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Surgiu no século XIX com o pensador dinamarquês KierkegaardSurgiu no século XIX com o pensador dinamarquês Kierkegaard Emerge como movimento nas primeiras.

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2 Surgiu no século XIX com o pensador dinamarquês KierkegaardSurgiu no século XIX com o pensador dinamarquês Kierkegaard Emerge como movimento nas primeiras décadas do século XXEmerge como movimento nas primeiras décadas do século XX Guerras – eficácia, rapidez, destruiçãoGuerras – eficácia, rapidez, destruição Novo modo de vida – Revolução RussaNovo modo de vida – Revolução Russa Crack da Bolsa – fome, pobreza, desempregoCrack da Bolsa – fome, pobreza, desemprego

3 CRISE (econômica, social, política, moral, religiosa...) CRISE (econômica, social, política, moral, religiosa...) O que está acontecendo? Qual a verdade?

4 O mundo vivia a esperança de ser mais livre e mais justoO mundo vivia a esperança de ser mais livre e mais justo As guerras, a revolução sexual, o anseio de liberdade dos povos – mobilizaçãoAs guerras, a revolução sexual, o anseio de liberdade dos povos – mobilização A falta de crença – busca do sentido da existênciaA falta de crença – busca do sentido da existência A Filosofia passa a incorporar as discussões – éticas, sociais...A Filosofia passa a incorporar as discussões – éticas, sociais...

5 Passou a ser identificado com um estilo de vidaPassou a ser identificado com um estilo de vida Era de Ouro do pós-guerra – New Look Era de Ouro do pós-guerra – New Look Forma de comportamento contrária aos padrões tradicionais Forma de comportamento contrária aos padrões tradicionais

6 O homem nunca é entendido como uma entidade metafísica e abstracta As raízes da existência humana… EXISTÊNCIA CONSIDERADA EM SEU ASPECTO PARTICULAR, INDIVIDUAL E CONCRETO. Nossa existência é regida por algo?Nossa existência é regida por algo? ESSÊNCIA: PROPRIEDADES IMUTÁVEIS, FUNDAMENTAIS, Por que existimos?Por que existimos? Existe alguma função em nossa existência?Existe alguma função em nossa existência? Existe uma essência que rege a existência?Existe uma essência que rege a existência? Formas de agir e pensar, que todos os seres humanos tem em comum?Formas de agir e pensar, que todos os seres humanos tem em comum? Somos alguma coisa fixa ou somos uma metamorfose ambulante?Somos alguma coisa fixa ou somos uma metamorfose ambulante?

7 À medida que experimenta-se novas vivências redefine-se o próprio pensamento Adquire-se novos conhecimentos a respeito da própria essência, caracterizando-a sucessivamente. Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo, e que só depois se define. Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo, e que só depois se define. O homem de início não é nada, apenas posteriormente será alguma coisa, e será aquilo que fizer de si mesmo O homem de início não é nada, apenas posteriormente será alguma coisa, e será aquilo que fizer de si mesmo (a sede intelectual, tida como a alma para os clássicos)

8 O homem é como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência. A existência é algo em aberto, sempre em mudança, e não há nenhum tipo de determinismo ou fatalismo. A existência é algo em aberto, sempre em mudança, e não há nenhum tipo de determinismo ou fatalismo. Cabe ao homem, a cada instante, escolher, optar e, por isso mesmo, ele torna- se um ser responsável pela sua vida Funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que esse existe sem que seu ser seja pré-definido. Esta característica do ser é fruto da liberdade de eleição: LIVRE ARBÍTRIO Esta característica do ser é fruto da liberdade de eleição: LIVRE ARBÍTRIO

9 " Sou eu, eu mesmo, tal qual resultei de tudo, Sou eu aqui em mim, sou eu. Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou. Quanto quis, quanto não quis, tudo isso me forma. Álvaro de Campos

10 Então, não há como prever qual atitude tomará o homem nem quais valores irá seguir! Então, não há como prever qual atitude tomará o homem nem quais valores irá seguir! Não existe uma essência universal da humanidade, pois cada indivíduo se define através de sua existência, que é pessoal. Não existe uma essência universal da humanidade, pois cada indivíduo se define através de sua existência, que é pessoal. Se o homem define sua essência a cada momento...

11 Cristãos Ateus KierkegaardKierkegaard Karl JaspersKarl Jaspers Gabriel MarcelGabriel Marcel HeideggerHeidegger Jean-Paul SartreJean-Paul Sartre Existência não tem Existência não tem origem no nada, como para os ateus Existência é predeterminada por uma intencionalidade/funcionalidade As pessoas são As pessoas são responsáveis pelas suas próprias ações O homem é um projecto em construção O homem é um projecto em construção e o seu único juiz. Cada pessoa é aquilo em que se torna consoante aquilo que faz. Algo origina essa existência, e esse Algo origina essa existência, e esse algo é Deus.

12 Impossível não escolher -A "existência" do homem é algo temporário - projeto sempre incompleto diante da morte inevitável. -O homem é livre. -Impossível não escolher -A "existência" do homem é algo temporário - projeto sempre incompleto diante da morte inevitável. -O homem é livre. O homem está condenado a ser livre

13 - A universalidade do homem é permanentemente construída. - Qualquer escolha é uma escolha ruim. - Livre arbítrio - punição. - Regras sociais - tentativa de limitar as próprias escolhas – funcionalidade. - O soldado não deve questionar.

14 - Finitude da existência humana. - Liberdade para encontrar-se com sua própria morte. - Para Sartre, o peso dessa liberdade aparece em certas situações-limite: onde o homem tem de decidir. - Finitude da existência humana. - Liberdade para encontrar-se com sua própria morte. - Para Sartre, o peso dessa liberdade aparece em certas situações-limite: onde o homem tem de decidir. Jean-Paul Sartre

15 - A angústia resultada da responsabilidade que cada homem tem na escolha de seus atos será sentida por todos. - O homem é a angústia. Edmund Husserl Soren Kierkegaard Arthur Schopenhauer

16 Quebra de paradigma não só na arte, na literatura, na filosofia, na psicologia, mas também na ciência e na cultura como um todo.Quebra de paradigma não só na arte, na literatura, na filosofia, na psicologia, mas também na ciência e na cultura como um todo. A ciência apoiava-se no Racionalismo Mecanicista de Descartes e no Idealismo de Hegel.A ciência apoiava-se no Racionalismo Mecanicista de Descartes e no Idealismo de Hegel.

17 Portanto, durante muitos anos nos acostumamos a entender o universo, a natureza e o próprio homem como sendo máquinas;Portanto, durante muitos anos nos acostumamos a entender o universo, a natureza e o próprio homem como sendo máquinas; Além disso alimentamos a pretensão de acreditar que todo o universo obedeceria às leis da Mecânica Clássica.Além disso alimentamos a pretensão de acreditar que todo o universo obedeceria às leis da Mecânica Clássica.

18 Einstein nos esclarece como os cientistas abandonaram esta crença: Einstein nos esclarece como os cientistas abandonaram esta crença: "Perdoe-me, Newton; você descobriu talvez o único caminho possível em sua época para um homem possuidor do mais alto raciocínio e poder criativo. Os conceitos que criou, ainda hoje orientam o nosso pensamento na física, embora saibamos que deverão ser substituídos por outros, muito afastados da esfera da experiência imediata, para possibilitar a compreensão mais profunda dos relacionamentos."... "Perdoe-me, Newton; você descobriu talvez o único caminho possível em sua época para um homem possuidor do mais alto raciocínio e poder criativo. Os conceitos que criou, ainda hoje orientam o nosso pensamento na física, embora saibamos que deverão ser substituídos por outros, muito afastados da esfera da experiência imediata, para possibilitar a compreensão mais profunda dos relacionamentos."...

19 Heidegger demonstra a impropriedade da utilização do método cartesiano no estudo das questões humanas, criando assim, um novo paradigma.Heidegger demonstra a impropriedade da utilização do método cartesiano no estudo das questões humanas, criando assim, um novo paradigma. Passa-se à investigação descritiva, analisando o sentido que o próprio indivíduo atribui aos fatos, buscando assim a sua compreensão.Passa-se à investigação descritiva, analisando o sentido que o próprio indivíduo atribui aos fatos, buscando assim a sua compreensão.

20 A psicologia não pode mais explicar o homem como um ser possuidor de um mecanismo psíquico determinado por forças inconscientes;A psicologia não pode mais explicar o homem como um ser possuidor de um mecanismo psíquico determinado por forças inconscientes; Resgata-se então não apenas sua singularidade e originalidade, mas acima de tudo sua individualidade.Resgata-se então não apenas sua singularidade e originalidade, mas acima de tudo sua individualidade.

21 A existência humana a partir de então não pode ser reduzida à definição e classificação da substância orgânica que compõe o corpo do homem.A existência humana a partir de então não pode ser reduzida à definição e classificação da substância orgânica que compõe o corpo do homem. O Existencialismo não nega os fatores biológicos e sociais;O Existencialismo não nega os fatores biológicos e sociais;

22 O Existencialismo surge como uma tomada de posição de alguns pensadores frente ao cientificismo que se desenvolvia na época;

23 Assim, o Existencialismo declara a importância de se levar em conta outros aspectos da constituição do homem, além daqueles considerados pela Ciência;Assim, o Existencialismo declara a importância de se levar em conta outros aspectos da constituição do homem, além daqueles considerados pela Ciência; O homem não é um ser apenas dotado de racionalidade, de inteligência e de sensação.O homem não é um ser apenas dotado de racionalidade, de inteligência e de sensação.

24 A consciência sobre suas ações impõe ao indivíduo a responsabilidade sobre suas escolhas, limitando seu livre arbírtrio Quando você escolhe, toda a humanidade escolhe também Aquilo que somos depende não somente de fatores físicos e biológicos, mas também é fruto do contexto sociocultural e histórico que vivemos Aquilo que somos depende não somente de fatores físicos e biológicos, mas também é fruto do contexto sociocultural e histórico que vivemos. Além disso, nossas escolhas tem um peso grande...


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