A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAMOVAR = Самовар Самовар generalidades SAMOVAR SAMOVAR Russo: самовар Turco: semaver é um utensílio culinário de origem russa usado para servir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAMOVAR = Самовар Самовар generalidades SAMOVAR SAMOVAR Russo: самовар Turco: semaver é um utensílio culinário de origem russa usado para servir."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 SAMOVAR = Самовар

4 Самовар

5 generalidades

6 SAMOVAR SAMOVAR Russo: самовар Turco: semaver é um utensílio culinário de origem russa usado para servir chá e muito utilizado e apreciado pelos czares. Nos dias atuais é muito utilizado em hotéis e para todo tipo de eventos para servir bebidas quentes, tais com: coffee breaks, buffets de desjejum, cocktails etc.

7 СамоварSAMOVAR Pode também substituir a garrafa térmica, com café, chá, chocolate, leite e todo o tipo de bebidas quentes.

8 Samovar Samovar é um aparelho para aquecer a água. A tradução do termo russo de onde deriva: sam varit é: cozinha sozinho. Na China, país que introduziu o chá na Rússia há um instrumento parecido para ferver a água. Em várias partes da Rússia os samovares adquiriram nomes diferentes: em Yaroslavl se chamava de samogar, em Kursk, samokipets e em Vyatka, samogrey.

9 Um samovar típico consiste num grande continente de metal ou corpo (tulovo, vaza), base (poddon), consistindo de pescoço (sheika) e pernas de vários desenhos e chaminé, cobertura e ventilação, alças, extensão da chaminé. Atualmente já existem samovares elétricos.

10 SAMOVAR elétrico moderno

11 Uma adição obrigatória para um samovar é uma bandeja. Geralmente esmaltada com pinturas tradicionais de flores, frutas e pássaros, etc. Bandejas russas tinham uma grande variedade de tamanhos e formas nas lojas da época. Eram de forma oval, redonda, quadrada, retangular, curvada… Elas complementam perfeitamente o serviço da mesa de chá e são usadas como uma decoração tradicional nas casas. Samovar Russo com Copos & Bandeja - prata & esmalte – s. XIX

12

13 samovar O samovar veio substituir o fogão para ferver a água, fazendo isso em apenas alguns minutos. A água que estava dentro permanece quente por muito tempo e o próprio chá em um bule colocado em cima de um samovar fica mais forte, portanto mais saboroso. Muitas pessoas também colocavam uma boneca de pano em cima do bule, para mantê-lo quente. A boneca de roupa típica, mas sem o rosto desenhado, significa o espírito que protege a casa e seus moradores. O rosto não é desenhado pois os russos acreditam que uma boneca com rosto tem alma humana, podendo fazer mal às pessoas da casa. Hoje em dia ao lado das bonecas de bule há outros tipos de tampas como: pássaros, frutas, animais domésticos, igrejinhas etc.

14 Este aparelho, de aparência sofisticada ou simples, traduz a poesia e a hospitalidade russa, convidando o povo a sentar a mesa e tomar chá com doces, enquanto conversam. Mostra a alma russa calorosa e cordial. Brilhante e barulhento ele torna uma simples cerimônia de chá em uma festa e numa conversa sem pressa.

15 Barrigudo e curvilíneo, o samovar dominou o século passado na Rússia; estando presente em todas as mesas de todas as classes sociais, desde os mais pobres até os czares e chegando a nossos dias.

16 Sendo mesmo parte muito importante da história e cultura do povo russo, refletida em contos e poemas de escritores clássicos como Tolstoi, Dostoievski, Pushkin, Gogol, Blok, Gorky entre outros, que descreram o ritual do chá com samovar em seus enredos.

17 históriA

18 Tula Urais Segundo a maior parte dos historiadores, o samovar teria surgido na cidade de Tula, em 1.778, na oficina do serralheiro Lisitsyn. Algumas fontes dizem que na verdade o primeiro samovar russo teria sido feito em e não em Tula, mas na região de Urais. Nascidos ou não em Tula, os samovares mais famosos são feitos e vendidos lá e chamados de Tulskie samovary, (samovares de Tula)!... Na língua russa há mesmo uma frase que define um comportamento típico e cultural e que se tornou clássica : So svoim samovarom v Tulu, (Com seu samovar vá à Tula). Seu sentido irônico é que você não deve chegar à terra do samovar com o seu próprio, porque pode comprar um melhor e mais tradicional lá. Seria como a nossa: ir à festa levando sanduíches.

19 Tula Tula é uma cidade da Rússia, capital da província homônima e localiza-se ao sul de Moscou, no centro da Rússia Européia. Com cerca de 549 mil habitantes é uma cidade muito antiga que se tornou no centro da indústria metalúrgica russa a partir de 1.712, após a descoberta de jazidas de ferro e carvão na área. Catedral de Tula

20 Самовар SAMOVAR

21 Samovares Samovares podem ter diferentes formas: urna, barril, cilíndrica, esférica, vaso, pêra, etc. Podem ser fabricados em ouro, prata, cobre, latão, bronze, níquel, com ou sem ornamentos, apresentando-se mais ou menos estilizados. Mas os de uso profissional têm linhas mais simples.

22 החורף כבר ממש כאן ומה יותר כיף מאשר להתחמם מתחת לפוך עם כוס משקה חם ומהביל? Modelos antigos de cobre

23 samovar Os primeiros modelos de samovar foram inspirados no estilo da Europa Ocidental. Eram feitos no estilo clássico, como uma urna antiga. No entanto, quando o índice da produção aumentou, ele perdeu os traços aristocráticos, passando a ser um típico aparelho russo com desenhos tradicionais. Já em foram produzidos aproximadamente samovares em apenas 28 oficinas. Eram aparelhos de chá de vários tipos: grandes de 15 litros e pequenos de 1 a 2 copos. Originalmente de cobre, os samovares cederam seus lugares aos seus irmãos de ligas de cobre e zinco. Os mais ricos, entretanto, compram samovares de prata ou níquel.

24 Materiais empregados

25 prata

26

27

28

29

30

31

32

33 cobre

34

35

36 samovar Estranho samovar em formato de bule

37 esmalte

38

39 com o passar do tempo, a bandeja e o bule acoplado passaram a ser parte integrante do ritual do samovar

40

41

42 Também com o passar do tempo e o uso do popular esmalte em fundo metálico, ele perdeu os traços aristocráticos, passando a ser um típico aparelho russo com desenhos tradicionais

43

44

45

46

47

48 níquel

49

50 Moderno samovar turco em níquel e liga de cobre dourada

51 Outros materiais

52 samovar Raríssimo samovar de cerâmica

53 Exemplos de samovares modernos elétricos

54 Fora da rússia A cultura do Samovar tem sua analogia no Iran e Turquia, onde até hoje é bem cultivada. No Irã, samovares são usados há cerca de 2 séculos e modelos elétricos, a óleo ou a gás natural são usados ainda hoje.

55

56

57 Samovares turcos

58

59

60 quinta-feira, 8 de maio de :11

61 C R É D I T O S RE-FORMATAÇÃO: MENSAGEIRO DA PAZ - desconhecidos os créditos anteriores; recebido pela NET MÚSICA: Ochi Chornye (Olhos Negros) com orquestra de Paul Mauriat DATA: © favor manter os créditos, sem alterar

62


Carregar ppt "SAMOVAR = Самовар Самовар generalidades SAMOVAR SAMOVAR Russo: самовар Turco: semaver é um utensílio culinário de origem russa usado para servir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google