A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Objetivo Geral:  Apropriar-se do conhecimento geográfico como ciência auxiliar para aprofundamento na compreensão dos trechos bíblicos, considerando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Objetivo Geral:  Apropriar-se do conhecimento geográfico como ciência auxiliar para aprofundamento na compreensão dos trechos bíblicos, considerando."— Transcrição da apresentação:

1

2  Objetivo Geral:  Apropriar-se do conhecimento geográfico como ciência auxiliar para aprofundamento na compreensão dos trechos bíblicos, considerando os fatos dentro dos parâmetros: Natureza, tempo/espaço e sociedade, e manifestações culturais.

3  Objetivos Específicos: ◦ Reconhecer a importância da Geografia para a vida; ◦ Utilizar o conhecimento geográfico na prática da Homília; ◦ Compreender como se deu a formação das sociedades antigas diante do fator físico humano; ◦ Perceber como Adonai atuou e atua levando em consideração aspectos geográficos.

4 Palavra deriva do grego; Geo: Terra + Grafia: Descrição, estudo Geografia Estudo ou descrição da Terra

5  O estudo da Geografia vai além de uma simples descrição do elemento físico, Terra. Aplica-se especificamente em aprofundar-se nos fatos históricos e sociais diante de um relacionamento do Homem com o aspecto natural, buscando interpretações precisas para poder afirmar cientificamente, em que este favorece ou interfere no surgimento ou evolução das sociedades. Como elementos humanos transformam a natureza para melhor adaptação...

6  Geografia Humana  Geografia Econômica  Geografia Física  Geografia Política  Geografia Histórica

7  Preocupa-se em estudar os agrupamentos humanos em suas relações com a terra: como repartem o espaço; como se adaptam as condições naturais, como se organizam para explorar os recursos provenientes da natureza etc.

8  Esta atenta ao estudo dos recursos econômicos (de origem vegetal, animal e mineral) presentes nas diversas regiões da terra e suas formas de exploração, como também a distribuição de rendas e crescimento econômico de cada Estado/Nação nas relações de mercado.

9  Estuda os traços físicos das diversas regiões da terra em um todo sistematicamente organizado, o que inclui o estudo do relevo, do clima, da vegetação, da fauna e da flora...

10  Estuda a influência da Geografia na política, a relação de poder de Estado de uma nação e a sociedade que a compõe, levando em consideração aspectos físicos, econômicos e humanos, bem como a forma como se configuram as fronteiras que delimitam o espaço em que atua.

11  Procura reconstruir os aspectos humanos, econômicos Físicos e políticos de uma dada Região do passado. É neste campo que insere-se a Geografia do Mundo Bíblico, que dedica-se a estudar as diversas Regiões que serviram de palco para os acontecimentos narrados nos livros da Bíblia.

12  Conhecer a Geografia do mundo Bíblico, nos possibilitará uma melhor compreensão das Escrituras, por meio da absorção dos elementos socioculturais e aspectos físicos que envolveram fatos históricos que são relatados na Bíblia. Da mesma forma, percebermos como Deus agiu de fato em determinados momentos para preservar um povo e sua fé.

13

14  TRAÇOS FÍSICOS: ◦ Relativo aos processos Geomorfológicos...  Rios;  Mares;  Lagos;  Montanhas;  Planaltos;  Chapadas;  Platôs;  Declives e aclives  Clima etc.  ELEMENTOS DE PAISAGEM ◦ Relativo aos componentes existentes em determinado espaço:  Fauna;  Flora;  Construções;  Estradas;  Sociedade;  Cultura;  Hábitos.  Economia;  Política, etc. ◦

15  É a ciência que nos permite conhecer o nosso meio. Seu objeto de estudo não se resume apenas a camada terrestres mas todas as camadas da atmosfera e espaço sideral, como também próprio interior da terra, e suas camadas, que exerce forte influência sobre o relevo.  A Geografia também estuda os climas, os solos, ventos, as correntes marítimas, auxilia a navegação, a pesca, a agricultura.  Estuda as relações sociais, políticas e econômicas considerando tempo e espaço

16  A Geografia, utiliza-se de outras ciências, humanas e exatas, para coleta de dados. Da mesma forma, outras ciências utilizam-se da geografia. Ex.: ◦ Heródoto: (conhecido como pai da História), foi o primeiro a fazer a descoberta geográfica de que o Mar Cáspio era um lago e não um golfo. ◦ Hipócrates: (pai da Medicina), escreveu um tratado sobre os ares, as águas e os lugares e o gênero de vida dos citas, pastores nômades. ◦ Citamos ainda a grande influência que têm os filósofos como Karl Marx e outros que são referência nas cátedras de Geografia. Nessa ala entram economistas, sociólogos, historiadores, etc.

17  Avanços : ◦ Ocorreram considerados avanços com os filósofos gregos e a expansão da cultura helenista por meio das conquistas de Alexandre Magno que dilatou eu Império até a Índia. Dando seqüência a esse processo surgiu o Império Romano que utilizou-se da geografia para expansão territorial e aplicar os Direitos romanos, dessa forma colaboraram para a expansão da geografia bíblica que se configura hoje. ◦ Nesse processo surgem nomes importantes na História da Geografia, tais como:  Aristóteles;  Alexandre Magno(o grande);  Estrabão;  Marco polo;  Varenius e Kant  Alexandre V. Humboldt e Carl Ritter (sistematizaram a Geografia como ciência)

18  O estudo da geografia esta também presente na teologia, pois há realmente um interesse no conhecimento das diferentes áreas relacionadas com as Sagradas Escrituras, boa parte da bíblia tem caráter histórico e por quase todas suas páginas encontram-se pulverizadas referências geográficas, como então ignorá-las? Acaso Deus produziu o texto bíblico deste modo para que não o conheçamos? A geografia bíblica nos leva a um conhecimento melhor, mais detalhado do texto bíblico, podemos definir a geografia bíblica como "o estudo do painel aonde Deus criou a vida, e escreveu o seu livro sagrado".

19  Conceito de Cosmogonia:  a cosmogonia é uma das diversas teorias ou explicações que determinada religião ou cultura deu à origem do universo e seus principais fenômenos.  Cosmogonia Hebraica:  Moisés apesar de ser instruído nas ciências do Egito, não usou meios religiosos de tal cultura pagã para escrever a torah, mas fizera tudo por meio da revelação divina...

20 Interpretações do Cristianismo: ◦ Na idade média muitos foram perseguidos e mortos por discordarem dos dogmas religiosos. o dogma dizia que; A terra era o centro do universo, tinha a forma de um disco, sustentada por pilares. Para justificar tal teoria usavam passagens das Escrituras  Jó 38;4 - Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?...  Josué 10;12 - Então Josué falou ao Senhor... e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom.  A Bíblia não afirma nada disso: ◦ São entendimentos simplistas de interpretações superficiais dos textos sagrados.  Ler Isaias 40;22

21  Alguns mapas da época:

22  Nomes perseguidos pelo Cristianismo por causa do conhecimento científico: ◦ Nicolau Copérnico: Afirmou ser o sol e não a terra, o centro do Universo. (Heliocentrismo); ◦ Galileu Galilei: Confirmou a teoria de Copérnico e afirmou ser a terra uma esfera e não um disco e que esta girava em torno do sol com os demais planetas...

23  Os Hebreus tinham todas as suas noções sobre a Terra e o Universo provindas das Sagradas Escrituras, tudo o que sabiam lhes havia sido revelado. Era tudo muito exato.  Obs.: Nos dias atuais deveríamos dar mais crédito as coisas ligadas aos Judeus/hebreus invés de desprezá-los como muitos fazem. O próprio Jesus sendo Judeu de nascença e fé, afirmou que eles sabem o que adoram e a salvação sairia deles. João 4;22


Carregar ppt " Objetivo Geral:  Apropriar-se do conhecimento geográfico como ciência auxiliar para aprofundamento na compreensão dos trechos bíblicos, considerando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google