A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoras:. Eliza Augusta C. Nunes Dias de Pinho Maria Sheila Oliveira Saldanha Colégio Maria Montessori Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoras:. Eliza Augusta C. Nunes Dias de Pinho Maria Sheila Oliveira Saldanha Colégio Maria Montessori Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos."— Transcrição da apresentação:

1 Diretoras:. Eliza Augusta C. Nunes Dias de Pinho Maria Sheila Oliveira Saldanha Colégio Maria Montessori Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos nove anos – Relato de experiência. Palestrante: Maria Sheila Oliveira Saldanha MONTESSORI Campo Grande - MS UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a Cultura PEA Escolas Associadas da Unesco omb Organização Montessori do Brasil

2 Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos nove anos – Relato de experiência MONTESSORI Campo Grande - MS Objetivo do relato A educação é um fato social e humano, um fato de interesse universal. (MONTESSORI, Maria – Formação do Homem - p.15)

3 MONTESSORI Campo Grande - MS 1 desafio: superação profissional. Preparação para o agrupamento: - construção física do ambiente; - estudo. - coesão de objetivos; - estudo teórico e prático.

4 aceitação da família. 2 desafio: aceitação da família.. - c onfiança;. - f undamentação teórica:. a) Metamorfose dos 7 aos 12 anos O homem que não vive num ambiente adequado, não pode desenvolver normalmente todas as suas faculdades, nem pode perscrutar o fundo da própria alma para aprender a conhecer-se. (MONTESSORI, Maria – Maria Montessori em Família. Tradução Sônia Maria A. Braga – p.63) MONTESSORI Campo Grande - MS

5 b) Evolução Moral Se no primeiro período a professora devia usar de grande delicadeza e intervir o menos possível na atividade da criança (atividade principalmente motora e sensorial), é sobre o plano moral que deve direcionar agora a sua delicadeza. (MONTESSORI, Maria – Da infância a adolescência.Tradução Sônia Maria A. Braga - Ed. ZTG – p.22) MONTESSORI Campo Grande - MS A primeira coisa que um ser humano deveria aprender é a diferença entre o bem e o mal, e jamais confundir o primeiro com a inércia e a passividade. (Maria Montessori)

6 c) Necessidade de ampliar seu campo de ação De sete a doze anos a criança tem necessidade de ampliar seu campo de ação... No segundo período, os limites mais vastos lhe são necessários para experiências sociais. Não se pode conseguir desenvolvimento deixando-a em seu primeiro ambiente. (MONTESSORI, Maria – Da infância a adolescência.Tradução Sônia Maria A. Braga - Ed. ZTG – p.17) MONTESSORI Campo Grande - MS

7 Início das aulas - estratégias de trabalho: - continuidade dos estudos;. - reuniões de feedback entre a direção, coordenação e professores;.. - avaliação diária do trabalho;. - interação com a família;. - supervisão periódica da professora Talita de Almeida. MONTESSORI Campo Grande - MS

8 Conclusão:. Agrupar é possível e necessário!. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Antoine de Saint Exupéry Ponto alto! MONTESSORI Campo Grande - MS


Carregar ppt "Diretoras:. Eliza Augusta C. Nunes Dias de Pinho Maria Sheila Oliveira Saldanha Colégio Maria Montessori Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google