A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias da Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias da Administração
Prof. Msc. Waldmir Assis

2 Teorias da Administração Cap. 08 – Administração da Qualidade
PLT – página 121 Prof. Waldmir Assis

3 Definições de Qualidade
Definindo QUALIDADE Há muitas definições para a idéia da qualidade. As mais importantes são as seguintes: Definições de Qualidade Excelênia Qualidade significa o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho. Valor Qualidade significa ter mais atributos, usar materiais ou serviços raros, que custam mais caro. Especificações Qualidade planejada, definição de como o produto ou serviço deve ser. Conformidade Qualidade significa o produto ou serviço estar de acordo com as especificações do projeto. Regularidade Qualidade significa uniformidade; os produtos ou serviços serem idênticos. Adequação ao uso Qualidade significa qualidade de projeto e ausência de deficiências. PLT – página 122

4 Custos da qualidade A qualidade dos produtos e serviços exige investimentos para ser alcançada e mantida. Esses investimentos compõem os custos da qualidade: Custos de prevenção Custos de evitar a ocorrência de erros e defeitos Custos de avaliação Custos de aferição da qualidade do sistema de produção de bens e serviços

5 Custos da não-qualidade
A falta de adequação ao uso acarreta prejuízos para o cliente e para a organização e gera custos da não-qualidade. Esses custos se agrupam em duas categorias: Custos internos de defeitos Custos dos defeitos que são identificados antes de os produtos e serviços serem expedidos para cliente Custos externos de defeitos Custos dos defeitos que ocorrem depois que o produto ou serviço chega ao cliente

6 História da qualidade PLT – página 126

7 PLT – página 128

8

9

10

11 A JUSE ( Union of Japanese Scientists and Engineers) encontra Deming
Japão torna a qualidade uma obsessão nacional. Em 1950, JUSE convida o Dr. Willian Edwards Deming para visitar Japão e ministrar um curso: Predominância do cliente; Importância da mentalidade preventiva; Necessidade de envolvimento da alta administração. PLT – página 129

12 Os 14 pontos de Deming Criar constância de propósitos na melhoria contínua de produtos e serviços Adoção da nova filosofia Não depender da inspeção em massa Cessar a prática de avaliar as transações apenas com base nos preços Melhorar continuamente o sistema de produção e serviços Instituir o treinamento profissional do pessoal Instituir a liderança Eliminar o medo Romper as barreiras entre os departamentos Eliminar "slogans" e exortações para o pessoal Eliminar quotas numéricas Exclua as barreiras entre o operário e o seu direito de mostrar suas habilidades Instituir um vigoroso programa de educação e reciclagens nos novos métodos Agir no sentido de concretizar a transformação PLT – página 132

13

14 PLT – página 133

15

16

17

18

19 Modelo Japonês de Administração
CAPÍTULO 9 Modelo Japonês de Administração

20 Idéias Orientais Idéias Ocidentais
Grupos de trabalho autogerenciados. Linha de montagem móvel, com trabalhadores especializados Parcerias com fornecedores dedicados, produção enxuta, mentalidade just in time. Verticalização, controle de todas as fontes de fornecimentos, administração de estoques, mentalidade just in case. Guerra ao desperdício. Tamanho é documento. Produção flexível. Máquinas e equipamentos dedicados. MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.1 – Um contraste entre idéias ocidentais e orientais.

21 Idéias Orientais Idéias Ocidentais
Administração enxuta, empresa enxuta. Estruturas organizacionais divisionalizadas e hierárquicas. Círculos da qualidade, aprimoramento contínuo. Controle da qualidade. Alta qualidade e baixo preço. Alto luxo e alto preço. Toyota, Mitsubishi, Nissan. Ford, General Motors, General Electric MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.1 – Um contraste entre idéias ocidentais e orientais.

22 Modelo Japonês de Administração Sistema Toyota de Produção
Deming Sistema Toyota de Produção Ford Taylor e outros da Administração Científica Cultura Japonesa orientada para o trabalho de grupo e a economia de recursos MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.2 – Origens do modelo japonês de administração.

23 MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.4 – Elementos do sistema Toyota de produção.
Qualidade Produtividade Participação MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.4 – Elementos do sistema Toyota de produção.

24 Eliminação de Desperdícios Racionalização da Força de Trabalho
Just in Time Produção Flexível MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.6 – Três estratégias para eliminar desperdícios.

25 MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.7 – Grupos autogeridos de trabalho, uma idéia popularizada pela Toyota.

26 Fazer certo da primeira vez Corrigir causas fundamentais dos erros
Fabricação com Qualidade Fazer certo da primeira vez Corrigir causas fundamentais dos erros Utilizar Círculos da qualidade MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.8 – Três princípios para fabricar com qualidade.

27 20 % das causas 80% das causas 80% dos efeitos 20% dos efeitos
Poucas causas significativas 20 % das causas 80% das causas 80% dos efeitos 20% dos efeitos Muitas causas insignificantes MAXIMIANO /TGA – Fig. 8.9 – Princípios de Pareto ilustrado.

28 POR QUE OCORRE ESTE PROBLEMA?
CHECK-IN EQUIPAMENTOS Atendentes Desinformados Overbooking Aviões Velhos e Mal Conservados Pouco Espaço para os Passageiros Reclamações dos passageiros da Air Pindorama POR QUE OCORRE ESTE PROBLEMA? Atrasos Constantes Comida Ruim Bagagem Extraviada OUTRAS CAUSAS SERVIÇOS MAXIMIANO /TGA – Fig – Exemplo do diagrama de Ishikawa ou diagrama “espinha de peixe”.


Carregar ppt "Teorias da Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google