A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coesão. Articulação Organização Harmonia Palavras Texto Unidade textual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coesão. Articulação Organização Harmonia Palavras Texto Unidade textual."— Transcrição da apresentação:

1 Coesão

2 Articulação Organização Harmonia Palavras Texto Unidade textual

3 O texto coeso apresenta uma boa articulação dos elementos que o compõem, criando uma unidade textual bem organizada, o que permite a compreensão total das ideias. O ônibus espacial pousou esta manhã na Terra.

4 Fatores que influenciam a coesão textual Ordem das palavras Concordância Elipse Palavras referenciais

5 Ordem das palavras A dona de casa Enyr Ramos, 32, derramou gasolina no próprio corpo e, por questão de segundos,não ateou fogo na entrada do hospital. (A Tribuna, 02/03/05) Duplo sentido: Na entrada do hospital lugar onde quase se ateou fogo Na entrada do hospital lugar onde a dona de casa quase ateou fogo no próprio corpo Má colocação do advérbio Soluções: Na entrada do hospital, a dona de casa Enyr Ramos, 32, derramou gasolina no próprio corpo e, por questão de segundos,não ateou fogo. A dona de casa Enyr Ramos, 32, derramou gasolina no próprio corpo e, por questão de segundos,não ateou fogo, na entrada do hospital.

6 Ordem das palavras Crianças que recebem leite materno frequentemente são mais sadias. Má colocação do advérbio - teste

7 Ordem das palavras a)Velho amigo x amigo velho Posição do adjetivo b) O estrangeiro amigo x o amigo estrangeiro c) Linda paisagem X paisagem linda mudança de sentido mudança de sentido e de função sintática. mudança na expressividade (tom poético)

8 Ordem das palavras Caim matou Abel. Sintaxe Caim matou, Abel. Abel matou Caim. Verdade (Caim: sujeito; Abel: objeto) Mentira: (Caim: sujeito; Abel: vocativo) Mentira: (Caim: objeto; Abel: sujeito) A Abel matou Caim. Verdade: (Caim: sujeito; Abel: objeto) Teste O lobo matou o caçador.O caçador matou o lobo. O lobo, matou o caçador.O caçador, matou o lobo. Ao lobo, matou o caçador.Ao caçador, matou o lobo.

9 Concordância As mulheres varreram as ruas quietas. As mulheres varreram as ruas, quietas. As mullheres quietas varreram as ruas. As mullheres, quietas, varreram as ruas. As mulheres varreram, quietas, as ruas. As mulheres varreram quietas, as ruas.

10 Concordância Motivada, enfrentou a população, a prefeita. Soluções: Motivada, enfrentou o povo, a prefeita. Motivada, enfrentaram as pessoas, a prefeita.

11 Elipse Omissão de um termo que pode ser deduzido do contexto. O soldado foi à guerra. Voltou traumatizado. (Sujeito oculto – O soldado) Ganhou o jogo, mas não o campeonato. (Verbo oculto – ganhou)

12 Elipse Sujeito oculto X Sujeito Indeterminado Chamaram o médico. 3ª pessoa do plural – Sujeito Indeterminado Os guardas viram o turista passando mal. Chamaram o médico. Sujeito oculto de chamaram – Os guardas.

13 Palavras Referenciais Retomam elementos já mencionados no texto. Pronome relativo: que, o qual, os quais, quem, onde, cujo. Gabriela pegou o estojo da aliança que estava sobre a cama. Duplo sentido: Gabriela pegou o estojo da aliança que estava sobre a cama. Soluções : Gabriela pegou o estojo da aliança a qual estava sobre a cama. Gabriela pegou o estojo da aliança o qual estava sobre a cama.

14 Palavras Referenciais - QUE Como pronome relativo, pode ser trocado por o qual, a qual, os quais, as quais. Atenção : O QUE também pode ser conjunção integrante. Nesse caso, não retoma palavras, mas liga ideias por subordinação (não é possível fazer a troca sugerida acima): Percebemos que a luz havia sido cortada. objeto direto

15 Palavras Referenciais - QUE Teste: Em qual alternativa abaixo a palavra que exerce mesma função que no exemplo A ilha, cheia pássaros e árvores, que o mar cercava, parecia-nos uma visão do paraíso. a)Não é possível que ainda aconteça toda esta violência no mundo civilizado. b)A que você se referia quando sugeriu o nome de uma pessoa tão desconhecida? c)Maltratou os menores, torturando os que reagiam contra suas palavras. d)Agia alucinadamente, como que possuído por um espírito ruim.

16 Palavras Referenciais - ONDE Como pronome relativo, retoma apenas ideia de lugar. A cidade onde nasci já não é a mesma. ONDE CIDADE: CORRETO A época onde vivemos foi definitiva. ONDE ÉPOCA: INCORRETO

17 Palavras Referenciais – ONDE X AONDE O uso de onde ou aonde é determinado pela regência do verbo, já que aonde é uma junção da preposição a com o pronome relativo. Aonde você vai? (verbo ir transitivo indireto) Onde você mora? (verbo morar transitivo direto) Atenção para a licença poética: Cê vai chegar em casa / Eu quero abrir a porta /Aonde você mora? / Aonde você foi morar? / Aonde foi?

18 Palavras Referenciais - CUJO Como pronome relativo, retoma ideia anterior e indica posse. Este é Antônio Vieira. As palavras de Vieira serviram de exemplo para o mundo. Este é Antônio Vieira, cujas palavras serviram de exemplo para o mundo.

19 Palavras Referenciais - CUJO Este é Antônio Vieira, cujas palavras serviram... possuidorcoisa possuída O pronome se refere ao possuidor, mas concorda com o que é possuído, assim como em um pronome possessivo.

20 Palavras Referenciais - CUJO Teste: Em O homem cujos olhos azuis são famosos, era uma farsa. O pronome relativo refere-se a: a) olhos b) homem c) olhos azuis d) famosos

21 Palavras Referenciais - Dica Atenção para a regência quando utilizar pronomes realtivos. A música que eu gostei. Incorreto: gostar de algo (que substitui música, objeto do gosto) A música de que eu gostei. Correto: gostar de (que substitui música, objeto do gosto) A casa cujo jardim lhe falei. Incorreto: falar de algo. A casa de cujo jardim lhe falei Correto

22 Palavras Referenciais Pronome possessivo: seu, sua, seus, suas. O médico explicou ao cliente o seu caso. Duplo sentido: O médico explicou ao cliente o seu caso. Soluções : O médico explicou o seu caso ao cliente. O médico explicou o caso do cliente ao mesmo. O médico explicou ao cliente o caso deste. (do cliente)

23 Palavras Referenciais O advogado disse à cliente que o problema estava em suas mãos. Soluções : - Resolução pela diferença de gênero. O advogado disse à cliente que o problema estava nas mãos dele. O advogado disse à cliente que o problema estava nas mãos dela.

24 Palavras Referenciais Pronome demonstrativo: este, esse, aquele. Os pronomes demonstrativos podem ser eficientes para evitar ou solucionar ambiguidades.

25 este, istoesse, issoaquele, aquilo enumeração Deputados, senadores e chefes de estado participaram do encontro. Estes tiveram privilégios. (chefes de estado) Deputados, senadores e chefes de estado participaram do encontro. Esses tiveram privilégios. (senadores) Deputados, senadores e chefes de estado participaram do encontro. Aqueles tiveram privilégios. (deputados) tempo Nestes dias, temos que nos proteger da violência. (atualmente) Nesses dias, tínhamos que nos proteger da violência. (passado já citado) Naqueles dias, tínhamos que nos proteger da violência. (passado remoto já citado) ordem dos elementos Esta é uma boa ideia: identificar torcedores marginais. (ideia citada posteriormente) Identificar torcedores marginais: essa é uma boa ideia. (ideia citada anteriormente) Identificar torcedores marginais: aquela é uma boa ideia. (ou o inverso; ideia citada remotamente)

26 Desafio Leite de cabra em pó mata a fome de crianças no Nordeste.


Carregar ppt "Coesão. Articulação Organização Harmonia Palavras Texto Unidade textual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google