A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citoplasma Organelas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citoplasma Organelas."— Transcrição da apresentação:

1 Citoplasma Organelas

2 Citoplasma O maior volume de uma célula eucariótica é representado pela região compreendida entre a membrana plasmática e a membrana nuclear. Nessa região, encontramos uma solução coloidal formada principalmente por água e proteínas. Trata-se do citoplasma ou matriz citoplasmática, onde estão mergulhados uma série de organelas, ribossomos e outras estruturas responsáveis por algumas funções importantes, tais como: digestão, respiração, secreção, síntese de proteínas.

3 Mapa geral

4 Retículo Endoplasmático
Formado por um sistema de membranas intracelulares, dividido em : a) RE Liso(agranular) - Transporte e armazenamento de substâncias e pela síntese de lipídios . Formado por sistema tubular.

5 Retículo Endoplásmatico
a) RE rugoso (granular/ergastoplasma) - responsável pela síntese de proteínas e tem aderido os ribossomos. Formado por sistema de vesículas ribossomo

6 Vacúolos Os vacúolos são estruturas de armazenamento,
que podem ser classificados em três categorias: Vacúolos relacionados com os processos de digestão intracelular: vacúolo alimentar (fagossomo ou pinossomo), vacúolo digestivo ( lisossomo secundário), vacúolo autofágico (lisossomo secundário) e vacúolo residual. Vacúolos contráteis ou pulsáteis: ocorrem apenas em protistas de água doce, participando do controle osmótico desses organismos. Vacúolos de suco alimentar ou vacúolos vegetais: são organelas citoplasmáticas exclusivas das células vegetais; são delimitados por uma membrana lipoprotéica denominada Tonoplasto. Os vacúolos de suco alimentar desempenham basicamente duas importantes funções nas células vegetais: preenchimento de espaço(aumento de tamanho da célula Vegetal); armazenamento(água, armazenam em seu interior íons como o Na+, carboidratos, aminoácidos e proteínas) .

7 Lisossomos Os lisossomos são bolsas circundadas
por típica membrana de bicamada lipídica e cheias com grande número de pequenos grânulos, que são agregados protéicos de enzimas hidrolíticas (digestivas) capazes de digerir diversas substâncias orgânicas. São originados no complexo de Golgi e estão presentes em praticamente todas as células eucariontes.

8 Complexo de Golgi Organela composta por sacos achatados ( dictiossomos) e por vesículas do RE liso. Funções: Formar o acrossoma; Formar o lisossomo; Preside a secreção celular(saída)

9 Centríolos Os centríolos são estruturas citoplasmáticas
que estão presentes na maioria dos organismos eucariontes, com exceção das plantas angiospermas (frutíferas). O centríolo é um cilindro cuja parede é constituída por nove conjuntos de três microtúbulos e geralmente ocorrem aos pares nas células. É responsavél pela cinética celular( divisão celular) Originam os Cílios e flagelos.

10 Ribossomos Ribossomos são os locais de síntese
de proteína. Eles não são limitados por membranas e portanto ocorrem tanto em procariontes quanto em eucariontes. Unidos pelo RNAm formam o polissomo

11 Peroxissomos São encontrados em todas as células eucarióticas e são especializados no processamento das reações oxidativas. Em termos físicos, semelhantes aos lisossomos, mas diferem-se em dois aspectos importantes: Acredita-se que sejam formados por auto – replicação (talvez brotamento do REL) e não pelo complexo de Golgi. Além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, tem grandes também grandes quantidades de enzima catalase, que converte o peróxido de hidrogênio ( água oxigenada) e água e gás oxigênio.

12 Mitocôndrias São organelas responsáveis pela respiração celular;
Apresenta um sistema duplo de membranas com a presença de DNA ( autoduplicação) Forma de bastonetes; É o motor da célula, muito ativa nas cél. Musculares; Seu conjunto é denominado de CONDRIOMA

13 Plastos São organelas típicas das células vegetais com membrana dupla, com presença de DNA; Cromoplastos = contêm pigmentos Leucoplastos = armazenam material de reserva ( incolores) Estrutura: Envelope, os tilacóides e o estroma; Estroma=região preenchida com material viscoso; Tilacóides=Vesículas achatadas, mergulhadas no estroma; Granum= pilha de tilacóides Grana= conj. de todos os granum


Carregar ppt "Citoplasma Organelas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google