A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01.(Plantão SSA-2013) Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção de todos os elementos na natureza e, por meio desses, é que os elementos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01.(Plantão SSA-2013) Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção de todos os elementos na natureza e, por meio desses, é que os elementos."— Transcrição da apresentação:

1

2 01.(Plantão SSA-2013) Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção de todos os elementos na natureza e, por meio desses, é que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. Entretanto, as atividades humanas alteraram profundamente os ciclos biogeoquímicos, despejando grande quantidade de nitrogênio, fósforo, carbono e outros elementos no solo, no ar e na água. Analise as afirmativas a seguir acerca do impacto das atividades humanas sobre os ciclos biogeoquímicos: I.O aumento da temperatura pode causar alterações no Ciclo da Água, principalmente na fusão das camadas de gelo polar, e seu degelo altera o nível do mar, causando inundação e submersão de ilhas e terras baixas, reduzindo as áreas disponíveis para a ocupação e atividade humanas. II.A queima de combustível fóssil, principalmente petróleo e carvão, e mudanças do uso do solo lançaram, na atmosfera, grande quantidade de CO2, gás do efeito estufa, aumentando a temperatura da Terra. III.A fotossíntese é o principal processo responsável pela manutenção do oxigênio na atmosfera e transforma dióxido de carbono e água em oxigênio e açúcar. As florestas tropicais são responsáveis por mais de 95% do oxigênio atmosférico do planeta, e o desmatamento acarreta impactos consideráveis sobre o estoque desse gás na atmosfera. IV.O uso de fertilizantes na agricultura libera grande quantidade de nitrogênio no solo e na água. V.O fósforo retirado da rocha é processado para a produção de fertilizantes utilizados na agricultura. Essa prática de mineração e do processamento desse elemento tem acelerado o aquecimento global. Estão corretas, apenas: a) II e IV. b) I, II e IV. c) II, IV e V. d) I e II. e) III, IV e V. ATENÇÃO: O ciclo curto da água comporta, apenas, fenômenos,físicos como as mudanças de estado físico O ciclo do carbono está intimamente relacionado com o do oxigênio, no que diz respeito a respiração e à fotossíntese. No ciclo do Nitrogênio, as bactérias fixadoras (Rhizobium sp.) e nitrificadoras (Nitrossomonas sp. & Nitrobacter sp. tem atuação marcante.

3 02.(Plantão SSA-2013) Os alimentos que conhecemos como frutos do mar são considerados ingredientes fundamentais na alimentação balanceada, porém podem conter substâncias que, em vez da longevidade prometida, aceleram o fim. Isso ocorre, pois algumas substâncias ficam concentradas nos organismos que estão no ápice da cadeia alimentar. A figura abaixo representa essa situação, que pode ser denominada: a) pirâmide trófica. b) bioacumulação. c) teia alimentar. d) pirâmide de energia. e) transformação bioquímica. ATENÇÃO: A bioacumulação também pode ser chamada Magnificação Trófica As pirâmides ecológicas podem apresentar base estreita e ápice largo quando tratam de números e biomassa dos indivíduos, mas nunca quando tratam do fluxo de energia em uma cadeia alimentar As cadeias alimentares tem sempre como base um indivíduo autótrofo, seja ele um monera, uma alga ou uma planta

4 03.(Plantão SSA-2013) A respeito da relação entre as duas espécies abaixo, é correto afirmar: a) como qualquer uma das espécies (gato e piranha) pode comer a outra, é um caso de mutualismo. b) a relação gato e piranha não é obrigatória, portanto é um caso de protocooperação. c) se a piranha não comer o gato totalmente é um caso de parasitismo. d) em qualquer situação: o gato comendo a piranha ou a piranha comendo o gato são casos de predatismo. e) é impossível essa relação (gato e piranha), pois são animais de ambientes diferentes. ATENÇÃO Relações harmônicas Intraespecíficas Canibalismo Colônia Interespecíficas InquilinismoForesia Protocooperação Mutualismo Comensalismo Relações desarmônicas Intraespecíficas Sociedade Competição Interespecíficas Predatismo Parasitismo Sinfilia Amensalismo

5 04.(Plantão SSA-2013) Sabendo-se que o daltonismo tem herança recessiva ligada ao sexo, e o sistema sanguíneo ABO tem herança autossômica condicionada por uma série de alelos múltiplos, analise a genealogia e, em seguida, assinale a alternativa correta. Para interpretação, os símbolos dos indivíduos têm representados, na metade esquerda, o fenótipo para a visão e, na metade direita, o fenótipo para o grupo sanguíneo. a)Considerando que o pai do indivíduo II5 é daltônico e de sangue tipo O, a probabilidade de que o casal II5 X II6 venha a ter uma criança do sexo masculino, daltônica e de sangue tipo O é 1/16. b) Os genótipos dos gêmeos monozigóticos e dizigóticos correspondem a XdY ii eXDXd IAi, respectivamente. c) Em casos de extrema necessidade, o individuo III6 poderá receber sangue dos indivíduos I2, II1, II5, II6 e III5. d) O indivíduo II1, casando-se com uma mulher daltônica e de sangue tipo AB, terá 1/4 de probabilidade de ter uma criança, do sexo feminino, daltônica e de sangue tipo AB. e) Os genótipos dos indivíduos III1 e II7 são, respectivamente, XDY IAi e XDXd IAIB. ATENÇÃO Nas heranças ligadas ao X, meninos herdam da MÃE, e meninas afetadas tem PAI também afetado. No sistema ABO, A (Ia)não domina B (Ib) e este não domina A, porém ambos dominam O(i). Ao fazer cruzamento de heranças relacionadas aos cromossomos sexuais (heterossomos), lembre-se, o sexo dos descendentes pode já estar implícito na resposta. Quando duas ou mais características são tratadas simultaneamente em um individuo, a prob. total de acontecerem e o produto das prob. isoladas.

6 05.(Plantão SSA-2013) Considerando a evolução biológica, relacione a coluna I com a coluna II. COLUNA I 1. Especiação alopátrica 2. Seleção natural 3. Gradualismo filético 4. Explosão cambriana COLUNA II ( ) considera que o primeiro passo para a formação de duas novas espécies é a separação geográfica entre populações de uma espécie ancestral. ( ) a evolução ocorre de modo lento e contínuo, com os seres vivos adaptando-se gradualmente ao ambiente. ( ) é um fenômeno marcado por aumento significativo no número de fósseis, quando a maioria dos filos animais teria surgido. ( ) ocorre preservação dos indivíduos com variações favoráveis à sobrevivência no ambiente e eliminação dos que apresentam variações desfavoráveis. A sequência correta é: a) – 4. b) 2 – 1 – 4 – 3. c) – 4 – 2. d) – 1 – 4. e) 3 – 4 – 1 – 2. ATENÇÃO No Darwinismo Clássico, Adaptação, Competição e Seleção Natural, formam o tripé básico da Evolução. Darwinismo e Lamarkismo tem em comum as ideias de adaptação e evolução, porem divergem na origem das adaptações: Lamarck acreditava que o ambiente as produzia; Darwin acreditava que o ambiente as selecionava. O Neodarwinismo incluiu ao Darwinismo Clássico conceitos como: reprodução sexuada, gametas em recombinação, permuta gênica e mutação

7 06.(Plantão SSA-2013) RESPONDA ESTA QUESTÃO COM BASE NO TEXTO ABAIXO Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dúvida o acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha carreira. As maravilhas das vegetações dos trópicos erguem-se hoje em minha lembrança de maneira mais vívida do que qualquer outra coisa. ( Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil. In Jornal da Ciência, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul ) Darwin, em sua teoria de seleção natural, forneceu uma explicação para as origens da adaptação. A adaptação aumenta a capacidade de um organismo de utilizar recursos ambientais para sobreviver e se reproduzir. Com base na série de observações e conclusões de Darwin e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas: I. O tamanho das populações naturais mantém-se constante ao longo do tempo, sendo limitado por fatores ambientais, como a disponibilidade de alimento, locais de procriação e presença de inimigos naturais. II. Uma luta contínua pela existência ocorre entre indivíduos de uma população e a cada geração muitos morrem sem deixar descendentes; os que sobrevivem apresentam determinadas características relacionadas à adaptação. III. Os indivíduos de uma população possuem as mesmas características, o que influencia sua capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. IV. Os indivíduos mais adaptados se reproduzem e transmitem aos descendentes as características relacionadas a essa adaptação, favorecendo a permanência e o aprimoramento dessas características ao longo de gerações sucessivas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. ATENÇÃO Populações naturais podem ter seu processo evolutivo influenciado pelo Homem, o que leva à Seleção Artificial Os principais indícios do processo evolutivo são: o registro fóssil, a semelhança do processo embriológico, a anatomia dos órgão vestigiais, a analogia e a homologia dos órgãos.

8

9


Carregar ppt "01.(Plantão SSA-2013) Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção de todos os elementos na natureza e, por meio desses, é que os elementos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google