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Comportamento do Consumidor Capítulo 3 1 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Capítulo 3 Influências Socioculturais.

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1 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 1 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Capítulo 3 Influências Socioculturais

2 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 2 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Influências Sociais culturais CULTURA SUBCULTURA CLASSE SOCIAL GRUPOS DE REFERÊNCIA FAMÍLIA PAPÉIS DO HOMEM E DA MULHER

3 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 3 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Cultura Cultura é a acumulação de valores, crenças, costumes, conhecimento, conceitos, preferências e gostos passados de uma geração para outra dentro de uma sociedade.

4 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 4 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Cultura VALORES CULTURAIS Existentes Emergentes NATUREZA DA CULTURA Família Tribo Nação

5 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 5 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Elementos Abstratos Elementos Materiais Cultura

6 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 6 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Componentes da Cultura

7 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 7 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Natureza da Cultura A Cultura é Aprendida A Cultura é Incutida A Cultura é Adaptável

8 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 8 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Subculturas Tipos de Subculturas

9 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 9 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Classe Social As classes sociais são divisões hierárquicas da sociedade em grupos relativamente distintos e homogêneos no que tange às atitudes, aos valores e aos estilos de vida.

10 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 10 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Características das Classes Sociais Grandes Agregações Hierarquizadas Evolutivas Multidimensionais Relativamente homogêneas

11 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 11 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Escolaridade Ocupação Área em que reside Tipo de residência Fonte de riqueza Fatores Determinantes da Classe Social

12 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 12 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Classificação Objetiva da Sociedade Americana (Lloyd Warner) Exemplo de Estrutura de Classe Social Alta-Superior (1,4%) Alta-Inferior (1,6%) Média-Superior (10,8%) Média-Inferior (28,1%) Baixa-Superior (32,6%) Baixa-Inferior (25,2%)

13 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 13 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Critério de Classificação Econômica no Brasil

14 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 14 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Grupos de Referência Grupo de Referência é o grupo com o qual um indivíduo se identifica e que serve como ponto de comparação – ou referência – para formação geral ou específica de valores, atitudes ou comportamentos, ditando-lhe um determinado padrão.

15 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 15 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Principais Grupos de Referência que Influenciam o Indivíduo Figura 3.5 Principais grupos de referência que influenciam o consumidor.

16 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 16 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Tipos de Grupo de Referência Universitários Grupos étnicos Partidos políticos Família Colegas Clubes 

17 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 17 – 22Copyright © 2005 Pearson Education O Endosso de Marcas por Celebridades e Grupos de Referência

18 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 18 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Família Unidade social na qual as pessoas são ligadas pelo sangue e/ou casamento, representando o grupo primário de referência do indivíduo.

19 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 19 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Coleta de informação Comprador Consumidor Processo Decisório Familiar

20 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 20 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Externos Internos Instrumentais (principalmente econômicos) Expressivos (providenciais) Papéis Tradicionais da Família

21 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 21 – 22Copyright © 2005 Pearson Education O Ciclo de Vida da Família Casamento Filhos Adolescentes “Ninho vazio”

22 Comportamento do Consumidor Capítulo 3 22 – 22Copyright © 2005 Pearson Education Papéis do Homem e da Mulher No século XXI, o novo homem e a nova mulher diferem em muito de seus pares do passado. Os papéis tradicionais do homem e da mulher estão sendo reestruturados em virtude das profundas mudanças sociais, culturais, demográficas, trabalhistas e tecnológicas de nossa era, moldando-lhes novos hábitos de consumo.


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