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Olá! Vimos em paz, de um planeta com tecnologia altamente desenvolvida.

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1 Olá! Vimos em paz, de um planeta com tecnologia altamente desenvolvida

2 As decisões de Marketing convergem para a loja; Loja é o local: Onde o consumidor manifesta seu comportamento de compra. As decisões sobre a loja, sua atmosfera, apresentação externa, apresentação interna, layout, exposição dos produtos. Construir a imagem Conquistar as preferências do público-alvo da loja Motivar o cliente a passar o maior tempo possível na loja Essas decisões devem fazer parte de um conjunto harmonico e integrado às outras decisões de linha de produtos, preço, promoção, pessoal e localização

3 A imagem que os clientes tem está intimamente ligada à atmosfera que a loja consegue desenvolver; Para desenvolver a atmosfera, utilizamos recursos que influenciam a visão e os outros sentidos dos clientes, tais como: Cores; Formas; Tamanho da área de venda; Decoração; Equipamentos de Exposição; Produtos; Comunicação Visual; Sinalização;

4 Aspectos Externos provocam forte impacto na imagem e são extremamente importantes para atrair o consumidor; Determinam a primeira impressão e influenciam a percepção do cliente sobre a qualidade e o tipo de loja;

5 Aspectos que projetam a imagem da loja: Visibilidade; Tamanho; Estilo Arquitetonico; Material de Acabamento; Fachada; Comunicação Visual Externa; Vitrines; Conservação; A imagem poderá ser: Sofisticada, Popular, Conservadora, Jovem, Loja de Desconto, Loja Alegre e de Sucesso ou Triste e Decadente

6 1.Posição da Loja: Visibilidade da loja; Compatibilidade com o ponto; Conveniência e despertar do interesse do consumidor; Deve constituir um apelo

7 2. Arquitectura da Loja: Motivo arquitectonico; Facilidade promocional; Tipos de fachada: frente recta; frente angulada para fora ; frente arcada para dentro; Entrada da loja

8 Comunicação – placas, totens e vitrines: Placa com identificação da loja; Totens com a logomarca da loja; Vitrines;

9 Tem como objectivo envolver os clientes de forma homogenea e estimulante, reforçando os aspectos da atmosfera da loja Deve ser compatível com a Apresentação Externa da loja Existem diversos elementos que compõem a apresentação interna da loja, eles ajudam a criar a atmosfera e estimular o processo de compra

10 Esses elementos estão divididos em três funções Estimulando os cinco sentidos Cores Iluminação Odores e perfumes Paredes Apelo ao tato Som Apelo ao paladar

11 Facilitando a comunicação e o processo de compra Comunicação visual Precificação Mercadorias Equipamentos de Exposição Tecnologia Funcionários e serviços

12 Proporcionando conforto Largura dos corredores Tipos de Piso Temperatura Transporte Localização dos caixas Manutenção e limpeza

13 Grade: layout típico nos supermercados, os corredores são perpendiculares à fachada; talhotalho

14 Fluxo Livre: corredores e equipamentos permitem um fluxo não direcionado dos clientes

15 Boutique: Departamentos ou Categorias em espaços bem definidos

16 Pista: leva os consumidores a circular ao longo do perímetro da loja

17 Layout Combinado combinação de elementos dos diversos

18 A definição do layout deve procurar minimizar as chances de roubo dentro das lojas, para isso deve-se evitar locais escondidos e com pouca visibilidade Lojas Maiores: mais conforto e menos mercadorias Foco no tempo que os consumidores passam na loja e não na quantidade de mercadorias expostas Corredores espaçosos e desobstruídos; Bancos em pontos estratégicos;

19 Três métodos que adoptam diferentes critérios de alocação: Método do índice de produtividade de vendas Método dos indicadores de lucro bruto por espaço Método do índice comparativo Não existe um método ideal para a otimização das decisões de espaço, é importante levar em conta aspectos do comportamento do consumidor, além das estratégias de marketing e de management de familias adotadas pela empresa.

20 A partir da definição do espaço que cada departamento e seção deve ocupar a distribuição desses espaços deve considerar: Comportamento do consumidor Frequência de reposição Proximidade de outros departamentos Variações Sazonais Distribuição equilibrada das vendas e do fluxo de clientes na loja

21 Princípios de Exposição de Produtos: Produtos comprados por impulso devem ser mais expostos Localizados na altura dos olhos vendem mais Deve levar em conta a margem de lucro Organizados de acordo com a hierarquia de decisão do cliente Deve facilitar a compra conjunta Produtos de compra planeada próximos de produtos de compra não planeada Produtos de melhor qualidade ao lado de produtos de preço mais baixo Considerar as informações que os fornecedores possuem

22 Tipos de Equipamentos: Gôndolas Araras Expositores para produtos especiais Expositores Promocionais

23 Forma de Expor os Produtos: Prateleiras Grampos Na parede Formas geométricas Empilhados Amontoados

24 Disposição do Espaço por Produto na Categoria: Esse processo busca a distribuição e exposição dos produtos na gôndola de forma a optimizar os resultados do negócio e eliminar desperdícios Esse processo passa por 06 etapas: Dados do produto; Dados do equipamento de exposição; Simulação; Avaliação; Revisão; Implementação;

25 PLANO GRAMA

26

27

28 O que prefere no atendimento?

29

30 Com que frequencia compra produtos electronicos

31

32 O que lhe chama à atenção numa vitrine

33 Qual o periodo ideal para a mudança de uma vitrine

34 Quando uma vitrine o chama à atenção normalmente

35 Normalmente a vitrine representa a identidade da loja

36 Os volumes de venda são directamente influenciados na forma como apresentamos os produtos e atmosfera criada


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