A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo1 Introdução aos Novos Meios de Comunicação Isabell Tatsch, Birgit Kimmel, Eva Borries, Stefanie Rack (1), Thomas Jäger (2) & Øystein Samnøen (3)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo1 Introdução aos Novos Meios de Comunicação Isabell Tatsch, Birgit Kimmel, Eva Borries, Stefanie Rack (1), Thomas Jäger (2) & Øystein Samnøen (3)"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo1 Introdução aos Novos Meios de Comunicação Isabell Tatsch, Birgit Kimmel, Eva Borries, Stefanie Rack (1), Thomas Jäger (2) & Øystein Samnøen (3) (1) Klicksafe, State Media Authority of Rhineland- Palatinate(Germany), (2) Centre for Educational Research, University of Koblenz-Landau (Germany) (3) Barnevakten - Kids and Media (Norway )

2 M1.2 Módulo1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Objetivos e resultados de aprendizagem esperados Consciencializar sobre a importância dos (novos) meios de comunicação Apresentar e discutir o papel dos novos meios de comunicação Discutir a relação entre os media e as tarefas de desenvolvimento dos jovens Discutir as áreas de risco chave apresentadas pelos novos meios de comunicação Objetivos Objetivos Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, 2012

3 Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Novos meios de comunicação Novos meios de comunicação O mundo dos nativos digitais Papel dos novos media na construção da identidade Biografia através dos media Áreas de Risco © CyberTraining-4-Parents, M1.3

4 O mundo da Internet Atividade Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.4

5 O que é que os jovens estão a fazer online? Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.5

6 O que estão os jovens a fazer online? Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Legenda.– Crianças que têm perfil numa rede social Source: EU Kids Online p. 37 © CyberTraining-4-Parents, M1.6

7 O que estão os jovens a fazer online? O que estão os jovens a fazer online? Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação EU Kids Online p. 42 © CyberTraining-4-Parents, M1.7 Percentagem de crianças que visitou um perfil numa rede social Percentagem de crianças que: -Fizeram amigos na Internet, sem outra ligação -Fizeram amigos na Internet, amigos/ família de pessoas conhecidas -Fizeram amigos na Internet/já conheciam presencialmente

8 Mudanças nas condições sociais, nos meios de comunicação e nas tecnologias Nativos Digitais: desenvolveram-se com os novos meios de comunicação Imigrantes digitais: a geração mais velha que cresceu sem estes novos meios de comunicação Hoje em dia, a Internet e os novos meios de comunicação têm um papel central para os jovens Mudanças nas condições sociais Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Mudanças nas condições sociais Mudanças nas condições sociais © CyberTraining-4-Parents, M1.8

9 Atividade Auto- reflexão – A minha viagem biográfica pelos media Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Atividade Atividade © CyberTraining-4-Parents, M1.9

10 O que é tão fascinante sobre os novos meios de comunicação? Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.10

11 Os serviços das redes sociais vão ao encontro das necessidades dos jovens relativamente a: Comunicação Amizades e relações com outros e outras Auto - apresentação Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação O fascínio dos novos meios de comunicação O fascínio dos novos meios de comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.11

12 Tarefas de desenvolvimento na adolescência Pares: Construir um círculo de amigos Papéis: Adotar comportamentos apropriados na sociedade Relacionamento: Estabelecer uma relação próxima com um namorado ou namorada Independência: Romper com os pais, ou seja, tornar-se independente deles Valores: Desenvolver uma visão do mundo própria: perceber que valores nos estão subjacentes e quais os princípios sobre os quais desejamos pautar o nosso comportamento Acima de tudo: a procura da própria identidade! Tarefas de desenvolvimento Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.12

13 Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Tarefas de Desenvolvimento Tarefas de Desenvolvimento © CyberTraining-4-Parents, M1.13 Tarefa de desenvolvimento Componente comportamental AtividadesExemplos AutocompreensãoGestão da identidade Fornecer acesso a aspetos privados Preenchimento de um perfil; Publicação de um podcast de si próprio; Upload um video auto- produzido Compreensão da sociedade Gestão das amizades e dos relacionamentos Manter as amizades atuais e arranjar novas amizades Comentar no mural de um amigo; Pedir ou aceitar amizades; Postar links nos blogs Compreensão do mundo objetivo Gestão da informaçãoSelecionar, filtrar, avaliar e gerir informação Avaliar um video; Subscrição de um feed RSS

14 Os mesmos temas – diferentes meios de comunicação? Album Poesia Livro dos amigos/as Comunidades sociais online: e.g. Facebook Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.14

15 Que aspetos da minha personlidade quero mostrar a outros? Como me apresento a mim próprio(a)? A quem devo dar a permissão de ver o que acontece na minha página? A fronteira entre o público e o privado está a sofrer alterações As convenções e perspetivas relativas à natureza do que é público/privado no ciberespaço estão a ser negociadas na sociedade Novos Desafios… Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Novos Desafios Novos Desafios © CyberTraining-4-Parents, M1.15

16 Considerar 2 minutos para discutir o que se pensa sobre os tipos de risco que as crianças podem encontrar online Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Atividade Atividade © CyberTraining-4-Parents, M1.16

17 Áreas de Risco Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.17 Áreas de Risco Áreas de Risco Conteúdo Comércio Contacto Comportamento

18 Crianças (idade escola primária /1º ciclo) Evitar riscos Devem visitar primeiro áreas onde possam navegar e comunicar com segurança Usar salvaguardas tecnológicas Devem ser ensinadas competências elementares relativas aos media Competência relativa aos media e proteção dos jovens Adolescentes (a partir dos 12 anos aproximadamente Reduzir riscos Devem ser capazes de reconhecer os riscos online e de os evitar Competência relativa aos media Utilizar as próprias competências de gestão do risco Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.18 Proteção dos Jovens Proteção dos Jovens

19 Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação Conclusões As mudanças nas condições sociais estão muitas vezes relacionadas com os desenvolvimentos nas tecnologias e nos media Os novos meios de comunicação, especialmente a Internet, tornaram-se companheiros constantes As redes sociais vão ao encontro das necessidades dos jovens e moldam as suas experiências de vida Os novos meios de comunicação criam novos desafios não só para os pais, como professores, como ainda para os próprios jovens Módulo 1: Introdução aos Novos Meios de Comunicação © CyberTraining-4-Parents, M1.19 Conclusões Conclusões


Carregar ppt "Módulo1 Introdução aos Novos Meios de Comunicação Isabell Tatsch, Birgit Kimmel, Eva Borries, Stefanie Rack (1), Thomas Jäger (2) & Øystein Samnøen (3)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google