A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico; Definições Importância; Denominações dos Órgãos de O&M; Posicionamento da O&M; Alguns exemplos das aplicações de O&M;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico; Definições Importância; Denominações dos Órgãos de O&M; Posicionamento da O&M; Alguns exemplos das aplicações de O&M;"— Transcrição da apresentação:

1

2 Histórico; Definições Importância; Denominações dos Órgãos de O&M; Posicionamento da O&M; Alguns exemplos das aplicações de O&M;

3 Histórico O termo Organização e Métodos surgiu pela primeira vez nos estados unidos através do governador do estado de New Jersey, Thomas Woodrom Wilson por volta de Entretanto O termo Organização e Métodos foi disseminado por volta do século XX, na Inglaterra através de sua implantação em repartições publicas. Por volta de 1950 já haviam mais de 20 países que haviam incorporado órgãos de O&M. Nessa mesma década, por volta de 1955, o termo chegou ao Brasil com a estruturação da DASP (Departamento de Administrativo do Serviço Público).

4 A área de O&M possui um conjunto de métodos e ferramentas para estruturar a organização de forma harmônica e fazer com que tal estrutura permita que se alcance os objetivos da organização de maneira eficiente. Racionalização de tempo e esforço Estruturação Administrativa

5 Organização Detalhando o seu significado, temos que Organização é a atividade voltada para estruturação harmoniosa dos recursos disponíveis, com o intuito de promover uma atuação sistêmica eficiente (processo) e, assim obter a esperada eficácia (resultados) de conjunto. Também é usada em vários sentidos e ocasiões, para identificar empresas, eficiência, sistema administrativo, estrutura de autoridade, ciência etc.

6 Métodos Método, refere-se à economia de esforço, tempo e movimento por meio da simplificação do trabalho, tendo, como resultados diretos, o aumento da produtividade e a diminuição de despesas. Em outras palavras, O melhor caminho, através da sequencia de operações mais eficiente, para ultimar uma certa tarefa ou atingir um determinado objetivo.

7 Diante das definições de organização e Método, quando se faz referência a O&M, identifica-se o binômio que expressa a base estrutural suficiente, potente e adequada para permitir o esforço cooperativo de pessoas realizando sequências racionais de fases do trabalho, para obter o melhor rendimento, diminuindo os cursos e atendendo às metas das instituições e anseios dos recursos humanos envolvidos no trabalho.

8 Organizar é dispor os recursos materiais, humanos e tecnológicos da empresa de maneira harmônica de modo que o conjunto formado seja capaz de realizar um trabalho integrado, eficiente e eficaz, apresentando boa produtividade e boa qualidade a baixos custos e com o mínimo de riscos e de esforço humano.

9 Processo Produtivo Esforço do Trabalhador

10 A organização e métodos, ou simplesmente O&M, como tem sido chamada, traz em seu bojo a ideia de efetividade das coisas. Tal ideia traduz a preocupação com o sentido lógico de cada operação e de cada sistema; é o questionamento do "porquê e do "para quê".

11 Vamos hipoteticamente assumir que algum administrador teve uma ideia que julga ser brilhante: montar uma empresa de enxugar gelo. Ideia inicialIdeia Otimizada

12 O problema esta inicialmente na ideia do administrador.

13 O Órgão de O&M, de acordo com a natureza, porte e complexidade dos serviços de cada empresa, pode ter as suas atividades identificadas de várias maneiras, a saber: Organização e Métodos Sistemas e Métodos Métodos e Procedimentos Racionalização Administrativa Organização, Sistemas e Processamento de Dados Organização Métodos e Informática

14 De acordo com a posição hierárquica e funcional, o órgão de O&M é, por vezes chamado de:

15 A função de O&M tem sofrido modificações ao longo dos tempos, exigindo do seu órgão um novo posicionamento diante da realidade e dos novos paradigmas. Inicialmente nos primórdios, a O&M era voltada aos tópicos das questões administrativas passa, entretanto nos dias atuais ela passa a dar lugar a um tratamento integrado e sistêmico.

16


Carregar ppt "Histórico; Definições Importância; Denominações dos Órgãos de O&M; Posicionamento da O&M; Alguns exemplos das aplicações de O&M;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google