A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curadores & cuidadores da Informação Aberje, Maio de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curadores & cuidadores da Informação Aberje, Maio de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Curadores & cuidadores da Informação Aberje, Maio de 2011

2 Apenas em 2010, criou-se mais informação na rede do que em todos os vinte anos anteriores – desde sua criação, portanto.

3 Especialistas preveem que, num futuro bem próximo, o conteúdo na web irá duplicar a cada 72 horas.

4 Como leitores, somos capazes de abarcar tanta informação? Como produtores de conteúdo, produzimos em excesso – ou o necessário?

5 Em 1945, Vannevar Bush, na época diretor da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento Científico dos EUA, escreveu em seu histórico e profético artigo As We May Think, no qual descrevia as mudanças caso o conhecimento humano pudesse ser mais acessível e melhor coletado.

6 Existe uma nova profissão, de desbravadores de trilhas. São aqueles que extraem prazer da tarefa de estabelecer trilhas úteis em meio a uma enorme massa de registros comuns (Vannevar Bush)

7 Existe prazer em produzir informação? Existe prazer em selecionar informação?

8 Curador da Informação

9 Curador da informação é o profissional que continuamente seleciona, agrupa, organiza e distribui o melhor e mais relevante conteúdo sobre um determinado assunto Rohit Bhargava, Vice-Presidente de Estratégia & Marketing, Ogilvy 360 Digital Influence Blog: Livro:

10 Curador da informação digital é aquele que separa o joio do trigo, o lixo da informação.

11 O que é o joio da informação? De que é composto o trigo da informação?

12 Fato: a análise pura e simples de um algoritmo não será mais suficiente para encontrar o que estamos procurando [Google]

13 Evan Williams, cofundador e diretor geral do Twitter, já bateu o martelo e disse que vê os jornalistas como curadores de conteúdo.

14 São os produtores de conteúdo que devem ter esta tarefa? Ou o próprio usuário? É preciso surgir um novo perfil de profissional para cuidar desta tarefa? O RSS resolve este problema?

15 O curador de conteúdo aponta o que é conteúdo de valor.

16 Só um detalhe: existe uma profissão voltada a prestar esse tipo de serviço há muitos séculos, e estes profissionais chamam–se bibliotecários, mais especificamente bibliotecários de referência.

17 Seleção de informação é missão do produtor de conteúdo ou do bibliotecário? Ou dos dois?

18 Facebook e Twitter são ótimas ferramentas, mas há outras – como o Tumblr – que também são boas plataformas para solicitar contribuições de usuários em torno de um mesmo tema.

19 Exemplos: PopURLs Brown by UPS IBM usa o TumblrTumblr Mahalo A seção de Tecnologia do The New York Times IAB Smartbrief

20 O produtor de conteúdo, quando curador da informação digital, seleciona a informação de valor entre tantas...

21 ... mas ele cuida da informação que produz para facilitar o trabalho de outros curadores?

22 Cuidador da Informação

23 O cuidador da informação preocupa-se com a informação além de suas fronteiras.

24 As fronteiras são os sites para quem produzimos informação e onde as publicamos.

25 Quando produzimos informação, somos responsáveis por sua integridade – onde quer que ela tenha ido.

26 Se a informação é utilizada por outros – blogs, redes sociais, sites -, o que acontece com ela não é mais nossa responsabilidade? Ou ainda é?

27 Sem controle, nossa informação não gera ruído – vira ruído.

28 Em 1977, a sonda Voyager 2 foi lançada rumo a Júpiter e Saturno. Após a passagem pela órbita de Plutão, iniciou a sua saída do Sistema Solar. A sonda tem anexado a sua parte externa um disco fonográfico feito de de ouro intitulado "Sounds of the Earth" (Sons da Terra), com 1h30min de música e alguns sons da natureza do planeta Terra. O disco traz instruções de uso e a frase "For makers of music of all worlds and all times" (Para os fazedores de música de todos os mundos e todos os tempos). O objetivo deste disco é levar dados da Terra para uma possível civilização exterior.

29 Seremos, de fato, compreendidos?

30 Nossas informações, reproduzidas nas mídias sociais, são livres ou merecem vigilância?

31 Uma informação nas mídias sociais é como uma marca – precisa ser monitorada.

32 Ela está no Facebook, no Orkut, no Twitter, nos comentários, nos blogs.

33 Monitoramento é observação ou controle?

34 Informação deixa de ser informação, quebra-se em dados quando mal interpretada e mal contextualizada.

35 Nós, quando produtores de conteúdo, somos preparados para cuidar de nossas informações?

36 Embora ainda não sejamos pagos para isso, é possível que cuidar da informação vire parte de nossas atribuições?

37 Você se vê cuidando de sua informação?

38 Como seria possível cuidar de uma informação?

39 FIM! (ou começo?) ;-)

40 Bruno Colunas Webinsider e Wide. Cartilha de Redação Web em (Biblioteca)


Carregar ppt "Curadores & cuidadores da Informação Aberje, Maio de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google