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Prof. Luciel Henrique de Oliveira
PE 02 FATORES DE COMPETITIVIDADE: planejando a mudança Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1 1
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Objetivos desta aula Compreender a evolução dos fatores de competitividade a partir de uma perspectiva histórica Discutir o contexto brasileiro Utilizar o “modelo evolutivo” como ferramenta de diagnóstico e orientação para mudança
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O que é competitividade para um atleta?
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O que é competitividade para uma empresa?
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Fatores determinantes da competitividade
Fatores sistêmicos Macroeconômicos Políticos- institucionais Regulatórios Infra-estruturais Sociais Características regionais Condições internacionais Fatores estruturais Mercados Configuração da indústria Concorrência Fatores internos à empresa Estratégia e gestão Capacitação produtiva e tecnológica Recursos humanos Fonte: Adaptado de Coutinho e Ferraz (2004: 19)
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Produtividade no Brasil Estudo – Instituto McKinsey
Estudo de 8 setores empresariais indústria automobilística bancos de varejo construção residencial indústria siderúrgica telecomunicações transporte aéreo de passageiros alimentos processados varejo de alimentos Conclusões Produtividade do trabalho das empresas brasileiras é apenas um quarto das empresas americanas A distância é grande, porém o caminho é “mapeável” As empresas brasileiras tem as condições objetivas para aumentar a produtividade do trabalho, com grande impacto sobre a renda per capita 28
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Produtividade no Brasil Estudo – Instituto McKinsey
Bancos de Varejo < 3 100 0 - 5 40 BRASIL EUA Capital / Tecnologia Mix de pagamentos Escala, capacidade Organização Utilização da capacidade 28
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Valor adicionado por trabalhador ocupado
Fonte: OIT/IEDE 28
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Crescimento da produtividade do trabalho
Fonte: OIT/IEDE 28
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Estudo mundial sobre práticas de gestão
Fonte: NBER Reporter: Research Summary 2008 Number 4 – Nick Bloom and John Van Reenen 28
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Estudo mundial sobre práticas de gestão
Fonte: NBER Reporter: Research Summary 2008 Number 4 – Nick Bloom and John Van Reenen 28
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Competitividade, produtividade e desenvolvimento
Expectativa de vida Desenvolvimento Renda per capita Competitividade Produtividade 28
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Os argumentos do texto-base
Grandes empresas evoluem de acordo com as demandas do ambiente competitivo Inovação é a grande demanda nos anos 90 (e também nos anos 00) Evolução de tipos ideais passa por eficiência; qualidade; flexibilidade; e Inovação Saltar fases é difícil ou até impossível
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Um modelo para avaliar e melhorar a gestão
A empresa eficiente A empresa de qualidade A empresa flexível A empresa inovadora Tempo Crescimento Evolução acumulativa
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Na vida real... Temos simultaneidade de fases
Temos heterogeneidade entre empresas Temos heterogeneidade intra-empresas Temos “saltos”: imposição das forças competitivas causa de inconsistências Modelo ajuda a compreender estágio de desenvolvimento da empresa e planejar transições Alto nível de competitividade exige eficiência, qualidade, flexibilidade, inovação e sustentabilidade (?)
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Questões para reflexão
Qual o estágio competitivo de sua empresa? Quais os grandes desafios de gestão em sua empresa? Como enfrentá-los?
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Conclusões ___________________
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