A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua 20 a 26 de Abril de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua 20 a 26 de Abril de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua 20 a 26 de Abril de 2009

2 O que é a Campanha Global pela Educação (CGE)? Contextualização A Campanha Global pela Educação O que é a Semana de Acção Global pela Educação (SAGE)? A SAGE de 2009 Tema A alfabetização de jovens e de adultos Como participar na SAGE? Grande Leitura

3 Campanha Global pela Educação

4 Contextualização O acesso a uma educação gratuita e de qualidade é um direito inerente a todos os seres humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigo nº26) Convenção dos Direitos da Criança (artigo nº 28) Durante a Cimeira do Milénio em 2000, os governos comprometeram-se ao mais alto nível político a cumprir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015, entre os quais: ODM 2 – Alcançar o ensino primário universal ODM 3 – Promover a igualdade de género e empoderar as mulheres No mesmo ano, foram estabelecidos no Fórum sobre Educação de Dakar, Senegal seis objectivos, ou Metas de Dakar.

5 Contextualização Metas de Dakar 1.Estender e melhorar a protecção e educação integral da primeira infância; 2.Acesso de todas as crianças ao ensino primário, gratuito e de qualidade; 3.Velar pelas necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos; 4.Aumentar o número de adultos alfabetizados; 5.Suprimir as disparidades de sexo no ensino primário e secundário; 6.Melhorar todos os aspectos qualitativos da educação.

6 A Campanha Global pela Educação (CGE) A Campanha Global pela Educação (CGE) é uma campanha a nível internacional, presente em mais de 100 países, que tem por objectivo mobilizar os cidadãos para exigirem aos seus respectivos governos e à comunidade internacional que cumpram o seu compromisso de garantir uma educação de qualidade para todos. A CGE em Portugal é formada por uma coligação de várias organizações nacionais da sociedade civil e de outras entidades públicas e privadas comprometidas com o direito à educação, que iniciaram o seu trabalho em Janeiro de 2008 com a preparação da Semana de Acção Global pela Educação.

7 A Campanha Global pela Educação (CGE) A Coligação é actualmente constituída por: AIDGLOBAL – Acção e Integração para o Desenvolvimento Global Associação PAR – Respostas Sociais Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil (CNASTI) Comité Português para a Unicef Escola Superior de Educação do Porto Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Fundação Champagnat Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) OIKOS – cooperação e desenvolvimento Com o apoio de: Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI) Centro Norte Sul – Conselho da Europa Objectivo 2015 – Campanha do Milénio das Nações Unidas Pobreza Zero – Campanha Global Contra a Pobreza

8 A Campanha Global pela Educação (CGE) Objectivos Promoção do direito à educação; Sensibilização junto das escolas e promoção da Educação para o Desenvolvimento; Promover a cidadania participativa e informada relativamente às Metas de Dakar, aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e ao papel da Educação na redução global da pobreza; Exigir o aumento da quantidade e da qualidade dos recursos adicionais necessários para que se cumpra o objectivo de uma Educação para Todos e solicitar as mudanças políticas para que isto ocorra.

9 A Campanha Global pela Educação (CGE) Actividades Organização e promoção da SAGE; Elaboração e difusão de materiais de Educação para o Desenvolvimento para instituições de ensino; Acções de sensibilização sobre as Metas de Dakar e os ODM; Elaboração e difusão de documentos úteis e notas de imprensa no âmbito da CGE; Diálogo com decisores políticos.

10 Semana de Acção Global pela Educação

11 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) O que é a SAGE? A CGE organiza a Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) todos os anos, desde 2001, para contribuir para o objectivo da Educação para Todos. Pretende-se trabalhar em conjunto para chamar a atenção dos representantes políticos, membros da comunidade educativa, meios de comunicação e da sociedade em geral, sobre a necessidade de tornar real e efectivo o direito a uma educação de qualidade para todos. Em 2008 participaram na SAGE cerca de 90 escolas em Portugal. Cerca de 88 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na SAGE e organizaram nos vários países a Maior Aula do Mundo, como evento mais simbólico da semana.

12 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 Maior Aula do Mundo, 23 de Abril de 2008 – Colégio Casa Pia, Lisboa

13 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 Maior Aula do Mundo, 23 de Abril de 2008 – Colégio Casa Pia, Lisboa

14 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 Maior Aula do Mundo, 23 de Abril de 2008 – Colégio Casa Pia, Lisboa

15 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 SAGE 2008 – Escola de Amarante

16 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 SAGE 2008 – EB 1 JI – Tapada das Mercês

17 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Portugal, 2008 SAGE 2008 – Escola Luís de Sttau Monteiro

18 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Alemanha

19 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Moçambique

20 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 México

21 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Territórios Palestinos

22 Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) Internacional, 2008 Shakira, Embaixadora da CGE

23 SAGE 2009

24 Tem por objectivos denunciar que milhões de crianças e adultos vivem marginalizados e afirmar a educação como chave para os libertar dessa condição. Pretende ser, também, um exercício em que cada participante valorize o facto de saber ler e escrever e reconheça a importância da educação na sua vida e dignidade humana.

25 SAGE a 26 de Abril Tema: A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua Lema: Mais livros abertos, Mais oportunidades Abre um livro, Abre o Mundo!

26 A alfabetização … Aumenta a autonomia, a auto-estima e a auto- confiança; Promove a capacitação e a participação social e democrática; Possibilita o acesso a serviços e recursos; Contribui para diminuir as diferenças entre os ricos e os pobres

27 No entanto … Os dados actuais revelam que mais de 72 milhões de crianças em idade escolar não têm acesso à escola primária e 774 milhões de adultos são analfabetos. Os dados sublinham ainda que a maioria da população sem acesso à educação são mulheres e raparigas.

28 PARTICIPAR

29 Como participar na SAGE? A Grande Leitura A proposta para 2009 é organizar uma Grande Leitura a nível mundial no dia 22 de Abril. Esta Grande Leitura ocorrerá em cada escola (ou outro local), preferencialmente com a presença de um representante político ou uma figura pública, e será a ocasião para: –se apresentarem os objectivos da CGE; –se apresentar o trabalho desenvolvido sobre a temática da SAGE – leituras/exposições ; –se exigirem mais esforços a nível nacional e internacional para se atingir o objectivo de uma Educação para Todos.

30 Como participar na SAGE? Para se fazer a Grande Leitura está a ser criado um Grande Livro a nível internacional, com histórias, relatos e testemunhos de várias personalidades influentes (ex: Nelson Mandela, Paulo Coelho, Rainha da Jordânia…). A CGE em Portugal também construirá um Grande Livro nacional, que acrescentará à parte internacional textos elaborados por personalidades nacionais, e para o qual gostaríamos de contar também com a vossa contribuição.

31 Como participar na SAGE? Propomos que nos enviem até ao dia 31 de Março a vossa página ou capítulo, em torno dos objectivo da CGE e do tema da SAGE, a juntar ao Grande Livro. Os trabalhos podem assumir vários formatos (texto, fotografia, desenho, cartaz, digital), dependendo da criatividade de cada um. Poderão ainda enviar-nos vídeos breves com testemunhos sobre a importância da educação ou as consequências da sua falta até ao dia 22 de Abril.

32 Como participar na SAGE? Outra possibilidade é construírem também o vosso próprio Grande Livro para usarem na Grande Leitura. Esses livros poderão ser-nos enviados depois do dia 22 de Abril para integrarem a Grande Biblioteca da CGE. A CGE terá um espaço próprio, onde estará a Grande Biblioteca, na exposição Os Dias do Desenvolvimento, dias 28 e 29 de Abril, no Centro de Congressos de Lisboa. Nesse mesmo espaço será organizada uma Grande Leitura simbólica, dia 28 de Abril, que resumirá todas as outras actividades desenvolvidas durante a SAGE. Convidamos todos a visitarem-nos e a participarem também!

33 Como participar na SAGE? 1. Interesse e vontade em participar; 2. Inscrição na SAGE; 3. Reflexão sobre o tema com ajuda dos materiais disponibilizados pela CGE; 4. Desenvolvimento dos trabalhos; 5. Envio da contribuição para o Grande Livro nacional; 6. Organização da Grande Leitura no dia 22 de Abril – leitura conjunta de um ou mais excertos do Grande Livro que adoptarem; 7. Envio do número de participantes até ao final do dia 22 de Abril (preferencialmente – limite 23 de Abril); 8. Envio dos Grandes Livros para a Biblioteca (caso aplicável)

34 Como participar na SAGE? Para fazerem a inscrição na SAGE enviem-nos um para – Nome da escola/instituição – Nome do responsável – Número de participantes (aprox.) – Contactos

35 Juntem-se a nós! Por uma Educação para todos! Com o apoio de: Coordenação:


Carregar ppt "Semana de Acção Global pela Educação (SAGE) A alfabetização de jovens e de adultos e a aprendizagem contínua 20 a 26 de Abril de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google