A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOMEM DE VISÃO AMPLA. Referindo-se a João Batista Scalabrini "Profundamente atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia, soube transformar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOMEM DE VISÃO AMPLA. Referindo-se a João Batista Scalabrini "Profundamente atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia, soube transformar."— Transcrição da apresentação:

1 HOMEM DE VISÃO AMPLA

2 Referindo-se a João Batista Scalabrini "Profundamente atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia, soube transformar a contemplação de Deus e do seu mistério numa intensa ação apostólica e missionária, tornando- se tudo em todos para anunciar o Evangelho". (João Paulo II)

3 Palavras de João Batista Scalabrini, sobre: CATEQUESE, EDUCAÇÃO e FAMÍLIA!

4 Catequese, Educação Família. São fundamentais estas três palavras Elementos fundamentais para uma qualidade de vida humana.

5 A catequese é precisamente a base onde se deve fomentar toda pregação e toda ação pastoral. João Batista Scalabrini CATEQUESE

6 Salvamos a sociedade mediante uma boa catequese! Mais do que de bons catecismos, precisamos de bons catequistas.

7 Aflinge-me o coração ver tantos jovens estudantes que se perdem, enquanto muito facilmente nós poderíamos salva-los. Sejam para eles, ó irmãos, cuidadosos, solícitos e afetuosos.

8 "Se amamos as crianças devemos continuar o amor, com os jovens. Embora jovem, quando bem instruído na catequese experimenta em si mesmo Deus e atira- se a ele com ardor, ama-o, adora-o através das luzes que adornam esse universo." Ou seja, as sementes que foram plantadas precisam ser cultivadas na juventude.

9 João Batista Scalabrini Acreditava que uma mudança só iria acontecer se todos se tornassem mais íntimos de Cristo. Apoiou a Comissão Diocesana de Catequese, instigando- a que buscassem a renovação espiritual do povo, e desse grande importância a catequese, seja por parte dos jovens como dos adultos.

10 Papel da Família na Educação Lembrava sempre o papel imprescindível da família na educação cristã: Vós, pois, sois os primeiros e os mestres do catecismo; com o vinculo conjugal assumistes a obrigação muito importante: sois pais na carne, para serdes pais no espírito.

11 Conservava esses princípios em todos os seus escritos sobre catequese: Todos precisam educar-se e todos devem educar; é preciso educar e não apenas instruir a criança, a catequese só alcança seus objetivos se consegue renovar o homem e as estruturas sociais.

12 Scalabrini destacava a importância do ato de educar: Chamava a educar ao aperfeiçoamento harmônico das capacidades do homem. E a educação abrange o corpo e o espírito, o coração, os afetos, a imaginação, a vontade com a inteligência. Portanto, via na educação uma das ações eficientes que constrói homens de bem, cuja prática principal é que ela deve ser atenta e amorosa.

13 Educação scalabriniana No contexto da educação scalabriniana, o ser humano é visto como um ser que se exprime, comunica, que atua na comunidade e é capaz de transcender-se. A escola é o lugar propício para o desenvolvimento da capacidade de acolher o outro; o lugar onde o educando está para entender o mundo diferente que cada pessoa traz e que é, respeitando e valorizando, crescendo e se desenvolvendo.

14 Acolher a todos, indistintamente. Colegas, amigos, familiares, estrangeiros, imigrantes, refugiados... e etnias todas. Até formar um só rebanho e um só Pastor. Mundo da mobilidade humana

15 Para o Bem Aventurado João Batista Scalabrini depois da religião não existe na terra coisa mais bela que a família. Ela foi chamada de segunda alma da humanidade. Nada mais verdadeiro, pois é no seio da família que o homem forma as idéias, os afetos, os desejos e os costumes. A família é o primeiro ninho da alma, a primeira escola para a inteligência, o primeiro abrigo para a fé, o primeiro refúgio para o amor, o primeiro templo de Deus, o santuário das tradições mais caras, o alegre teatro de nossa infância, o primeiro e último suspiro do coração. Nesse sentido a educação cristã é o maior bem que os pais poderão deixar aos seus filhos. Dais aos vossos filhos uma boa educação e os valores eles saberão procurar com honestidade e com trabalho. A família

16 Mobilidade Humana Nesta sociedade em mobilidade, João Batista Scalabrini, o Apóstolo dos Migrantes incentiva os educadores a amar a causa da educação. Como educadores, empenhemos nossa capacidade de educar, ajudando a humanizar o ser humano para que o mundo se humanize.

17 Oferecer ao educando... Oportunidades de conhecimentos e encontros que eduquem para a aceitação e a convivência com o humano e suas diferenças, porque educar é, sobretudo, promover mudanças a partir de dentro, de um coração que se abra em relações de respeito, de justiça e de fraternidade.

18 O maior valor de um homem, na sociedade é o caráter, fruto de convicções profundas. O caráter produz a firmeza e a coragem em evidenciar a própria opinião, de fronte erguida e diante de quem quer que seja, quando necessário.

19 Catequizai sempre. A catequese é o apostolado mais eficaz porque visa formar Jesus Cristo nas pessoas. Catequizai em toda parte, sempre. Eduquemos, eduquemos! Os grandes mestres usam particularmente o zelo

20 A pedagogia catequética É a arte mais difícil; deve ser estudada, experimentada e aperfeiçoada, segundo a metodologia mais apta ao catequizando, que deve empenhar-se com a inteligência, vontade, coração e sentidos.

21 Dediquemos- nos ao ensino sistemático da Catequese, dando cumprimento ao mandato missionário de Jesus Cristo: Ide e ensinai (Mt28, 20) e, ao ideal de Scalabrini, de fazer da Catequese o alicerce de toda ação apostólica. Leigo scalabriniano na África

22 M aterial disponível no site do CEMCREI. Rua Castro Alves, Bairro Rio Branco Porto Alegre-RS Rose M. Mendes da Cunha,lms e Rejane Guimarães, lms Ir. Teresinha Zambiasi,mscs Alvanir Rhoden Presenças no CEMCREI


Carregar ppt "HOMEM DE VISÃO AMPLA. Referindo-se a João Batista Scalabrini "Profundamente atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia, soube transformar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google