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BOA TARDE oliveiras em Portugal. O COMPONENTE À DISTANCIA NA QUALIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA : ACESSO E SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS PARA O ATENDIMENTO.

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1 BOA TARDE oliveiras em Portugal

2 O COMPONENTE À DISTANCIA NA QUALIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA : ACESSO E SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS PARA O ATENDIMENTO AO USUÁRIO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) Lis Cardoso Marinho Medeiros - UFPI Mateus Marinho Medeiros - FACID Lorena Dias Bona FACID Moiséis Adailton Área Leão Barjud - UFPI Praia em Nazaré/Portugal

3 Introdução INTRODUÇÃO Iniciativa Rua em Lisboa

4 ASPECTOS IMPORTANTES : uma mudança de paradigma do processo ensino- aprendizagem; a inclusão do ensino à distância na vida das pessoas as possibilidades de se qualificarem; já pode ser considerada uma verdade, que repercute em um efeito rebote de melhoria de sua condição de vida; Uma dificuldade é a conectividade. Praia em Fortaleza-Ceará

5 Objetivo: Apresentar a estratégia metodológica à distância na capacitação da ESF para contribuir com a melhoria desta estratégia em outros cursos de qualificação. Havai

6 Caminhos Metodológicos : O curso aconteceu nas duas modalidades ( presencial e a distancia); Foram 110 horas à distância e 210 presencial; Os trabalhadores capacitados foram 361; Os municípios pólos foram: Teresina, Floriano, Bom Jesus e Corrente, sendo o último localizado a mais de 930 Km de distância da capital. O curso funcionou com tutores distribuídos por 25 alunos Motocross em Teresina-PI

7 PROPOSTA DE MAQUEREZ MÉTODO DO ARCO Teorização Pontos Chave Hipótese de solução Observação da realidade (Problema) Aplicação à Realidade (Prática) REALIDADE

8 INDICADORES VISITA TÉCNICA

9 uma grande satisfação por parte dos trabalhadores em acessarem a plataforma; a comunicação vitual é estimulante ao diálogo; o trabalhador da ESF que vive distante do mundo tecnológico, participar de uma atividade à distância é ser colocado novamente no espaço já vivido por ele; É colocá-lo ligado ao mundo dando-lhe uma sensação de integração e apagando do seu imaginário o isolamento tão presente no mundo da cidade interiorana.

10 Para o SUS este aspecto é muito positivo, pois contribuirá com a fixação dos trabalhadores nas cidades. Dessa forma avaliou-se que o tutor é o fio condutor que encaminha o interesse do aluno pelo curso. Floriano-PI

11 Havia grande surpresa por todos, quanto observou-se médico já aposentados e inseridos no ESF, fazendo pose para fotografar sua imagem para plataforma. Estes trabalhadores que no início mostraram- se totalmente contrários ao computador, sentiam-se felizes com a integração à distância.

12 MODULO CONTE Ú DO I INTRODUT Ó RIO 1° ENCONTRO INTRODUT Ó RIO 2° ENCONTRO IISAUDE DA MULHER III SA Ú DE CRIANCA IV SA Ú DE DA ADOLESCENTE VSAUDE MENTAL VI SA Ú DE DO ADULTO, DO IDOSO E DO HOMEM VII PROMO Ç ÃO DA SA Ú DE VIII VIGILANCIA EM SA Ú DE TOTAL DE HORAS 310 + 20 (TCC) = 330, sendo 110 D

13 CONCLUSÕES concluiu-se que todos os atores são importantes para o êxito de um curso a distancia mas acima de todos está o tutor; Este deverá preparar-se técnica e cognitivamente para intermediar saberes de forma segura e que estimule os alunos a estabelecer uma conexão de informação capaz de mudar a realidade local; O ensino a distância ultrapassa o processo ensino-aprendizagem interferindo significamente na inclusão social e na autoestima da população.

14 Ceccim, RB. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. v.9, n.16,Botucatu, 2005. Medeiros, LCM, Cabral IE. As plantas medicinais e a enfermagem: a arte de cuidar, de curar, de assistir e de transformar os saberes. Tese de Doutorado. EEAN. Rio de Janeiro, 2001. Mendes, EV. As redes de atenção à saúde. ESP/MG. Belo Horizonte, 2009. CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. 2009.

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30 Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo Paulo Freire

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