A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANETA INSETO é referenciado como o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANETA INSETO é referenciado como o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos."— Transcrição da apresentação:

1

2 O PLANETA INSETO é referenciado como o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O projeto é coordenado pelo Instituto Biológico (IB-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tendo como parceiros a Secretaria de Estado da Cultura e o Catavento Cultural e Educacional. A mostra está exposta no Museu do Instituto Biológico desde dezembro de 2010 e possui uma versão itinerante. A versão itinerante do Planeta Inseto vai além dos muros do Museu, levando o conhecimento às escolas, feiras de ciências, parques temáticos, entre outros. A proposta é poder compartilhar e ser um instrumento de ensino complementar, onde a abordagem sobre os diversos aspectos dos insetos é transmitida de forma interativa e lúdica, fazendo com que o conhecimento seja assimilado considerando-se a vivência que terão com os insetos. O projeto é desenvolvido a partir de diferentes abordagens: Biodiversidade dos insetos; Comportamento (camuflagem, mimetismo); Controle biológico de pragas agrícolas; Importância dos insetos para o ser humano; Insetos sociais; Atividades lúdicas; Você sabia?

3 Biodiversidade dos insetos Os insetos são considerados o grupo de ser vivo mais numeroso e diverso do planeta. Essas características fizeram com que esses organismos pudessem sobreviver às adversidades, atravessando períodos glaciais e quentes. Existem cerca de 1 milhão de espécies descritas e, estima-se, que exista de 5 a 10 milhões de espécies para serem catalogadas. Esses animais podem ser encontrados em quase todos os habitats, mas só um pequeno número de espécies se adaptou à vida nos oceanos. Apesar da grande capacidade de reprodução e notável diversidade, a redução de matas nativas e a eliminação de habitats, causadas pela ação do homem, podem ameaçar a sobrevivência de determinadas espécies de insetos. Durante muito tempo, os invertebrados foram negligenciados nas pesquisas sobre conservação, principalmente porque se considerava que esses organismos apresentavam populações muito altas. Atualmente, várias espécies de insetos fazem parte de listas de fauna ameaçadas de extinção. Os besouros pertencem à ordem Coleoptera e são os que apresentam maior quantidade de espécies, além de possuírem uma grande diversidade de comportamento, formas, cores e tamanhos. No Planeta Inseto Itinerante, os alunos terão a oportunidade de observar o ciclo de vida e vivenciar o contato direto com os insetos, inclusive manuseá-los.

4 Comportamento (camuflagem, mimetismo) Muitos insetos apresentam formas de se defenderem de seus predadores. A camuflagem e o mimetismo são duas formas muito utilizadas por esse grupo animal. O corpo do bicho-pau (Phibalossoma phyllinum) tem a forma de um graveto para se camuflar no meio dos galhos das árvores e, assim, se esconder dos seus predadores. Já algumas espécies de borboletas se beneficiaram por mimetizarem o padrão de cores da borboleta-monarca (Danaus plexippus) que tem um sabor bem desagradável para seus predadores e, assim, evita de repetir a refeição com borboletas que apresentem aquelas mesmas cores.

5 Controle biológico de pragas agrícolas O controle biológico é uma alternativa amplamente utilizada para o controle de algumas pragas agrícolas. Consiste no uso de inimigos naturais, tais como microrganismos (fungos, vírus, bactérias, nematoides), parasitoides (vespinhas minúsculas) e insetos predadores (joaninhas), no controle de diversas pragas, preservando o meio ambiente. O Planeta Inseto Itinerante leva o aluno a conhecer um pouco mais sobre diferentes maneiras de controlar pragas agrícolas que minimizam o impacto sobre o meio ambiente e favorecem a sustentabilidade.

6 Importância dos insetos para o ser humano Os insetos contribuem diretamente na produção de alimentos, pois são responsáveis pela polinização das flores e na produção de mel. Alguns povos utilizam os insetos como fonte de alimentação, por possuírem uma alta concentração de proteínas. Os insetos também são importantes na produção têxtil. O fio de seda produzido por uma lagarta (Bombyx mori) será transformado em vestimenta. Através do Planeta Inseto Itinerante, os alunos terão a oportunidade de conhecer o modo de produção do fio de seda.

7 Insetos sociais Alguns insetos chamam a atenção pela forma como se organizam em sociedade. Abelhas, formigas e cupins vivem em sociedades altamente organizadas e especializadas, divididas em castas, onde cada um possui uma tarefa definida e a sobrevivência do grupo depende da tarefa de cada um. Um ninho artificial de formigas será utilizado para exemplificar a organização desses organismos.

8 Atividades lúdicas Por meio de painéis interativos e diferentes tipos de mídias, os alunos podem construir o conhecimento a partir de associações que representem o mundo dos insetos. Além disso, participarão de uma corrida envolvendo baratas da espécie Periplaneta americana. A exibição ocorrerá num baratódromo construído para tal fim. Será uma oportunidade de conhecerem alguns hábitos desse grupo de insetos.

9 Você sabia que os insetos...???...são grandes atletas Um grilo pode saltar obstáculos quinhentas vezes maiores que ele. O salto de uma pulga alcança 33 centímetros. Proporcionalmente é como se um homem pulasse dezoito metros. A formiga levanta 50 vezes o seu peso. Cientistas americanos calcularam que, se as baratas tivessem o mesmo tamanho de um homem, elas conseguiriam atingir uma velocidade de 320 km/h.

10 Você sabia que os insetos...???... impressionam pelas altas populações e diversidade Os maiores insetos que viveram na Terra foram às libélulas gigantes, com uma envergadura de 1 metro. As formigas são insetos sociais e vivem em colônias que podem chegar a indivíduos. Cerca de 80% dos animais do planeta são insetos. Existem de insetos por cada pessoa no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Biológicas, há 200 baratas por habitante, na grande São Paulo. O maior inseto do planeta em termos de volume é o besouro Titanus giganteus, que pode chegar até aos 22 centímetros de comprimento e pesar 70 gramas. Ele é encontrado na Amazônia. As cigarras estão entre os insetos de vida mais longa no mundo, atingindo 17 anos.

11 Leve o Planeta Inseto até o seu colégio. Entre em contato conosco: (11) /

12 Apoio: Secretaria de Estado da Cultura Catavento Cultural e Educacional UNESP – Centro de Estudos de Insetos Sociais Fiação de Seda BRATAC


Carregar ppt "O PLANETA INSETO é referenciado como o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google