável como Diferencial Competitivo

9 Sustentabilidade Individual Sustentabilidade da Família Sustentabilidade da Comunidade Sustentabilidade Pública Sustentabilidade da Humanidade Sustentabilidade Empresarial As Várias Faces da Sustentabilidade

10 Garantir Rentabilidade e Perenidade (curto, médio e longo prazos) Gerando Valor e Mitigando Riscos na visão dos públicos de interesse Sustentabilidade Empresarial Objetivo Como ? Garantir demanda permanente e, se possível, crescente Inovação e Reinvenção de processos Como ? Ética Governança Responsabilidade Socioambiental Produtos e Serviços Desejados, Competitivos e Sustentáveis Como ?

11 Evolução das Lojas Reciclagem Eco-eficientes não certificadas Lojas Verdes Certificadas Lojas Sustentáveis

12 Atrair o consumidor para a loja Ajudá-lo a tomar a melhor decisão Gerar lucro responsável no caixa Ser marca admirada por todos os públicos de interesse Atividades Básicas das Lojas Sustentáveis

13 92% > recomendações de amigos e familiares crescimento de 18% desde % > opiniões de consumidores online crescimento de 15% desde % > anúncios de televisão decréscimo de 24% desde Taxa de confiança para informações sobre marcas Fonte: Banco de dados da SustentaX / Nielsen, abril de 2012

14 As marcas que simplificam a tomada de decisão dos consumidores têm 115% mais probabilidade de serem recomendadas. Ajuda para melhor tomada de decisão Fonte: Banco de dados da SustentaX / Corporate Executive Board, maio de 2012)

15 Qualidade Produtos? Atendimento Pessoas.... Preço Traga a propaganda da concorrência que cobrimos a diferença na boca do caixa Responsabilidade Socioambiental Percepção de atitude responsável no oferecimento de produtos Ética Percepção de consistência no que se faz e o que se propaga PDV >>>> PDC Mobilidade (proximidade, trânsito, estacionamento...) Atratividade (serviços, marketing sensorial, neuromarketing, APRAZIBILIDADE...) Consumidor e a Loja

16 Aprazibilidade no PDV Fonte: Banco de Dados SustentaX – Supermercado Pão de Açúcar Indaiatuba

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18 Vendas podem aumenta em até 40 % em lojas com iluminação natural adequada Fonte: California Board for Energy Efficiency Third Party Program; Heschong Mahone Sustentabilidade e PDV´s Maiores Vendas / Menor Custo Operacional = MAIOR RENTABILIDADE

19 Iluminação Inadequada = Menor TIR e lojistas descontentes

20 85% dos consumidores brasileiros disseram que estão dispostos a dar preferência para produtos cujos rótulos indiquem fabricação ambientalmente correta. Fonte: Banco de dados SustentaX; Pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável, PNUMA, MMA abril 2012"O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável

21 78% dos consumidores brasileiros já levam a etiqueta de economia de energia em conta na tomada de decisão de compra. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Inmetro e Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa Foram ouvidos consumidores, em dez Estados brasileiros

22 Média Brasil Consumidores Brasileiros e Produtos Verdes

23 Certificação ~+ 4% ~ -20% ~0% Custo + 2% - 10% 0% - 8% Home Center Convencional x Certificado Convencional Certificado

24 Fonte: TishmanSpeyer

25 O consumidor brasileiro dará preferência ao varejista que ele perceber que: a) Tem uma comunicação responsável, direta e que agrega valor; b) Demonstra que, antes de colocar na gôndola, faz a seleção prévia de fornecedores e fabricantes responsáveis; c) Mostra consistência em suas próprias ações de responsabilidade socioambiental i. em suas instalações ii. na contribuição para sua comunidade de influência. CONSUMIDOR BRASILEIRO E O VAREJO SUSTENTÁVEL

26 Criar um novo conceito em supermercados que: 1.Atraia os potenciais consumidores pela aprazibilidade do ambiente e os faça querer voltar pela sensação acolhimento e de bem- estar sentidos. 2.Seja eficiente em sua operação, conservação e manutenção 3.Tenha uma comunicação eficaz de agregação de valor para o consumidor 4.Gere a rentabilidade esperada pelos seus proprietários Nossa Contribuição

27 Porque Supermercados Sustentáveis podem ser mais Lucrativos Fonte: Banco de Dados SustentaX – Pequisa Sustentabilidade na Visão do Consumidor GS&MD 2010

28 (11) GrupoSustentaX.com.br

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