A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia"— Transcrição da apresentação:

1 Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
A construção do outdoor Maria Aparecida Abreu Guatimosim

2 Introdução As temáticas constituintes do curso de Comunicação Aplicada oferecida pela Escola Magistra tiveram como fio condutor: leitura da cidade, mapeamento de espaços de sociabilidade cultura no entorno da escola e no tecido urbano.

3 As atividades desenvolvidas se orientaram no sentido da compreensão dos espaços onde se vive, localizando e contextualizando os lugares de sociabilidade do entorno mais próximo como a casa, o bairro, a própria cidade e o contexto histórico de Ouro Preto e Mariana como um todo.

4 A partir desses estudos surgiu a proposta de fazer um mapeamento da qualidade de vida dos alunos a partir do lugar de residência – o primeiro olhar – e o entorno – a própria cidade. Os dados resultantes desse pequeno estudo revelaram uma visão panorâmica acerca dos problemas urbanos no que se refere à segurança, espaço de lazer, saneamento básico, transito, saúde, entre outros.

5 Com a finalidade de apresentar os resultados do estudo realizado de maneira concisa, de fácil entendimento e que pudesse ser publicizado para a comunidade escolhemos a apresentação em mídia no formato outdoor.

6 Objetivo Geral Compreender o papel da comunicação na constituição da vida social, destacando a idéia de circularidade do processo comunicativo. Refletindo sobre as práticas comunicativas no cotidiano através do mapeamento de lugares e dispositivos de resposta social sobre a mídia presente no cotidiano dos jovens

7 Objetivos Específicos
Construir sentidos e criar identificações com lugares da cidade. Compreender o espaço onde se vive. Localizar e contextualizar os lugares de sociabilidade, do entorno e da cidade como um todo, identificando as áreas de relevância em seus aspectos positivos e negativos. Propor ações de intervenções nos espaços de vivência.

8 Ações Desenvolvidas Visita Técnica: Oficinas pedagógicas:
Viagem no Trem da Vale de Mariana a Ouro Preto/MG  Oficinas pedagógicas: Encontros planejados para a criação do outdoor Intercâmbio entre escolas: Encontro dos alunos da E. E. Engenheiro Queiroz Júnior/Itabirito e da E. E. Tancredo Neves/BH

9 Visita Técnica: Trem da Vale de Mariana a Ouro Preto/MG
A visita técnica ás cidades de Mariana e Ouro Preto aconteceu a partir de uma atividade conjunta com todos os alunos das três áreas de empregabilidade da escola: Turismo, Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada. O “Trem da Vale” é um projeto disponibilizado pela empresa Vale à comunidade. O Programa abrange um conjunto estruturado, diversificado e integrado de ações culturais de impacto, voltadas para o conhecimento, o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural dos municípios de Ouro Preto e Mariana.

10

11 Oficinas Pedagógicas

12 Oficinas Pedagógicas

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Intercâmbio entre escolas: E. E
Intercâmbio entre escolas: E. E .ENGENHEIRO QUEIROZ JÚNIOR/ITABIRITO e E. E. TANCREDO NEVES/BH

22

23

24

25

26

27 Se você tiver uma maçã e eu tiver uma maçã, e trocarmos as maçãs, então cada um continuará com uma maçã. Mas se você tiver uma idéia e eu tiver uma idéia, e trocarmos estas idéias, então cada um de nós terá duas idéias. George Bernard Shaw (atribuição incerta) Citação do artigo: O Rossi não – rival. Imre Simon/Miguel Said Vieira


Carregar ppt "Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google