A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMÓRIA DE AULA 9 – O FACILITADOR. A Base Conceitual do FACILITADOR está em Carl Rogers, que teve em sua reconhecida atuação com os grupos, pela crença.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMÓRIA DE AULA 9 – O FACILITADOR. A Base Conceitual do FACILITADOR está em Carl Rogers, que teve em sua reconhecida atuação com os grupos, pela crença."— Transcrição da apresentação:

1 MEMÓRIA DE AULA 9 – O FACILITADOR

2 A Base Conceitual do FACILITADOR está em Carl Rogers, que teve em sua reconhecida atuação com os grupos, pela crença de que todas as pessoas são capazes de se desenvolver por elas mesas e, naturalmente possuem o desejo de crescer, de aprender. OUTROS REQUISITOS BÁSICOS QUE PODEMOS EXTRAIR DO FACILITADOR: Saber ouvir e interpretar Ter habilidade para sintetizar Estar sensível aos sentimentos do grupo Procurar trazer e manter os comentários dentro do contexto Estabelecer comunicação clara e efetiva Manter coerência Respeitar e manter sigilo Promover relacionamento agradável Estar aberto às opiniões contrárias Compartilhar o comando permitindo ambiente de espontaneidade Não subestimar o potencial do grupo

3 Procurar conhecer previamente as características do grupo Evitar aplicar a técnica pela técnica (mesmo que seja a mesma) Compartilhar suas expectativas com outro colega para compreender outra opinião Ser paciente com o momento do grupo Procurar não se comprometer com crenças pessoais ou polemizar com alguém Habituar-se a trabalhar proativamente, fazendo sempre de véspera um check-list das tarefas/providências que irão ser desenvolvidas. AINDA: Ser sensível às reações do grupo Exercitar a sua capacidade intuitiva e de empatia Reconhecer o valor do conhecimento e comportamento individuais Utilizar todo o seu conhecimento especializado Tratar todos com igualdade Ser gente e gostar de gente. MILITÃO, Albigenor e Rose, Jogos, dinâmicas & vivências grupais – Rio de Janeiro: Qualitymark, – Cap 5


Carregar ppt "MEMÓRIA DE AULA 9 – O FACILITADOR. A Base Conceitual do FACILITADOR está em Carl Rogers, que teve em sua reconhecida atuação com os grupos, pela crença."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google