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Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica O PODER DAS VITRINES Para atrair o consumidor, as lojas precisam contar uma história.

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1 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica O PODER DAS VITRINES Para atrair o consumidor, as lojas precisam contar uma história. Mais do que mostrar produtos ou serviços, as decisões de compra baseiam-se em emoções humanas. Para o varejista, é imprescindível perceber o que o cliente busca e seduzi-lo com as melhores alternativas.

2 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 91% das pessoas mantêm o hábito de sair para olhar vitrines. 70% escolhem o que comprarão durante os cinco segundos que levam apreciando as lojas e decidindo se entram ou não. Vitrines são um veículo de captação de clientes. Em um shopping, em que o consumidor está cercado por lojas, é importante conquistá-lo através da vitrine, seja por inovação, seja por criatividade. O PODER DAS VITRINES

3 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Ao atrair o consumidor para dentro da loja, a vitrine é responsável por efetivar boa parte da venda. O espaço é responsável também por criar um clima que valorize os produtos, a proposta da coleção e, até mesmo, causar um impacto que seja coerente com a marca e com o seu público-alvo. Na hora de montar uma vitrine, a empresa deve entender o que o cliente busca e valoriza. Para isso, é importante definir o perfil deste consumidor. Boas VITRINES entendem o que o consumidor busca

4 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica É essencial que as lojas mudem constantemente suas vitrines, em média, a cada 15 dias. Sem transformações, os consumidores podem achar que não há novidades na loja. Boas VITRINES entendem o que o consumidor busca Não adianta expor muitos produtos em um mesmo espaço. É preciso dar harmonia aos elementos dando foco a um produto e deixando os outros como secundários.

5 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Criatividade é fundamental ao planejar e montar uma vitrine. É preciso saber integrar o tema da coleção, os produtos a ser destacados, os complementos e a decoração. Tudo deve respeitar o contexto atual e o que é importante para o cliente e entender o que determinadas datas como o natal e o ano novo representam para eles. Planejamento e Criatividade para o sucesso

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8 Existem cursos de técnicas para decoração de vitrines.

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10 Também conhecido por Marketing de Experiência, é uma estratégia que busca a fidelização do consumidor através de um processo de diferenciação na prestação do serviço. Vai além de ações como cores que cativem a atenção, aromas que proporcionem a tranqüilidade, sons que estimulem a permanência num ambiente, sabores que surpreendam o paladar. O cliente tem percepção de valor, proporcionando-lhe uma vivência memorável que o estimulará a repetir e difundir a experiência de consumo, independentemente do preço. MARKETING SENSORIAL

11 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Experiências sensoriais também é papel das vitrines. A visão é responsável por 83% do que aprendemos, mas NÃO se pode deixar de lado os outros sentidos. Sons e os cheiros influenciam diretamente na decisão de compra. Cores influenciam o humor. O vermelho chama a atenção e estimula a compra. É muito usado em liquidações. Azul e verde têm efeito calmante e tranqüilizante, dá credibilidade à marca, agrega valor e destaca o produto. A iluminação é responsável por reforçar as cores e destacar o produto. Gera reconhecimento, dirige o olhar do consumidor, define as formas e provoca as sensações, como se fosse a alma da vitrine. MARKETING SENSORIAL

12 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica O olfato estimula as sensações. É capaz de incitar lembranças e experiências positivas dos consumidores, além de criar uma identidade que jamais será esquecida. Com criatividade, muito planejamento e um amplo conhecimento a respeito do público-alvo e da marca, é possível facilitar o trabalho das equipes de venda. MARKETING SENSORIAL

13 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Um ambiente familiar com aromas de bolo, pão, chocolate, café, canela, sabonetes e perfumes, faz os consumidores se sentir à vontade e passar mais tempo no ponto de venda, com mais disposição para a compra. O aroma de maçã e de pepino leva à percepção de uma sala como sendo maior. O aroma de fumaça de grelha causa a percepção de um espaço menor. Para as madrugadas, os aromas de hortelã-pimenta e cítrico favorecem as pessoas a se sentirem mais alertas. MARKETING SENSORIAL

14 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica SupraCine: na apresentação de um vídeo em 4D para o público, o filme reproduz efeitos especiais, como de vento, cheiro de café, pingos de água etc. EXEMPLO DE MARKETING SENSORIAL

15 Prof. Vorlei –Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 1.Qual a importância da vitrine no processo de vendas de uma empresa? 2.Por que a decoração da vitrine deve ser feita em períodos cada vez mais curtos? 3.O que você entendeu por Marketing sensorial? 4.Por que as lojas de shopping devem mudar a decoração quase que diariamente? 5.Qual a importância das cores na decoração de uma vitrine? AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO


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