A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros

2 Roteiro de Estudos Educação a distância. Características e elementos da educação a distância. História recente da educação a distância no Brasil. Materiais para cursos a distância. Ambientes de aprendizagem.

3 Nosso objetivo é: Compreender a educação a distância em seus conceitos, características e elementos.

4 não A educação a distância não é: Um curso vago. Um curso sem qualidade. Um curso difícil. Um curso desmotivador. Um curso longe da realidade.

5 A educação a distância para quê??? 1.Facilitar o Acesso. 2.Atualizar na forma e no conteúdo. 3.Possibilitar interação com a Tecnologia. 4.Potencializar com as novas competências da sociedade atual. 5.O docente como construtor de conteúdos. 6.Agregar novas perspectivas no trabalho docente.

6 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA pode ser definida.... C omo a família de métodos instrucionais os comportamentos de ensino são executados em separado dos comportamentos de aprendizagem, a comunicação entre o professor e o aprendente é facilitada por materiais e recursos....

7 As principais características da educação a distância, são: A separação do professor e dos alunos. O apoio do sistema de tutoria. A aprendizagem independente, flexível e a autônoma.

8 A comunicação, é bidirecional, ou seja, mediada pelas tecnologias. Múltiplas funções do professor.

9 Algumas características de competências para ser um aluno a distância. Ver os materiais e o ambiente a distância como um desafio que você pode vencer.... Não ter medo. Explorar o novo ambiente, perguntar e dominar a parte técnica. Esclarecer as dúvidas sempre. Expressar-se e participar.....

10 Estar sempre atento as novidades do ambiente on- line e dos materiais enviados. Saber estudar individualmente e coletivamente. Saber organizar o seu tempo para estudar tanto no ambiente on-line como nos materiais enviados. Desenvolver suas competências. Auto motivar-se.

11 História recente da Educação a Distância no Brasil Na década de 40 o Instituto Universal Brasileiro. A partir de 1995, o Telecurso de 2.º grau é reorganizado, passando a chamar-se Telecurso 2000 e Telecurso Profissionalizante..

12 Em 1995, foi criada a Secretaria de Educação a Distância, SEED/MEC. Vários Projetos.....

13 Ambientes de aprendizagem Um ambiente formal de ensino e aprendizagem com um espaço e tempo determinado no qual são estabelecidas relações presenciais entre os sujeitos. Nesse espaço, dentro do ciberespaço, movimentam-se discursos, textos, imagens, sons e técnicas pedagógicas.

14 Aspectos a serem ressaltados: , chat, hipertextos, salas de bate-papo, listas de discussão. registro de conteúdos produzidos. sociabilidade. a interatividade são formas de circulação das informações. estudo cooperativo. o ambiente como elemento intermediador.

15 O TELEDUC É UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM …..

16

17 Um grande abraço Daniela


Carregar ppt "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google