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Plano de Curso Haroldo Peon.

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Apresentação em tema: "Plano de Curso Haroldo Peon."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Curso Haroldo Peon

2 Justificativa Seguramente não dispomos de um céu de brigadeiro quando estamos falando de abertura de novos negócios. Aliás, o cenário tem se mostrado de forma cinzenta, nebulosa e paira sobre a cabeça dos candidatos a novos empreendedores e seus negócios. Lamentavelmente cerca de 50 % das empresas encerram suas atividades até completarem 1 ano de existência. A outra metade passa enormes dificuldades para manterem-se vivas e competitivas. Temos um povo eminentemente empreendedor, mas, é absolutamente necessário que continuemos a empreender empresas saudáveis e com isso possibilitando a criação de emprego e renda e paralelamente estimulando o consumo. O que é preciso ser compreendido pelos novos empreendedores é que o ambiente dos negócios mudou com a estabilidade econômica e a globalização dos mercados. Abrir um negócio e querer ficar rico da noite para o dia não é mais possível. No período inflacionário isto funcionava muito bem. Agora, o retorno e os resultados do negócio serão de médio a longo prazo. O Empreendedor precisa de muita competência para tocar o negócio até porque o mercado exige isso como condição para sua sobrevivência. Por isso empreender ficou mais profissional, exigente e qualificado. Sem dúvida o mercado e a sociedade agradecem essa nova postura. O futuro empreendedor precisa exercitar sua empresa através de um Plano de Negócios, onde exigirá envolvimento, busca de informações e pesquisa para viabilizar seu empreendimento.

3 EMENTA Gestão e competências funcionais: produção, operação de serviços e tecnologia; marketing; finanças; recursos humanos, comportamento organizacional, sociedade e ética, cidadania e meio ambiente; internet, tecnologia de informação e sistemas de informação. Competitividade. Plano de negócios.

4 Objetivos Gerais 1.1. Preparar o aluno a pensar (ou repensar) estrategicamente quanto às questões que levarão a preparar-se melhor para um mercado altamente competitivo, através das seguintes habilidades e competências: planejamento estruturado, posicionamento estratégico , gestão estratégica e empreendedorismo. 1.2. Compreensão da cultura da internet e a sua aplicação prática dentro de uma perspectiva integrada mantendo interfaces com todos os setores da empresa de forma a desenvolver estratégias para a obtenção dos objetivos planejados pela Organização. 1.3 O curso pretende capacitar o aluno a compreender modelos de gestão, por meio de recortes de análises das singularidades, complexidades e desafios impostos pela contemporaneidade à ciência administrativa e às práticas do mundo da gestão.

5 Objetivos Específicos
2.1. Transmissão de conhecimentos sobre o tema empreendedorismo, de tal maneira que os aspectos atitudinais do Empreendedor sejam fortalecidos, ampliados e potencializados. A disciplina abrirá novos horizontes para o empreendedor que existe dentro de cada aluno, através de casos reais e exercícios práticos que integram habilidades do mundo digital com o mundo real;

6 Objetivos Específicos
2.2. Proporcionar aos alunos o entendimento a cerca da importância da gestão estratégica, nas Organizações, como instrumento de garantia de resultados; 2.3. Encorajar a discussão sobre os processos de ruptura e renovação da prática gerencial nas organizações ; 2.4 Provocar a compreensão das articulações entre a prática gerencial e as várias dimensões da realidade sócio-cultural baiana e brasileira.

7 Conteúdo Empreendedorismo 1.1 O processo empreendedor
1.1.1 Conceituando o Empreendedorismo        1.1.2 A revolução do Empreendedorismo        1.1.3 O Processo Empreendedor 2. Identificando Oportunidades de Negócios     2.1 Idéias X Oportunidades     2.2 Avaliando uma Oportunidade     2.3 Internet e Novas Oportunidades de Negócios

8 Conteúdo 3. Plano de Negócios Criando um plano de negócios eficiente
Colocando em prática Incubadoras Questões Legais

9 Procedimentos Metodológicos
Aulas expositivas e interativas utilizando o quadro, retroprojetor, projetor multimídia , apostilas e artigos para orientação didática; estudo de casos; atividades em equipe; debates, discussão acerca de temas correlatos. As aulas ocorrerão em sua maioria, num laboratório de informática.

10 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
O curso se compõe de 03 (três) etapas. A avaliação da primeira etapa compõe-se numa média das notas processuais dos três primeiros capítulos do plano de negócios. A avaliação da segunda etapa compõe-se numa media das notas processuais dos três capítulos finais do plano de negócios. Quanto à terceira etapa, sua avaliação constitui-se da nota final do plano de negócios concluído e da apresentação do mesmo para uma banca de professores.

11 Bibliografia 11.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DOLABELA, Fernando; Segredo de Luísa, O. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999. DOLABELA, Fernando; Oficina do empreendedor:. 1ª ed. São Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, José Carlos Assis; Empreendedorismo:. Rio de Janeiro: Campus, 2001. SALIM, Cesar Simões; RAMAL, Andrea Cecilia; HOCHMAN, Nelson; Construindo planos de negócios:. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 11.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AMBRÓSIO, Vicente; Plano de marketing passo a passo:. Rio de Jameiro: Reichmann & Affonso, 1999. ANGELO, Claudio Felison de; Finanças no varejo:. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1996. AQUILANO, Nicholas J.; DAVIS, Mark M.; CHASE, Richard B.; Fundamentos da administração da produção. Porto Alegre: Bookman, 2001. GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg; Administração da produção e operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. LAS CASAS, Alexandre Luzzi; Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 2001. MELLAGI FILHO, Armando; Curso básico de finanças. São Paulo: Atlas, 2003. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de; Sistemas de informações gerenciais:. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1997. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de; Planejamento estratégico:. 15ª ed. São Paulo: Atlas, 2001. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de; Estratégia empresarial e vantagem competitiva:. São Paulo: Atlas, 2001. ZACCARELLI, Sérgio Baptista; Administração estratégica da produção. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 1990.

12 Datas Adm Hospitalar Matutino
15/08 – AULA NO LABORATÓRIO - LAB 7 NÍVEL 1 (4) 31/08 – CAPÍTULO 1 (2) 12/09 – CAPÍTULO 2 (3) 21/09 – CAPÍTULO 3 (7) 19/10 – CAPÍTULO 4 (3) 31/10 – CAPÍTULO 5 (6) 23/11 – CAPÍTULO 6 (2) 30/11 – SUMÁRIO & APRESENTAÇÃO 05 & 07/12 - BANCAS

13 Datas Adm Hospitalar Noturno
15/08 – AULA NO LABORATÓRIO - LAB 1 NÍVEL 4 (4) 01/09 – CAPÍTULO 1 (2) 08/09 – CAPÍTULO 2 (3) 19/09 – CAPÍTULO 3 (7) 13/10 – CAPÍTULO 4 (3) 24/10 – CAPÍTULO 5 (6) 14/11 – CAPÍTULO 6 (2) 30/11 – SUMÁRIO & APRESENTAÇÃO 01 Á 07/12 - BANCAS

14 Datas Adm Sistemas / Finanças
15/08 – AULA NO LABORATÓRIO - LAB 1 NÍVEL 4 (4) 02/09 – CAPÍTULO 1 (2) 09/09 – CAPÍTULO 2 (3) 19/09 – CAPÍTULO 3 (7) 14/10 – CAPÍTULO 4 (3) 24/10 – CAPÍTULO 5 (6) 14/11 – CAPÍTULO 6 (2) 30/11 – SUMÁRIO & APRESENTAÇÃO 01 Á 07/12 - BANCAS

15 Datas Adm Marketing 15/08 – AULA NO LABORATÓRIO - LAB 1 NÍVEL 4
(4) 02/09 – CAPÍTULO 1 (2) 09/09 – CAPÍTULO 2 (3) 20/09 – CAPÍTULO 3 (7) 14/10 – CAPÍTULO 4 (3) 25/10 – CAPÍTULO 5 (6) 21/11 – CAPÍTULO 6 (2) 30/11 – SUMÁRIO & APRESENTAÇÃO 01 Á 07/12 - BANCAS

16 Peso Avaliações Provas I e II: 1+1=2 Plano de Negócios : 5

17 Informações Gerais Site : http:///www.haroldopeon.adm.br
Tel :

18 Relações Interpessoais e Negociais
Nova Economia : Habilidades, aprendizagem contínua; A vida humana é a principal estrada para impedir ou impulsionar a mudança; Para alterar resultados e comportamentos é necessário alterar crenças e valores; Ser bem sucedido é muito mais do que ser rico ou famoso; é ter um sentimento profundo de que nossa vida vale a pena. A empresa do futuro será uma organização construída por pessoas que compartilham propósitos e aspirações. Mais comunidades que empresas.

19 Relações Interpessoais e Negociais
Em terra fértil, pessoas comuns realizam coisas extraordinárias; A busca atual é por resultados e não mais por processos; Na era da incerteza, é importante aprender a se perder, para conseguir se achar. Do contrário, não sairemos do lugar. Transformar erros em oportunidades.

20 Crenças,Valores e Habilidades
Fenix; Fim da zona de conforto; Comprometimento; Inteligência Emocional; Intuição; Emoção; Propósito; Relacionamento; Escutar; Conexão; Desafio Inspirador.

21 Desafio Inspirador Soa como um convite ? Ou como uma obrigação ?
Vai lhe trazer realizações, alegria e bem-estar? Nutre seu espírito ? O CDI. Conversas Internas Modelos inspiradores.

22 Exercício : Registre o seu DI; Registre o seu CDI;
Quais os resultados que quer alcançar? Quando ? Quais serão os benefícios ? Quais conversas internas atrapalham e quais potencializam ? Quais são seus modelos e porque ?


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