A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia Bíblica I Objetivo Geral:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia Bíblica I Objetivo Geral:"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Teologia: Geografia Bíblica I Professor: Maurílio Carneiro

2 Geografia Bíblica I Objetivo Geral:
Apropriar-se do conhecimento geográfico como ciência auxiliar para aprofundamento na compreensão dos trechos bíblicos, considerando os fatos dentro dos parâmetros: Natureza, tempo/espaço e sociedade, e manifestações culturais.

3 Geografia Bíblica I Objetivos Específicos:
Reconhecer a importância da Geografia para a vida; Utilizar o conhecimento geográfico na prática da Homília; Compreender como se deu a formação das sociedades antigas diante do fator físico humano; Perceber como Adonai atuou e atua levando em consideração aspectos geográficos.

4 PARTE I O Estudo da Geografia O que é Geografia?
Palavra deriva do grego; Geo: Terra + Grafia: Descrição, estudo Geografia Estudo ou descrição da Terra

5 Geografia Bíblica I O estudo da Geografia vai além de uma simples descrição do elemento físico, Terra. Aplica-se especificamente em aprofundar-se nos fatos históricos e sociais diante de um relacionamento do Homem com o aspecto natural, buscando interpretações precisas para poder afirmar cientificamente, em que este favorece ou interfere no surgimento ou evolução das sociedades. Como elementos humanos transformam a natureza para melhor adaptação...

6 Divisões da Geografia Geografia Humana Geografia Econômica
Geografia Física Geografia Política Geografia Histórica

7 Geografia Humana: Preocupa-se em estudar os agrupamentos humanos em suas relações com a terra: como repartem o espaço; como se adaptam as condições naturais, como se organizam para explorar os recursos provenientes da natureza etc.

8 Geografia Econômica: Esta atenta ao estudo dos recursos econômicos (de origem vegetal, animal e mineral) presentes nas diversas regiões da terra e suas formas de exploração, como também a distribuição de rendas e crescimento econômico de cada Estado/Nação nas relações de mercado.

9 Geografia Física: Estuda os traços físicos das diversas regiões da terra em um todo sistematicamente organizado, o que inclui o estudo do relevo, do clima, da vegetação, da fauna e da flora...

10 Geografia Política: Estuda a influência da Geografia na política, a relação de poder de Estado de uma nação e a sociedade que a compõe, levando em consideração aspectos físicos, econômicos e humanos, bem como a forma como se configuram as fronteiras que delimitam o espaço em que atua.

11 Geografia Histórica: Procura reconstruir os aspectos humanos, econômicos Físicos e políticos de uma dada Região do passado. É neste campo que insere-se a Geografia do Mundo Bíblico, que dedica-se a estudar as diversas Regiões que serviram de palco para os acontecimentos narrados nos livros da Bíblia.

12 A geografia do Mundo Bíblico
Conhecer a Geografia do mundo Bíblico, nos possibilitará uma melhor compreensão das Escrituras, por meio da absorção dos elementos socioculturais e aspectos físicos que envolveram fatos históricos que são relatados na Bíblia. Da mesma forma, percebermos como Deus agiu de fato em determinados momentos para preservar um povo e sua fé.

13 O Mundo Bíblico Principais áreas do Mundo Bíblico

14 Traços Físicos e Elementos de Paisagem
Relativo aos processos Geomorfológicos... Rios; Mares; Lagos; Montanhas; Planaltos; Chapadas; Platôs; Declives e aclives Clima etc. ELEMENTOS DE PAISAGEM Relativo aos componentes existentes em determinado espaço: Fauna; Flora; Construções; Estradas; Sociedade; Cultura; Hábitos. Economia; Política, etc.

15 A Necessidade da Geografia
É a ciência que nos permite conhecer o nosso meio. Seu objeto de estudo não se resume apenas a camada terrestres mas todas as camadas da atmosfera e espaço sideral, como também próprio interior da terra, e suas camadas, que exerce forte influência sobre o relevo. A Geografia também estuda os climas, os solos, ventos, as correntes marítimas, auxilia a navegação, a pesca, a agricultura. Estuda as relações sociais, políticas e econômicas considerando tempo e espaço

16 A Necessidade da Geografia
A Geografia, utiliza-se de outras ciências, humanas e exatas, para coleta de dados. Da mesma forma, outras ciências utilizam-se da geografia. Ex.: Heródoto: (conhecido como pai da História), foi o primeiro a fazer a descoberta geográfica de que o Mar Cáspio era um lago e não um golfo. Hipócrates: (pai da Medicina), escreveu um tratado sobre os ares, as águas e os lugares e o gênero de vida dos citas, pastores nômades. Citamos ainda a grande influência que têm os filósofos como Karl Marx e outros que são referência nas cátedras de Geografia. Nessa ala entram economistas, sociólogos, historiadores, etc.

17 A Necessidade da Geografia
Avanços : Ocorreram considerados avanços com os filósofos gregos e a expansão da cultura helenista por meio das conquistas de Alexandre Magno que dilatou eu Império até a Índia. Dando seqüência a esse processo surgiu o Império Romano que utilizou-se da geografia para expansão territorial e aplicar os Direitos romanos, dessa forma colaboraram para a expansão da geografia bíblica que se configura hoje. Nesse processo surgem nomes importantes na História da Geografia, tais como: Aristóteles; Alexandre Magno(o grande); Estrabão; Marco polo; Varenius e Kant Alexandre V. Humboldt e Carl Ritter (sistematizaram a Geografia como ciência)

18 A Necessidade da Geografia Bíblica
O estudo da geografia esta também presente na teologia, pois há realmente um interesse no conhecimento das diferentes áreas relacionadas com as Sagradas Escrituras, boa parte da bíblia tem caráter histórico e por quase todas suas páginas encontram-se pulverizadas referências geográficas, como então ignorá-las? Acaso Deus produziu o texto bíblico deste modo para que não o conheçamos? A geografia bíblica nos leva a um conhecimento melhor, mais detalhado do texto bíblico, podemos definir a geografia bíblica como "o estudo do painel aonde Deus criou a vida, e escreveu o seu livro sagrado".

19 A Cosmogonia Hebraica Conceito de Cosmogonia: Cosmogonia Hebraica:
a cosmogonia é uma das diversas teorias ou explicações que determinada religião ou cultura deu à origem do universo e seus principais fenômenos. Cosmogonia Hebraica: Moisés apesar de ser instruído nas ciências do Egito, não usou meios religiosos de tal cultura pagã para escrever a torah, mas fizera tudo por meio da revelação divina...

20 A Cosmogonia Hebraica Interpretações do Cristianismo:
Na idade média muitos foram perseguidos e mortos por discordarem dos dogmas religiosos. o dogma dizia que; A terra era o centro do universo, tinha a forma de um disco, sustentada por pilares. Para justificar tal teoria usavam passagens das Escrituras Jó 38;4 - Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? ... Josué 10;12 - Então Josué falou ao Senhor... e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. A Bíblia não afirma nada disso: São entendimentos simplistas de interpretações superficiais dos textos sagrados. Ler Isaias 40;22

21 A Cosmogonia Hebraica Alguns mapas da época:

22 A Cosmogonia Hebraica Nomes perseguidos pelo Cristianismo por causa do conhecimento científico: Nicolau Copérnico: Afirmou ser o sol e não a terra, o centro do Universo. (Heliocentrismo); Galileu Galilei: Confirmou a teoria de Copérnico e afirmou ser a terra uma esfera e não um disco e que esta girava em torno do sol com os demais planetas...

23 A Cosmogonia Hebraica Os Hebreus tinham todas as suas noções sobre a Terra e o Universo provindas das Sagradas Escrituras, tudo o que sabiam lhes havia sido revelado. Era tudo muito exato. Obs.: Nos dias atuais deveríamos dar mais crédito as coisas ligadas aos Judeus/hebreus invés de desprezá-los como muitos fazem. O próprio Jesus sendo Judeu de nascença e fé, afirmou que eles sabem o que adoram e a salvação sairia deles. João 4;22


Carregar ppt "Geografia Bíblica I Objetivo Geral:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google