A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia e Comportamento. Contribuições Classes sociais Papéis sociais Status sociais Entendimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia e Comportamento. Contribuições Classes sociais Papéis sociais Status sociais Entendimento."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia e Comportamento

2 Contribuições Classes sociais Papéis sociais Status sociais Entendimento

3 Classes sociais Uma divisão hierárquica da sociedade em grupos relativamente homogêneos e distintos no que se refere a atitudes, valores e estilos de vida – HAWKINS

4 Classes sociais Alguma forma de categorização está sempre presente na vida social das tribos, grupos e civilizações do mundo; I ndivíduos da mesma classe comungam os mesmos valores, estilos de vida e aspirações, reconhecendo-se como pertencentes ao mesmo grupo e reconhecendo os demais grupos distintos;

5 Classes sociais Variáveis relacionadas com a classe social influenciam no comportamento do consumidor, um produto pode ter diferentes apelos para os diversos níveis sociais. Deve-se conhecer os apelos para cada classe

6 Para medir uma classe social A ) Warner –Primeiro método de medição das classes sociais; –Combinação de profissão, fonte de renda, tipo de habitação e zona de residência.

7 Classificação Warner Alta inferior (novos ricos) –Famílias com riqueza de primeira geração. Média superior –Renda derivada de salários, lucros ou honorários profissionais com forte impulso em favor do sucesso profissional e participação nas classes superiores. Tendem a copiar as classes superiores no modo de vida.

8 Classificação Warner Média inferior –Ocupações em serviços de escritório, bancários, corretores, proprietários de pequenas empresas. –Procuram usar sua renda para alcançar respeitabilidade. Baixa superior –Operários especializados, trabalhadores das indústrias, sem muita preocupação com a respeitabilidade. Baixa inferior –Trabalhadores não especializados.

9 Critério ABA Resulta da soma de pontos obtidos: –itens de posse –instrução do chefe de família, Critério de Classificação Econômica Brasil

10 CCEB – Posse de itens

11 CCEB – Instrução do chefe da família

12 CCEB – Cortes do critério

13 CCEB – Renda familiar ClasseFaixa renda (R$)Renda média (R$) A15.555,00 ou mais5.894,00 A22.944,00 a 5.554, ,00 B11.771,00 a 2.943, ,00 B a 1.770, ,00 C497,00 a ,00 D263,00 a 496,00435,00 EAté 262,00229,00

14 CCEB - Região Metropolitana

15 Classes sociais no Brasil Classes Sociais Renda Familiar Nº de domicílios Consu mo A e BMais de 10 S.M.19%52% R$ 428 bi./ano CDe 4 a 10 S.M.30%28%R$ 226 bi./ano D e E Menos de 4 S.M.51%20%R$ 163 bi./ano Fonte: Gazeta Mercantil, fev

16 Comportamento de compra em função da classe social Consumidoras da classe C: –tendem a associar qualidade a preço, valorizando os produtos caros e a preocupar-se mais com as griffes e etiquetas quanto ao vestuário; Indivíduos de classe social mais baixa: –adotam mecanismos para a redução da dissonância cognitiva derivada de seu não acesso a determinados bens. Mecanismos incorporados à cultura, sob forma de tabus e superstições.

17 Comportamento das classes 67 % consumidores classe A e B consideravam preço o fator mais importante na compra de um bem de valor maior, enquanto 17% privilegiavam o valor da prestação mensal; 50% consumidores classe D e E consideravam o preço o mais importante, enquanto 38% consideravam o valor da prestação; 58 % não se importavam com os juros embutidos;

18 Comportamento das classes Classe D e E: Ávidos por consumo Pouco propensos a poupança; Consumidores de baixa renda Maior prazer na compra de alimentos do que os de alta renda.

19 Institute Social Research Classes menos favorecidas são mais receptivas a: propaganda visual - ativa –soluções para o dia-a-dia –classes superiores: mais receptivas às representações simbólicas; O alto executivo fala de hedonismo (prazer na vida); –Zelador fala de beleza; Os slogans devem ser diferenciados –Códigos lingüísticos não são os mesmos.

20 Status e papéis Status –lugar ocupado pelo indivíduo num dado momento do sistema social. Papel –designa um conjunto de atitudes, valores e comportamento atribuídos pela sociedade a cada um e a todos os indivíduos que ocupam um status. Asseguram que a sociedade funcione e redutores de tensão já que definem a expectativa do grupo para com o indivíduo

21 Estereótipo –associação de determinados grupos de pessoas a um único papel, ignorando a riqueza e variedade de papéis que a pessoa desempenha. –Papéis desempenhados pelo homem e pela mulher na sociedade e seus respectivos estereótipos são de grande importância no estudo do comportamento do consumidor.


Carregar ppt "Sociologia e Comportamento. Contribuições Classes sociais Papéis sociais Status sociais Entendimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google