A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.) Aula de 04 de novembro de 2011 Modulo IV: Comunicação dos Resultados (capítulos 14 do livro base Sánchez, 2008)

2 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Contextualização CONTEXTUALIZAÇÃO O processo de AIA é público, portanto seus resultados devem ser comunicados a todas as partes interessadas. Entretanto, o público é composto por vários segmentos (heterogêneo), englobando desde a comunidade local até militantes altamente capacitados.

3 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Contextualização Em vista da diversidade do público, a comunicação dos resultados torna-se um desafio, e, por vezes, uma tarefa bastante complexa. Lembrando que o EIA e o RIMA serão examinados pelos analistas do órgão ambiental, por ativistas de ONG, membros da comunidade local etc. Eventualmente serão analisados por outros leitores, como consultores e assessores de partes interessadas, advogados, promotores públicos, políticos, jornalistas, entre outros.

4 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Contextualização A AIA, na qualidade de um processo participativo, os seus principais instrumentos – o EIA e o RIMA – devem funcionar como facilitador na discussão pública. Desta forma, para os redatores do estudo a diversidade do público é um ponto importante a ser enfrentado. Dependendo da apresentação dos estudos, o projeto pode ser questionado. Disso pode resultar uma aprovação mais trabalhosa. Ou mesmo a exigência de novos estudos.

5 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Contextualização Para refletir: Bons projetos e bons estudos mal comunicados podem resultar na sua rejeição; Enquanto maus projetos e maus estudos bem comunicados podem resultar numa boa recepção. O EIA, desta forma, além de sua boa elaboração, deve ser bem comunicado. O estudo deve ser relatado de forma legível, palatável, para bem cumprir sua missão. UM EIA ILEGÍVEL É UM RISCO AMBEINTAL (WEISS, 1989).

6 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores INTERESSE DOS LEITORES O analista do órgão ambiental que examinará o EIA tem em foco não só os resultados do estudo, mas também os métodos que permitiram as conclusões. O analista quer conhecer as técnicas utilizadas para análise dos dados e as justificativas para as conclusões apresentadas no estudo.

7 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores A redação do relatório e a apresentação do EIA deve primar pela comunicação limpa e sem interferência, pois se destina a servir de base para uma discussão pública. Em outras palavras, para o uso público da razão no processo decisório pela aprovação ou não do projeto/empreendimento.

8 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores Conforme o livro base, existem cinco grupos de leitores do EIA / RIMA: O O analista técnico; s grupos de interesse; público (em geral); administrador do processo; e tomador de decisões. Vamos examina-los.

9 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores O analista técnico Principal função é emitir um parecer no que tange à qualidade e suficiência do EIA. Trata-se de um envolvimento profissional, de acordo com sua base acadêmica e experiência anterior.

10 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores Os grupos de interesse São as ONG, associações de moradores e associações comerciais, por ex. O interesse está focado de acordo com cada segmento, que pode ser favorável ou não.

11 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores O público (em geral) Conjunto dos indivíduos, isoladamente. É entendido como uma categoria bastante ampla. Engloba todo e qualquer interessado. Público é todo aquele que não é o empreendedor e que não participou da equipe que elaborou o estudo.

12 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores O administrador do processo Pessoa ou grupo de pessoas que integram, em geral, o órgão ambiental encarregado do licenciamento. Essencialmente são os dirigentes, que não possuem atribuição do exame do EIA tal qual o analista técnico. Sua preocupação é certificar-se de que todo o processo está conforme a lei e a tramitação administrativa prevista.

13 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores O tomador de decisões É uma pessoa ou grupo de pessoas, de acordo com a jurisdição. No Brasil, em geral, é um órgão colegiado (conselho). A decisão ocorre na esfera política levando em conta os aspectos técnicos proporcionados pelos pareceres dos analistas técnicos e do administrador do processo.

14 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Interesse dos leitores Por fim existem os leitores do EIA que são ocasionais, entre os quais podem estar pessoas encarregadas da fiscalização dos atos governamentais, especialmente o Ministério Público.

15 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação OBJETIVOS, CONTEÚDOS E VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO A comunicação em AIA objetiva transmitir informações técnicas de natureza multidisciplinar para um público variado, heterogêneo, com interesses específicos muito distintos. De outra sorte busca convencer as partes interessadas sobre a viabilidade do empreendimento/projeto.

16 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação O que, exatamente, deve ser comunicado ao público? Isto remonta ao propósito do EIA: levantar informações sobre os impactos ambientais para torna-los público e subsidiar a pertinência de sua aprovação ou rejeição.

17 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação Portanto, o EIA deve comunicar ou tentar comunicar: Intenções do proponente do projeto; Objetivos do projeto; Características técnicas do projeto e suas alternativas; Justificativas para a alternativa escolhida; Localização dos componentes do projeto; Atributos ou condições ambientais da área que poderá ser afetada; Os impactos previstos pelo empreendimento; Medidas para evitar, reduzir ou compensar os impactos negativos.

18 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação Além do EIA e do RIMA (e outros estudos eventualmente cabíveis), que são obrigatórios, estes podem ser apresentados em diferentes suportes. Podem incluir, também, folhetos informativos, vídeos, CD ROM, sítios na internet, entre outros. Não esquecendo da forma oral, em reuniões e audiências públicas.

19 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação Um grande desafio é transmitir as informações técnicas e científicas para um público amplo e heterogêneo. Especialistas consideram o conteúdo de ordem ambiental um dos mais difíceis de serem transmitidos. Vejamos quatro aspectos que fundamentam esta dificuldade:

20 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação COMPLEXIDADE DIMENSÃO TÉCNICA, IMPACTO PESSOAL E ELEMENTOS DE RISCO. Não é possível transmitir o conteúdo numa simples e breve explanação. Demanda conceitos multidisciplinares: natureza jurídica, estratégias empresariais, políticas de governo, distribuição desigual de ônus e bônus. O público olha para o projeto e suas conseqüências como uma totalidade (raciocínio integrador); enquanto os técnicos costumam olhar e explicar os projetos de uma forma composta de diversas partes (raciocínio analítico). As pessoas vêem as questões ambientais como ameaças às suas famílias e comunidades. Há um tom emocional permeando o envolvimento em contraste com a visão racionalista dos técnicos e das formalidades administrativas. Nos empreendimentos perigosos ou que possuam conseqüências incertas a comunicação é particularmente difícil, pois o risco não é percebido de forma igual entre diferentes atores.

21 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação A tarefa de comunicação com o público requer grande atenção. Desta forma a preparação dos documentos escritos se constituem numa das tarefas mais importantes da AIA. Leitura do Quadro 14.2 – p. 372 Estrutura típica de um EIA

22 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação Já vimos que a regulamentação brasileira estabelece algumas diretrizes para a apresentação do RIMA. Leitura do primeiro parágrafo da p. 373

23 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Objetivos, conteúdos e veículos de comunicação A idéia é tornar o relatório inteligível não só para os especialistas mas para qualquer interessado. Isto torna evidente a intenção de envolver o público no processo decisório. Lembrando que comunicar requer linguagem acessível, utilização de técnicas de áudio visual e, acima de tudo, clareza na escrita, redação correta, entendimento cristalino e uma noção dos interesses dos leitores. COMPREENSÍVEL, PORÉM RIGOROSO.

24 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Deficiências comuns dos relatórios técnicos DEFICIÊNCIAS COMUNS DOS RELATÓRIOS TÉCNICOS Existem três deficiências consideradas principais num EIA, que podem prejudicar sua clareza e credibilidade: E Erros estratégicos; rros estruturais; e rros táticos. VEJAMOS CADA UM DELES!

25 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Deficiências comuns dos relatórios técnicos ERROS ESTRATÉGICOS Ocorrem devido à pouca compreensão dos motivos pelos quais se procede num EIA. Ou seja, para o que eles se destinam. Quais são? Há uma tendência a se divagar sobre o assunto, esquecendo-se que o EIA tem como objetivo comunicar informações sobre impactos ambientais, sejam eles positivos ou negativos. EIA não é tese acadêmica!

26 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Deficiências comuns dos relatórios técnicos ERROS ESTRUTURAIS São aqueles referentes à organização do relatório. Referem-se também às dificuldades para encontrar as informações relevantes, observadas por certos leitores. A função do EIA não é atender a uma lista de verificação, mas tornar seu conteúdo disponível, de forma clara e concisa, que permita uma discussão pública sobre o projeto e os impactos envolvidos.

27 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Deficiências comuns dos relatórios técnicos ERROS TÁTICOS São os erros ortográficos, de pontuação, concordância etc. Estes erros são ainda piores quando prejudicam a leitura e o sentido que se quer dar ao conteúdo. Estes erros acrescentam atrito à comunicação, criando distração, irritação e obstáculo.

28 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita SOLUÇÕES SIMPLES PARA REDUZIR O RUÍDO NA COMUNICAÇÃO ESCRITA Sabidamente os relatórios de EIA são elaborados à várias mãos, situação que dificulta sua coerência e legibilidade. A tarefa de evitar tais dificuldades cabe ao coordenador dos estudos, orientando sobre a necessidade de clareza nos relatórios e demais diretrizes, que envolvem estilo e formato. O coordenador desenvolve um trabalho importante na homogeneização do texto, buscando eliminar incongruências e informações contraditórias.

29 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Muitos textos são excessivamente compartimentalizados, abusando-se de jargão e termos técnicos. É papel do especialista em comunicação auxiliar o coordenador dos estudos promovendo uma espécie de tradução, lavando o jargão sem turvar seu significado (Dorney, 1989). É função do coordenador dos estudos, portanto, extrair do texto elaborado pelos consultores da equipe as partes que se adaptem melhor a cada seção da estrutura do EIA.

30 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita É comum o excesso de informações nos relatórios, o que dificulta a leitura. Uma forma de diminuir o problema é anexar os estudos detalhados no anexo, mantendo-se uma versão resumida com os principais pontos, remetendo-se sempre que necessário ao anexo que contem o detalhamento. Outro aspecto que deve ser evitado é a parcialidade nas informações, sendo sempre importante deixar claro que ainda não há decisão tomada, seja num ou noutro sentido (aprovação X rejeição do projeto/empreendimento).

31 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Um bom sumário, detalhado e remetendo à página, é uma ferramenta de extrema utilidade na localização de informações relevantes, juntamente com índices remissivos. Quadros e tabelas sintéticas também se encontram entre as ferramentas úteis para a boa compreensão do relatório, ressaltando-se os quadros de impactos e de medidas mitigadoras, que são muito apreciados em EIA.

32 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Mapas e plantas também colaboram na tarefa. Neste sentido mapas temáticos (cartas geomorfológicas ou geológicas), geralmente exigidas nos TdeR, são ferramentas úteis na compreensão dos relatórios, mas de difícil compreensão pelo público. O mesmo ocorre com plantas do empreendimento, fluxogramas e desenhos técnicos. Para minimizar esta dificuldade de compreensão recomenda-se a utilização de fotos inseridas nos mapas e plantas, acompanhados de legendas explicativas, sem prejuízo das informações meramente técnicas.

33 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Ilustrar os textos com imagens contribui para seu entendimento, desde que acompanhadas de legendas auto explicativas. Uma boa diagramação dos textos também é essencial, com destaque para as chamadas das imagens no texto. Lembrando que a qualidade das imagens deve ser tão boa quanto a qualidade dos textos.

34 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Segundo as melhores recomendações, existem algumas regras práticas para a apresentação de estudos ambientais: Q Quanto à estrutura; uanto às referências e fontes de documentação; uanto ao estilo; e uanto às ilustrações. VAMOS EXAMINAR CADA UMA!

35 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Quanto à estrutura, um bom relatório deve conter: S Sumário paginado; R Resumo executivo; esumo por capítulo; E Evitar compartimentação excessiva do texto; A Adotar títulos e sub-títulos; I Incluir índices analíticos, lista de siglas, lista de figuras, tabelas e anexos; ncluir glossário.

36 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Quanto às referências e fontes de documentação um bom relatório deve conter: C Citar de forma completa todas as referências bibliográficas; itar de forma completa todos os relatórios internos e demais documentos não publicados; itar sítios na internet consultados, indicando data da consulta; itar entrevistas telefônicas, mencionando pessoa e data da entrevista; itar correspondências oficiais.

37 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Quanto ao estilo um bom relatório deve conter: Ser conciso e cuidar da diagramação; Informar o leitor de forma suficiente, evitando jargões técnicos e explicando os menos usuais, bem como remeter para os anexos as partes detalhadas; Utilizar com coerência palavras e conceitos, definindo o significado de termos subjetivos; Anunciar os objetivos de cada capítulo no seu início e finalizar com resumo e apresentação do capítulo seguinte; Padronizar a apresentação, numerando e chamando no texto figuras, tabelas, ilustrações, capítulos, seções e sub-seções, e inserindo-as logo após a chamada; Informar sobre as medidas e evitar siglas ou utiliza-las com parcimônia; Salientar com negrito ou itálico as informações e conclusões.

38 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Soluções simples para reduzir o ruído na comunicação escrita Quanto às ilustrações um bom relatório deve conter: I Incluir material iconográfico relevante; ncluir quadros e figuras sinópticas; ncluir mapas e croquis; A Anexar mapas e desenhos de formato maior; S Seguir as normas técnicas.

39 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS MAPAS, PLANTAS E DESENHOS Mapas, plantas e desenhos são de grande importância em qualquer estudo ambiental. Neste sentido são imprescindíveis planta de localização, arranjo físico (lay out) do empreendimento, cartas temáticas, entre outras. A cartografia é uma arte antiga, mesmo assim as pessoas comuns têm dificuldades em entender os mapas.

40 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Mapas, plantas e desenhos Elementos imprescindíveis na apresentação de qualquer documento cartográfico: Escala gráfica; Orientação (norte); Coordenadas; Fonte do mapa base; Fonte de dados; Legenda e convenções cartográficas; Informações dos autores ou responsáveis técnicos.

41 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Comunicação com o público COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO Algumas jurisdições do mundo exigem que o EIA venha acompanhado de um resumo não técnico. No caso brasileiro o RIMA cumpre esta função, mas é elaborado pela equipe do EIA, geralmente para atender à formalidade, portanto sem qualquer crivo do órgão de licenciamento. Costumam ser elaborados para atender à burocracia e não para informar ao grande público geral.

42 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS Comunicação com o público A eficácia da comunicação é um fator determinante na aprovação de um projeto/empreendimento. Entretanto, os empreendedores e seus consultores menosprezam este fator, incorrendo em risco de um RIMA mal elaborado e não atendendo ao seu propósito. É importante uma estratégia de comunicação com o público em todo o procedimento de AIA, quanto mais cedo melhor. Esta estratégia pode minimizar problemas e colaborar com ajustes e correções no projeto/empreendimento, antes mesmo de sua submissão aos procedimentos de licenciamento.

43 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler CAPÍTULO 15


Carregar ppt "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google