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Mkt Internacional Marketing Internacional Ambiente Social e Cultural Diferenças no Consumo e nos Desejos Escola de Negócios.

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Apresentação em tema: "Mkt Internacional Marketing Internacional Ambiente Social e Cultural Diferenças no Consumo e nos Desejos Escola de Negócios."— Transcrição da apresentação:

1 Mkt Internacional Marketing Internacional Ambiente Social e Cultural Diferenças no Consumo e nos Desejos Escola de Negócios

2 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios 80 % homens almoçam em casa; Mulheres passam 4,5 horas na cozinha (EUA 1 hora); Maioria das mulheres não trabalha fora

3 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios França – Alto consumo de vinho; EUA – Alto consumo de refrigerante; Inglaterra- Alto consumo de chá (café misturado com leite)

4 Mkt Internacional Escola de Negócios Padrões de Beleza Ambiente Cultural Padrões de Beleza

5 Mkt Internacional Escola de Negócios Ambiente Cultural Formas de Vestir

6 Mkt Internacional Ambiente Cultural Escola de Negócios Alimentação Compras

7 Mkt Internacional Escola de Negócios Consumo Afeto Ambiente Cultural

8 Mkt Internacional Escola de Negócios Ambiente Social e Cultural no Marketing Global Arquitetura Família Ambiente Cultural

9 Mkt Internacional Escola de Negócios Relacionamentos Manifestações Culturais Ambiente Cultural

10 Mkt Internacional Marketing Internacional O Ambiente Internacional e o Comportamento do Consumidor Escola de Negócios

11 Mkt Internacional PIB dos Países Escola de Negócios PIB DOS PAÍSES

12 Mkt Internacional Demografia dos Países Escola de Negócios Demografia dos Países

13 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Padrões de beleza; Tipos de roupas; Exposição do corpo; Preocupações estéticas; Alimentação

14 Mkt Internacional Fatores Religiosos Escola de Negócios Padrões de consumo; Valores (casamento, filhos, trabalho); Produtos consumidos;

15 Mkt Internacional Fatores Culturais Escola de Negócios Crenças; Valores; Padrões morais;

16 Mkt Internacional Fatores Geográficos Escola de Negócios Agricultura; Pecuária; Fenômenos naturais (terremotos, maremotos, vulcões); Padrões de alimentação; Riquezas minerais; Riquezas dos países.

17 Mkt Internacional Marketing Internacional Fatores Políticos e o Ambiente Internacional Escola de Negócios

18 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Estados-nações e soberania Soberania – Autoridade suprema e independente; Nenhum Estado soberano pode julgar outro Estado soberano; Países defendem seus interesses (interesse da sua população); Restringem ou estimulam o comércio defendendo o interesse da sua população; Defendem setores estratégicos e protegem suas indústrias; Integração do mercado global corrói a soberania econômica nacional – abre mão de direitos individuais (norma para produtos exemplo) em troca de melhor acesso ao mercado.

19 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Risco Político Risco Político – Risco de mudança na política governamental; Risco menor – mais investimentos; Risco político- inversamente proporcional ao estágio de desenvolvimento econômico; Impostos Diluição do controle acionário; Expropriação;

20 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Direito Internacional Direito Internacional – Regras e princípios que os estados-nações consideram obrigatórias; Lei das nações e o direito comercial internacional; Raízes na idade média – tratava de guerras (Europa século XVII); Acordo entre países, surgiu com a incorporação de tratados Tribuna Internacional Justiça (TIJ) seda em Haia Tribuna Mundial (acordos aceitos pelos países membros)

21 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Direito Internacional Problemas legais – escritórios de advocacia; Normas e regulamentações – preços, propagandas, distribuição, códigos do consumidor etc. Contratos; Leis trabalhistas (horas, assédios – sexual e moral, salários etc.) Lei antitruste Lei Sherman (limitação de produção, alocação de mercados, acordos para impedir competição- ind farma)

22 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Leis, Patentes e Licenciamentos Na França Champagne é marca registrada para vinhos espumantes fabricados na região homônima; Falsificação – Produção e cópia de um produto ou marca sem autorização; Imitação (falsificação associativa) Utiliza o nome de um produto que difere pouco de uma marca famosa, mas é suficientemente próximo para que os consumidores o associem com o artigo genuíno.

23 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Corrupção – Questões Éticas e Legais Em alguns países é uma prática habitual; Criar normas e políticas internas; Questões – Laboratórios farmacêuticos, construtoras, fornecedores diversos.

24 Mkt Internacional Marketing Internacional Programa de Marketing Global Escola de Negócios

25 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Decisão de Produto Coleção de atributos físicos, psicológicos, de utilidade e simbólicos que, coletivamente, proporcionam satisfação e/ou benefícios para o comprador ou usuário Produto Ampliado Instalações; Garantia; Pós-vendas; Produto Real Características e nível de qualidade; Marca; Design. Produto Básico Satisfação de uma necessidade; Status; Socialização etc

26 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Classificação de Produtos Formas de aquisição: Conveniência; Compra comparada; Não procurados; Bens de especialidade Classificação de Usuários Bens de consumo Bens industriais Tempo de vida: Duráveis; Não duráveis; Serviços

27 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Produto Local Disponível apenas em uma parte do território nacional

28 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Produto Nacional Oferecido em um único mercado nacional Empresas globais – atender necessidades específicas, competidor específico Empresas Nacionais – Mesmo gosto em todo o território;

29 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Produto Internacional Oferecido em mercados multinacionais e regionais

30 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Produto Global e Marca Global Oferecido em todas as regiões do mundo

31 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Produto Global e Marca Global

32 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Produto Global e Marca Global Um produto Global pode não ter marca uma marca Global, o nome pode ter que ser diferente por questões culturais, legislação ou marketing.

33 Mkt Internacional Marketing Internacional Posicionamento Global Escola de Negócios

34 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Posicionamento por benefício ou atributo Explora um atributo, um benefício ou uma característica específica de um produto Formas de Posicionamento: Local de fabricação (atestado de qualidade); Economia; Confiabilidade; Segurança; Durabilidade

35 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Posicionamento por qualidade / preço Gradação de alta qualidade e altos preços até baixa qualidade (menos atributos) e baixo preço

36 Mkt Internacional Marketing Internacional Escola de Negócios Posicionamento por usuário Associação de um produto a uma classe de usuários em todo o mundo


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