A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é cárie ? A cárie é um processo de destruição progressiva dos tecidos mineralizados do dente. Este processo inicia- se no esmalte e progride em direção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é cárie ? A cárie é um processo de destruição progressiva dos tecidos mineralizados do dente. Este processo inicia- se no esmalte e progride em direção."— Transcrição da apresentação:

1 O que é cárie ? A cárie é um processo de destruição progressiva dos tecidos mineralizados do dente. Este processo inicia- se no esmalte e progride em direção à polpa. Quando a cárie está só no esmalte do dente, geralmente, não há sensibilidade, por isso só vai ser diagnosticada pelo dentista no seu exame clínico. À medida que a cárie aumenta em direção à polpa, chegando à dentina, já sentimos que alguma coisa está errada, pois, quando bebemos uma água muito fria ou um café quente ou até mesmo comemos um doce, sentimos certa dorzinha que logo passa. Mas, se essa dor começar a piorar, ficar contínua, ou sentir que o dente dói sem que não esteja comendo nada, é porque a cárie já chegou à polpa e isso vai levar a um tratamento mais complexo, chamado tratamento endodôntico. A cárie precisa ser tratada assim que aparecer os primeiros sintomas ou quando for diagnosticada pelo dentista. Se não tratada, passará para outros dentes, pois, é uma doença contagiosa.

2 Cárie de mamadeira A cárie de mamadeira é assim conhecida e denominada porque ela ocorre na boca das crianças que se alimentam exclusivamente do leite das mamadeiras, principalmente à noite, e não fazem a devida higienização da cavidade bucal. Muitas até dormem mamando. Esse tipo de cárie é muito difícil de ser tratada, pois a criança não colabora com o tratamento. Geralmente, acomete todos os dentes de uma só vez. E quase sempre vai levar à perda precoce do dente decíduo. Mas não é só a mamadeira que provoca este tipo de cárie. Quando a criança tem o hábito de mamar no peito a noite inteira, também vai terá a mesma destruição nos seus dentes.

3 Perda precoce de dentes decíduos O dente decíduo ou dente de leite tem também a sua função na boca da criança, por isso ele tem a época certa de nascer e de cair. É com os dentes de leite que a criança vai aprender a falar, a mastigar, e a engolir corretamente. Ele também é de suma importância na hora de sorrir e de se expressar, essencial para uma boa socialização da criança no ambiente em que vive. Outra função importante dos dentes decíduos é manter o espaço e ser guia para o dente permanente. Por isso, ele não pode estragar ou ser extraído antes da hora. A perda de um dente decíduo antes da idade ideal, pode levar a criança a ter sérios problemas ortodônticos no futuro ou até mesmo a perda de um dente permanente.

4 Tratamento de canal em dente decíduo O dente decíduo serve como guia de erupção, pois, mantém o espaço para o dente permanente que irá nascer. Portanto, se for acometido por uma cárie e esta não for tratada a tempo, se iniciará um processo inflamatório levando à necessidade de um tratamento de canal. A função deste tratamento é curar a infecção, aliviar a dor e não permitir que o dente seja extraído antes do tempo certo, mantendo este dente na boca até que ocorra a sua completa esfoliação.

5 Traumatismo dentário O traumatismo dentário é um dos procedimentos mais complexos no consultório, pois, envolve várias áreas da odontologia. Para atingirmos um bom resultado, teremos que, no mesmo atendimento, fazer procedimentos cirúrgicos, endodônticos e ortodônticos. O ideal é que seja feito o atendimento o mais rápido possível, de preferência dentro de no máximo 1 hora após o acidente. O dente deve ser colocado em solução líquida (água filtrada, leite ou soro), até que o atendimento possa ser realizado. No consultório, este dente avulsionado vai ser reposicionado imediatamente no lugar e imobilizado. Depois de realizado o tratamento endodôntico, se faz necessário um acompanhamento radiográfico até o seu restabelecimento.

6 Fratura de um dente permanente As fraturas mais comuns são em dentes permanentes recém erupcionados, como os incisivos superiores. Nestes casos, deve-se procurar o fragmento, colocá-lo em um recipiente com água filtrada e levá-lo para o dentista. A colagem deste fragmento é um procedimento delicado, mas, com o surgimento de resinas de última geração, o procedimento é realizado sem que o dente sofra nenhum prejuízo estético. Quando não se encontra o fragmento ou quando este é muito pequeno, o que se deve fazer é restaurar dente. O que, hoje em dia, com a evolução dos materiais restauradores, se faz com grande perfeição.

7 Frenectomia lingual Após cirurgia A frenectomia lingual, ou seja, a remoção do freio lingual, é um procedimento normal e muito comum no consultório, desde que bem indicada. Hoje em dia, é mais comum fazermos este procedimento em bebês de poucos meses quando for devidamente avaliado pelo Pediatra na sua consulta de rotina. Mas, quando isso não ocorre enquanto bebê, esperamos sempre uma avaliação da Fonoaudióloga, que vai avaliar se realmente há a necessidade ou não de se fazer a cirurgia. Quando a criança tem dificuldades na fala ou na deglutição, precisamos ficar atentos e fazer logo uma avaliação.

8 Sedação Consciente com Óxido Nitroso. O Óxido Nitroso é um gás com cheiro doce, não irritante, que produz analgesia e diminui a ansiedade e o medo, produzindo uma sensação de leveza e relaxamento. Não tem contra-indicação, podendo ser utilizado para hipertensos, cardíacos, adultos e crianças em geral. O tratamento é realizado com grande tranqüilidade e muitas vezes em poucas sessões.


Carregar ppt "O que é cárie ? A cárie é um processo de destruição progressiva dos tecidos mineralizados do dente. Este processo inicia- se no esmalte e progride em direção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google