A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Roberto Casteglione Dias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Roberto Casteglione Dias"— Transcrição da apresentação:

1 BENEFÍCIOS GERADOS PELO SETOR DE ROCHAS MINERAIS NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Carlos Roberto Casteglione Dias Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim Cachoeiro de Itapemirim, 23 de abril de 2013

2 HISTÓRIA A extração do primeiro bloco de mármore aconteceu há pouco mais de 50 anos, no então distrito de Vargem Alta, por Horácio Scaramussa.

3 A retirada desse material era feita de forma rústica, utilizando ferramentas como enxadas e pás. Depois, o bloco era arrastado pelo chão por carroças de burros até a estrada de ferro

4 Espírito Santo é visto como um grande produtor e exportador
de mármore e granito. Concentrando-se principalmente nos municípios da região Sul do Estado pelas suas plantas de beneficiamento.

5 Exploração do Mármore (1957) Indústria Serraria de Mármores (1966)
LINHA DO TEMPO DO SETOR Exploração do Mármore (1957) Indústria Serraria de Mármores (1966) 1ª Fábrica de Máquinas (1969) Criação do Sindirochas (1973) Exploração do Granito (1980)

6 Criação do SINDIMÁRMORE (1990)
LINHA DO TEMPO DO SETOR Criação do CETEMAG (1989) Cachoeiro de Itapemirim (1989) 1ª Feira Internacional do Mármore e Granito Criação do SINDIMÁRMORE (1990)

7 Criação do Credirochas (1999)
LINHA DO TEMPO DO SETOR Criação do Credirochas (1999) Criação do BCS – Consórcio de Exportação (2000) Criação da MAQROCHAS (SINDIFER) (2001) Criação da REDE ROCHAS (2001) Criação do Centro das Indústrias Exportadoras (2004)

8 LINHA DO TEMPO DO SETOR 1ª Feira Internacional do Mármore E Granito de Vitória (2004) Criação do CEFETES (IFES) de Cachoeiro de Itapemirim (2005) Criação do CETEM de Cachoeiro de Itapemirim (2007) Programa do Desenvolvimento em REDE do setor de Rochas Ornamentais – BID/CNI (2010)

9 ESPÍRITO SANTO O ES é o grande exportador de rochas do Brasil, com participação de mais de 73% em valor e 63% em volume exportado. Além de gerar mais 30 mil empregos diretos e 90 mil indiretos, com os melhores salários para os trabalhadores do setor de rochas ornamentais. (Dados de Exportação – MDIC – Período de Jan/Março – ES X Brasil 2013) (Dados Empregos Gerados - Sindirochas).

10 Os manufaturados agregam maior valor ao processo de transformação das rochas, pode chegar a quatro vezes mais que o valor do bloco.

11 Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentas são realizados no Espírito Santo.         

12 O Estado se tornou referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas.

13 ■ 3º Lugar como exportador de blocos de granito; (Abirochas)
■ O ES é hoje o 7º Produtor Mundial de Rochas Ornamentais; (Dados do Abirochas) ■ 3º Lugar como exportador de blocos de granito; (Abirochas) ■ O Brasil já se encontra na 5ª posição de maior consumidor de Rochas Ornamentais do Mundo. (Abirochas)

14 ■ Maior reserva de mármore do país.
■ O ES é o 3º estado do Brasil no ranking das exportações de rochas ornamentais (brutas e manufaturadas). (Centrorochas ) ■ de toneladas de rochas brutas e manufaturadas exportadas em 2012.  (Centrorochas) ■ Maior reserva de mármore do país.  

15 No Espírito Santo está localizado o APL de Mármore e Granito de Cachoeiro de Itapemirim, com grande destaque entre os Arranjos Produtivos Locais (APLs) do País. (composto pelos municípios de Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Castelo, Atílio Vivácqua, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Venda Nova do Imigrante, Muqui, Itapemirim, Muniz Freire, Iconha e Guaçuí, Iúna, Alegre e Cachoeiro de Itapemirim)

16 Em Cachoeiro, o setor de rochas é responsável por 60% do PIB, o que faz com que este município seja o polarizador do desenvolvimento de toda a região Sul.

17 OPORTUNIDADES COM A FORMAÇÃO DO APL DE ROCHAS EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
O APL de Rochas é considerado pelos especialistas como “Maduro” reunindo o setor produtivo, trabalhadores, entidades de classe, poder público, entidades do sistema “S”, SEBRAE, bancos públicos e privados, academia, centro tecnológico, centro federal de educação tecnológica, dentre outros.

18 Um Pouco do Processo de Transformação das Rochas Ornamentais

19 Pátio de estocagem de Blocos de Mármore e Granito

20 Bloco de Granito em processo de serragem

21 Chapa de granito serrada

22 Mesa de Polimento

23 Flambagem

24 Processo de resinagem

25 Embalagem

26 Embalagem

27 Estocagem

28 Venda

29 OPORTUNIDADES COM A FORMAÇÃO DO APL DE ROCHAS EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Contamos com a presença da indústria de máquinas e equipamentos para o setor e o Pólo de T.I. Principal Arranjo da economia local, o setor de rochas perpassa os demais segmentos influenciando diretamente o setor de serviços e o comércio.

30 ÍNDICES Segundo dados do Sindimármores: 1 – Espírito Santo
2.500 Empresas Funcionários 2 – Sul do Estado 1.850 Empresas Funcionários 3 – Cachoeiro de Itapemirim 954 Empresas Funcionários

31 Perfil Econômico de Cachoeiro de Itapemirim
Setor Quantidade de Empresas Quantidade de Empregos Diretos Pólo Rochas 954 10.157 Pólo Metalmecânica 100 470 Pólo Confecções 122 525 Pólo Calçados 31 1.112 Pólo Software 20 210 Pólo Mecânica 93 772 Pólo Alimentício 132 1.475 Pólo Comércio 3.564 11.364 Pólo Serviços 3.296 14.455 Todos 9.120 44.100 Dados da mão de obra empregada - CAGED 2012

32 SITUAÇÃO ATUAL Setor altamente especializado;
Crescimento maior em numero de novas empresas em relação ao numero de pessoas ocupadas. Imaginário popular “Cachoeiro de Itapemirim é o lugar onde se compra mármore e granito mais barato do Brasil”; Entreposto de chapas polidas de mármore e granito nacionais e importados.

33 AÇÕES DA PREFEITURA A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, realiza várias ações para o desenvolvimento do setor de rochas e outros setores integrados. Participação junto a FINDES no Programa CNI BID em parceria com outras entidades que sustentam o fortalecimento do setor de Rochas, sendo eles o SINDIROCHAS, SEBRAE, CETEMAG, CENTROROCHAS, CETEM e outros.

34 AÇÕES DA PREFEITURA Implantação do C.V.T – Centro Vocacional Tecnológico que em parceria com o IFES, gera capacitações voltados ao setor de rochas, bem como aumentar a competitividade das empresas;

35 AÇÕES DA PREFEITURA Moageiros – Contrato de Competitividade;
Apoio na Implantação do CETEM – Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Tecnologia, com doações de terrenos e obras de infraestrutura; Moageiros – Contrato de Competitividade; Parceria com a SAMARCO na implantação do “Centro Digital” para promoção de capacitação profissional com o uso das ferramentas de informática avançada (MS PROJECT, GANTT PROJECT, WEB DESIGN, AUTOCAD E SOLIDWORKS )

36 MUITO OBRIGADO Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim
Carlos Roberto Casteglione Dias Tel’s: (28) / (28) Cachoeiro de Itapemirim-ES, 23 de abril de 2013.


Carregar ppt "Carlos Roberto Casteglione Dias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google